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III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.

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1 III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS ESALQ/USP Gilma Lucazechi Sturion glsturio@usp.br

2 objetivo Relatar o efeito das ações institucionais voltadas ao ensino de graduação na construção de um Projeto Político Pedagógico (PPP) Curso de Graduação em Ciências dos Alimentos ESALQ/USP

3 Ações institucionais 1.Comissões Coordenadoras de Cursos – CoC 2.Curso de Pedagogia Universitária 3.Acompanhamento e avaliação de Cursos

4 Curso de Graduação em Ciências dos Alimentos. Criado em 2001 Não tinha diretriz curricular do MEC PP - do Departamento proponente Estrutura curricular: disciplinas Docentes 2.750 h – 8 semestres – noturno – 40 vagas Reconhecido em 2004 pelo CEE-SP

5 Desafios da época professores era responsável por sua parte; desconhecimento do PP pela maioria; Identidade do curso; valorização da pesquisa pela Instituição;

6 Quando começou a mudança? O que efetivamente contribuiu para a mobilização dos envolvidos na construção/revisão coletiva do PPP foram as ações institucionais

7 1. A criação das Comissões Coordenadoras de Cursos - CoC "elaborar propostas de ordenação das disciplinas ministradas pelo curso, analisando a pertinência do conteúdo programático, propondo alteração e, quando couber, promover a articulação entre os docentes das diferentes áreas do conhecimento ou dos departamentos envolvidos, para definir integrações interdisciplinares, na elaboração das propostas curriculares" (Res. CoG 5.264/2005)

8 1. A criação das Comissões Coordenadoras de Cursos - CoC Iniciativa importante - Pessoas designadas para olhar o curso como um todo; Disciplinas – domínio dos departamentos; a participação dos coordenadores de curso na Comissão de Graduação – avanço.

9 2. Curso de Pedagogia Universitária da Pró-reitoria de Graduação Público: coordenadores ou membros das CoC; período de 2007/2008; encontros mensais em São Paulo; carga de 240 horas; Motivo: as referências e reflexões sobre a área poderiam contribuir com minhas: – práticas de coordenação e de – atuação docente

10 2. Curso de Pedagogia Universitária da Pró-reitoria de Graduação No início, muita repetição da leitura para o entendimento e realização das tarefas; Com o tempo e exercícios, fui acostumando com a linguagem, mas ao mesmo tempo, tomando consciência de que estava fazendo coisa errada.

11 2. Curso de Pedagogia Universitária da Pró-reitoria de Graduação Como manter meu Programa de Aprendizagem após identificar: – Que meu método de ensino era jesuítico? – Que a grade do meu curso era napoleônica? Após a compreensão do que é – ensinar, – apreender, – momentos de aprendizagem, – processo de ensinagem e – construção coletiva de um PPP?

12 2. Curso de Pedagogia Universitária da Pró-reitoria de Graduação comecei uma total revisão nas minhas atividades acadêmicas; e simultaneamente: Realizei, juntamente com o grupo, intervenções como membro e depois coordenadora do curso – Como? – Colocando nas reuniões todas as inquietudes e questionamentos; – mas, logicamente, – com base nos elementos da teoria pedagógica, o que facilitou o entendimento dos participantes.

13 2. Curso de Pedagogia Universitária da Pró-reitoria de Graduação Fortalecimento da CoC (Res. CoG N°07/2009); Membros ficaram mais seguros para intervir; Ficou clara a responsabilidade da CoC quanto a “coordenação, implementação e avaliação do PPP”; Foi mais fácil trabalhar a ideia de que o PPP é o norteador de um Curso; Exigência de apresentação de relatórios mais completos; Participação dos coordenadores como convidados na Congregação da Unidade.

14 2. Curso de Pedagogia Universitária da Pró-reitoria de Graduação Participação de professores de diferentes áreas como membros da CoC; articulação dos conteúdos visando o atendimento do perfil, habilidades e competências: – a partir o agrupamento dos docentes de acordo com os módulos: sobreposições, falta ou excesso de tópicos exercício "quem fornece conteúdo para quem".

15 3. Acompanhamento e avaliação de Cursos pareceres emitidos pelos especialistas; nova revisão de todos os elementos do PPP; – Diretrizes curriculares propostas ao MEC; – interrelação teoria e prática, – indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, – internacionalização, – resultados de avaliação de disciplinas, – tendências agroalimentares, – Dados sobre evasão, perfil de ingressantes; – informações obtidas junto aos egressos e – fóruns organizados para discutir o curso e a profissão.

16 3. Acompanhamento e avaliação de Cursos estabelecimento de plano de metas e ações; Na alteração de conteúdo e alinhamento da grade incluiu-se: – crédito trabalho; – atividade de estágio obrigatório; – disciplinas: Introdução a Ciências dos Alimentos”, “Informação Científica”, “Desenvolvimento de Produtos I e II”, “Garantia da qualidade no sistema agroalimentar” e “Trabalho de Conclusão de Curso I e II”

17 3. Acompanhamento e avaliação de Cursos revisão dos “planos de ensino” quanto aos objetivos, conteúdos e estratégias; integração, interdisciplinariedade; Aumento de optativas - flexibilidade; fortalecimento dos Grupos de Extensão; equivalência de títulos – internacionalização; Bons indicadores de desempenho; Hoje, 10 semestres, carga de 3.700 horas.

18 Considerações finais aprimoramento da qualidade do curso deve-se ao entendimento do PPP pela maioria dos envolvidos; A atuação conjunta só foi possível devido aos mecanismos implementados a partir das iniciativas institucionais; as estratégias de ensino precisam ser melhoradas mas só poderão ser viabilizadas com a participação dos docentes em cursos de preparação pedagógica; O interesse pela formação docente se houver a valorização do ensino na carreira assim como a melhoria das condições de trabalho.

19 OBRIGADA


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