A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relacionamentos no padrão de Cristo Texto bíblico: Filemom

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relacionamentos no padrão de Cristo Texto bíblico: Filemom"— Transcrição da apresentação:

1 Relacionamentos no padrão de Cristo Texto bíblico: Filemom 1.1-25
As Cartas Apostólicas Estudo 13 “Paz da parte de Deus” Relacionamentos no padrão de Cristo Texto bíblico: Filemom Texto áureo – Filemom 1.3 “Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.”

2 Introdução I Estamos chegando ao final do trimestre, com um dos últimos escritos de Paulo. A Carta a Filemom foi mui provavelmente escrita no primeiro aprisionamento de Paulo em Roma por ordem de César, pelos anos 60 a 62 d.C. É a única carta pessoal do apóstolo embora seja vista por muitos como pastoral também.

3 Foi escrita pela coincidência divina de ter Paulo se defrontado na prisão em Roma com um escravo fugitivo da cidade de Colossos, e que salvo pela pregação do apóstolo na prisão (At 28.30,31), veio a identificar-se como foragido da casa de Filemom, um amigo de Paulo, precursor do Evangelho em Colossos e Laodicéia, juntamente com Epafras. Introdução II

4 Introdução III Filemom seria um nobre com posses na cidade de Colossos. Convertido ao Evangelho vai tornar-se um baluarte na causa da pregação de Cristo, fazendo de sua casa “uma igreja”, e de sua esposa e filho, auxiliares especiais no ministério. Arquipo, seu filho, seria para alguns comentaristas o pastor da igreja. O fato de ter escravos, demonstra que era homem de recursos na época.

5 É a única carta em que Paulo aborda um assunto pessoal ou particular.
A importância de Onésimo surge exatamente por isto. Por que um simples escravo, e pior de tudo, fugitivo, vai se tornar razão de ser para um dos escritos do escritor mor do Evangelho no Novo Testamento? Observem que o apóstolo chega mesmo a abordar a sua idade e doença, talvez, intitulando-se ao amigo como Paulo “o velho”. Introdução IV

6 A carta se torna importante para os comentaristas bíblicos por ser a única vez nos escritos neotestamentários em que um problema de ordem social marcantemente presente na vida em sociedade da época é abordado sob o prisma evangélico e cristão. A transformação de um “servo” em “irmão” é algo revolucionário para os tempos do século I da Era Cristã. Introdução V

7 1. Uma saudação afetuosa que expressa o reconhecimento do apóstolo ao trabalho feito por Filemom, o destinatário da carta (Fl 1.1-3): 1 Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso companheiro de trabalho, 2 e à nossa irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa: 3 Graças a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. O apóstolo Paulo escreveu 13 cartas, formando a espinha dorsal do cristianismo nascente.

8 ... ou na casa de seus amigos...
2. Paulo destaca em Filemom os três argumentos básicos para a confirmação da verdadeira vida cristã: Amor, Fé e Obras (Fl 1.4-6) Paulo na prisão... 4 Sempre dou graças ao meu Deus, lembrando-me de ti nas minhas orações, 5 ao ouvir falar do amor e da fé que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos; 6 para que a comunicação da tua fé se torne eficaz (as obras), no pleno conhecimento de todo o bem que em nós há para com Cristo. ... ou na casa de seus amigos... ... demonstrava com sua vida a presença desses três atributos do cristão.

9 o revigorar dos espíritos
3. Filemom exercia com a sua vida uma das maiores atribuições dadas ao crente, pela instrumentalidade do Santo Espírito de Deus: o revigorar dos espíritos daqueles que estão cansados e oprimidos (Fl 1.7): Filemom com sua atitude e palavra levantava o ânimo do que estava abatido e fraco. Filemom sabia como tratar com as pessoas de forma a revigorá-las e animá-las. 7 Pois tive grande gozo e consolação no teu amor, porque por ti, irmão, os corações dos santos têm sido reanimados.

10 10 sim, rogo-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões;
4. Filemom vai tratar de um assunto delicadíssimo na época: a escravidão era um sistema que conferia ao Império muitas vantagens: O cidadão que quisesse libertar o seu escravo teria que arcar com injunções da “lex romana” para alforriá-lo devidamente.  8 Pelo que, embora tenha em Cristo plena liberdade para te mandar o que convém, 9 todavia prefiro rogar-te por esse teu amor, sendo eu como sou, Paulo o velho, e agora até prisioneiro de Cristo Jesus, 10 sim, rogo-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões; 11 o qual outrora te foi inútil, mas agora a ti e a mim é muito útil; 12 eu to torno a enviar, a ele que é o meu próprio coração.

11 Alguns escravos com inteligência e trabalho conseguiam a alforria.
5. O senso ético do apóstolo enviando o escravo fugitivo de volta para o seu “dono e senhor” (Fl ): 13 Eu bem quisera retê-lo comigo, para que em teu lugar me servisse nas prisões do evangelho; 14 mas sem o teu consentimento nada quis fazer, para que o teu benefício não fosse como por força, mas, sim, espontâneo. 15 Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o recobrasses para sempre, 16 não já como escravo, antes mais do que escravo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, tanto na carne como também no Senhor.  Já o escravo fugitivo dificilmente a conseguiria. Com a fuga ele se tornava passível da condenação à morte segundo a Lei, pois o seu senhor era dono de sua vida.

12 17 Assim pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo.
18 E, se te fez algum dano, ou te deve alguma coisa, lança-o minha conta. 19 Eu, Paulo, de meu próprio punho o escrevo, eu o pagarei, para não te dizer que ainda a ti mesmo a mim te deves. 20 Sim, irmão, eu quisera regozijar-me de ti no Senhor; reanima o meu coração em Cristo. 21 Escrevo-te confiado na tua obediência, sabendo que farás ainda mais do que peço. 6. Por causa disto o apóstolo vai ser muito objetivo em seu apelo a Filemom (Fl ): Como ele está quebrando as regras sociais de uma época ele o faz com um apelo pessoal e emocional muito forte

13 O Evangelho trouxe para o ser humano a libertação
7. A recomendação apostólica ao final é como sempre uma expressão de um relacionamento positivo e eficaz (Fl ): O Evangelho trouxe para o ser humano a libertação social e moral, mas... 22 E ao mesmo tempo, prepara-me também pousada, pois espero que pelas vossas orações hei de ser concedido. 23 Saúda-te Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus, 24 assim como Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores. 25 A graça do Senhor Jesus Cristo seja com o vosso espírito principalmente a liberdade espiritual, livrando-o da escravidão do pecado

14 4. Que o Senhor nos abençoe e prepare para as novas jornadas.
Conclusões 1.Que lições você tirou para a sua vida da leitura e meditação nessas seis últimas cartas do apóstolo Paulo? 2.Por que todo esse trabalho que tivemos só terá sido proveitoso se realmente conseguimos crescer espiritualmente. 3. Você adotará para o seu viver algum novo tipo de procedimento em função do que estudou aqui? 4. Que o Senhor nos abençoe e prepare para as novas jornadas.


Carregar ppt "Relacionamentos no padrão de Cristo Texto bíblico: Filemom"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google