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Visão baseada em recursos (RBV) e competências essenciais

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Apresentação em tema: "Visão baseada em recursos (RBV) e competências essenciais"— Transcrição da apresentação:

1 Visão baseada em recursos (RBV) e competências essenciais
ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES VAIVAI

2 CONTEXTO DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS (RBV)
Caracteriza-se como uma abordagem estratégica para obtenção de vantagens competitivas sustentáveis com base nas capacitações e recursos internos da empresa. Pode ser vista como uma reação à grande ênfase aos modelos de obtenção de vantagens competitivas no ambiente externo, como o modelo das cinco forças de Michael Porter. ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES

3 CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Recursos: ativos que as empresas utilizam para a obtenção de vantagens competitivas, que podem ser tangíveis ou intangíveis. Ativos tangíveis: equipamentos, instalações e produtos das empresas etc. Ativos intangíveis: reputação da empresa na sociedade, cultura empresarial, sistema interno de treinamento etc. Capacitações: subconjuntos dos recursos da empresa, tangíveis ou intangíveis, que sozinhos não geram vantagens competitivas, mas unidos a outros recursos facilitam sua obtenção. Exemplos: competências dos gerentes, trabalho em equipe. ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES

4 RECURSOS DA EMPRESA Físicos: envolvem suas unidades produtivas, equipamentos, localização, tecnologias utilizadas etc. Financeiros: valores monetários oriundos de acionistas, credores, bancos, investimentos, lucros retidos etc. Humanos: referem-se às qualidades das pessoas, como inteligência, relacionamentos, juízos de valor, capacidade empreendedora etc. Organizacionais: grupos de pessoas atuando em conjunto, estrutura formal e hierárquica, missão, visão, valores etc. ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES

5 PRESSUPOSTOS DA RBV Heterogeneidade: empresas que competem no mesmo setor podem possuir conjuntos diferentes de recursos e capacitações. Indica que algumas empresas podem ser mais competentes que outras no mesmo setor. Imobilidade dos recursos: algumas diferenças entre recursos e capacitações de empresas no mesmo setor podem ser duradouras. Indica que empresas que não possuem determinados recursos e capacitações gastariam muito para comprá-los ou desenvolvê-los internamente. ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES

6 ESQUEMA BÁSICO DA RBV: MODELO VRIO
Fonte: BARNEY, J. Firm Resources And Competitive Advantage. Journal of Management, v. 17, n. 1, p. 112, 1991. ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES

7 RECURSOS E CAPACITAÇÕES VALIOSOS
São aqueles cuja combinação gera valor. Isso envolve verificar se eles permitem aproveitar as oportunidades ou evitar as ameaças do ambiente externo. Essa verificação pode exigir o exame detalhado das receitas e dos custos operacionais. ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES

8 RECURSOS E CAPACITAÇÕES RAROS
Recursos e capacitações valiosos permitem que seja alcançada apenas uma situação de paridade competitiva. Para obter vantagem competitiva, é preciso que eles não estejam ao alcance dos concorrentes. Assim, além de valiosos, recursos e capacitações devem ser raros, ou dominados por poucos concorrentes. ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES

9 RECURSOS E CAPACITAÇÕES IMPERFEITAMENTE IMITÁVEIS
Recursos raros e valiosos permitem a obtenção de vantagens competitivas temporárias. Se os concorrentes tiverem dificuldades em imitá-los ou em desenvolvê-los internamente, essas vantagens terão sua duração prolongada. Assim, recursos e capacitações valiosos, raros e imperfeitamente imitáveis podem gerar vantagens competitivas sustentáveis. ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES

10 IMPERFEITAMENTE IMITÁVEIS: REQUISITOS
Condições históricas únicas: história, cultura e conhecimentos construídos de modo único. Ambiguidade causal: dificuldade de compreensão sobre a relação entre os recursos e capacitações que geraram a vantagem competitiva. Complexidade social: dificuldade de reproduzir a qualidade e as características dos relacionamentos daqueles que implementam as vantagens competitivas. Patentes: arcabouços legais projetados para proteger pessoas e empresas que incorreram em custos altos para lançar produtos inovadores. ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES

11 RECURSOS E CAPACITAÇÕES: ORGANIZAÇÃO
Para que o valor, a raridade e a imitação imperfeita aconteçam em uma empresa é preciso que ela tenha uma organização adequada. Hierarquia, fluxos de comunicação, nível de centralização, sistemas de treinamento etc. devem ser adequados às vantagens competitivas geradas. A organização interna das empresas pode favorecer ou atrapalhar as vantagens competitivas sustentáveis. ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES

12 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
Estão ligadas ao conhecimento e à tecnologia, mas não dependem deles. Para seu desenvolvimento requerem um processo sistemático de aprendizagem e também inovação organizacional. É importante construir competências de modo menos custoso e mais veloz que os concorrentes. ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES

13 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
Condições e características internas da empresa (cultura, conhecimentos, habilidades etc.) favorecem a criação de um produto essencial (como, por exemplo, motores pequenos) que é aplicado em diversos produtos-mercados (carros pequenos, motocicletas, cortadores de grama). ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES

14 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS
Fonte: MOHR, J.; SENGUPTA, M.; STANLEY. M. Marketing of High Technology Products and Innovations. New Jersey: Pearson Prentice Hall, p. 52. ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES

15 RIGIDEZES ESSENCIAIS São frutos perniciosos das competências essenciais, oriundas de áreas de excelência que se transformam em rotinas entranhadas. O que um dia permitiu que a organização se destacasse passa a ser uma camisa de força que inibe seu desempenho. Ocorre quando a empresa não percebe que suas competências não mais correspondem às oportunidades do mercado, que são mutáveis. Assim, é preciso monitorar periodicamente a eficiência e a eficácia das competências essenciais em relação à obtenção de vantagens competitivas sustentáveis. ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES

16 FIM ESTRATÉGIA PARA CORPORAÇÕES E EMPRESAS: TEORIAS ATUAIS E APLICAÇÕES


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