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Aula – 3 Planejamento 06-03-2013.

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1 Aula – 3 Planejamento

2 3º aula- Unidade Didática I I- Negociação como Processo (Continuação)
1.2- Introdução aos conceitos básicos de: Habilidade; Competência; Feedback.

3 OBJETIVO DESTA AULA Promover mudanças de atitudes e hábitos

4 O que é Habilidade? Habilidade é uma capacidade aprendida ou adquirida. Claro que nem todo mundo pode jogar futebol como Pelé, mas qualquer um pode jogar futebol mais eficientemente do que faz neste momento. É fundamental muita motivação e treinamento, mas todos nós podemos melhorar nossas habilidades em qualquer atividade, basta ter muita vontade e disciplina.

5 EMPATIA Pesquisas sobre os efeitos sociais da empatia sugere que essa habilidade social é útil na manutenção da qualidade dos relacionamentos. A empatia é definida como uma habilidade de comunicação, que inclui três componentes: cognitivo, caracterizado pela capacidade de compreender, acuradamente, os sentimentos e perspectivas de outra pessoa; afetivo, identificado por sentimentos de compaixão e simpatia pela outra pessoa, além de preocupação com o bem-estar desta; comportamental, que consiste em transmitir um entendimento explícito do sentimento e da perspectiva da outra pessoa, de tal maneira que esta se sinta profundamente compreendida. (Ver Davis, 1980, 1983a, 1983 b; Barrett-Lennard, 1993; Egan, 1994).

6 O que são Competências? São as modalidades estruturais da inteligência, ou melhor, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer. As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do ‘saber fazer’. Por meio das ações e operações, as habilidades aperfeiçoam-se e articulam-se, possibilitando nova reorganização das competências. (INEP, 1999, p.7).

7 O que é Feedback ? É toda informação específica que fornecemos ou recebemos referente a um determinado comportamento ou desempenho que encoraja uma pessoa a melhorá-lo, reforçá-lo ou desenvolvê-lo.

8 Fluxo para utilização do Feedback:
Estruturar ( Observar - Ouvir - Refletir - Registrar ) Comunicar ( estabelecer um diálogo ) Criar desafio ( compromisso ) Monitorar ( orientar e acompanhar o resultado )

9 ELEMENTOS DO FEEDBACK EFETIVO
CONTEÚDO VERDADE MENTIRA AMOR DESAMOR

10 ELEMENTOS DO FEEDBACK EFETIVO
MOTIVO AMOR DESAMOR

11 ELEMENTOS DO FEEDBACK EFETIVO
CONTEÚDO VERDADE MENTIRA

12 Porque as pessoas acham difícil dar feedback ?
Nossa cultura tem certas normas contrárias à expressão de escuta de críticas em relação à nós mesmos. Têm medo de que, se derem feedback, a pessoa fique chocada e perca um amigo ou relacionamento. Receiam que ao darem feedback a outra pessoa os ataque. Temem que seu feedback seja mal interpretado. Não sabem como lidar com o assunto.

13 Porque as pessoas comumente reagem ao feedback ?
Como o feedback é visto geralmente como crítica, as pessoas muitas vezes defendem-se das seguintes maneiras : Preferem não ouvir o que lhes é dito - recepção seletiva. Duvidam dos motivos da pessoa que lhe dá o feedback. Negam a validade dos dados do feedback. Racionalizam procurando justificar seu comportamento. Atacam as pessoas que lhes dão feedback, apontando-lhes também seus erros.

14 Ganhos na utilização do “ Feedback ”.
Assertividade e agilidade na tomada de decisões. Alta proatividade na solução de problemas. Um instrumento para : avaliar, treinar, promover, motivar e tratar conflitos.

15 “ O Feedback deve ser um instrumento de credibilidade, por
sua aplicação e uso correto, garantindo-nos resultados proativos e de desenvolvimento técnico e humano ”. “Feedback”

16 Que tal dar e receber Feedback ?
Pontos Fortes Possibilidades de Melhorias 1 2 3 4

17 O que você aprendeu com este processo ?
Reflita...

18 Somos líderes... Líderes da nossa vida!!!!
Nós lideramos primeiro pelo exemplo ! Como líderes, vivemos sob um microscópio. Tudo o que dizemos ou fazemos está sob exame de nossos seguidores. Esse é um dos mais importantes segredos da liderança: “ os seguidores refletem o exemplo que lhes é dado ”.


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