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Estratégia Organizacional

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Apresentação em tema: "Estratégia Organizacional"— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia Organizacional
Estratégia de Aquisição e Reestruturação

2 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
As aquisições são utilizadas para promover a diversificação da empresa. Gera diferenciação para a companhia. Pode aumentar sua competitividade estratégica e os retornos aos acionistas. Passam por processos de avaliação e aprovação pelos órgãos responsáveis. Fonte: HITT, M. A. Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003.

3 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
Fusão: “estratégia através da qual duas firmas concordam em integrar suas operações em base relativamente co-igual, porque têm recursos e capacidades que, juntas, podem criar uma vantagem competitiva mais forte.” (HITT, 2003:276). Tende a ser um processo amigável. Fonte: HITT, M. A. Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003.

4 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
Aquisição: “estratégia através da qual uma firma compra uma participação de controle, ou 100%, de outra firma com a intenção de utilizar uma competência essencial mais eficiente, tornando a firma adquirida um negócio subsidiário dentro de seu portfólio.” (HITT, 2003: ). Quando ocorre uma aquisição, os diretores da empresa adquirida passam a se reportar aos diretores da empresa que efetuou a aquisição. Embora possa gerar ganhos para as organizações, muitas vezes as aquisições fracassam. Nem sempre há um processo amigável, pois ocorrem disputas pelo controle acionário. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

5 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
“Uma estratégia de fusão ou aquisição deve ser adotada somente quando uma empresa adquirida for capaz de aumentar seu valor econômico por meio do controle acionário e do uso dos ativos de uma empresa adquirida.” (HOSKISSON, 2009:289). Fonte: HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

6 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
Motivos para aquisições Maior poder de mercado: obtido ao adquirir empresas que atuam em negócios relacionados. Aquisição horizontal: compra de empresas concorrentes. Gera sinergias de custos e receitas. Melhores resultados entre empresas com recursos semelhantes (estratégia, modelo de gestão). Aquisição vertical: compra de fornecedores ou distribuidores. Neste caso, a empresa se torna integrada verticalmente. Podem afastar parte dos clientes (Ex.: Antigos distribuidores). Aquisição relacionada: compra de empresa que atua em um setor complementar ou relacionado (Ex.: Empresa de transportes aéreos adquire um Hotel). Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

7 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
Motivos para aquisições Superação de barreiras à entrada: a entrada em novos mercados torna-se mais simples com a aquisição de empresas que já atuam no setor, em lugar de a empresa iniciar suas próprias atividades. Demandaria mais tempo para a construção de imagem. Exemplos de barreiras de entrada: economias de escala, relações com clientes, diferenciação. Entrada mais rápida em novos mercados. Fonte: HITT, M. A. Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003.

8 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
Motivos para aquisições Redução dos custos de desenvolvimento de novos produtos: em lugar de investir internamente no desenvolvimento de um novo produto, adquire-se uma empresa que já detém o conhecimento e a fabricação. Retornos mais fáceis de serem mensurados. Maior rapidez no processo. Redução dos riscos associados ao desenvolvimento de novos produtos. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

9 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
Motivos para aquisições Maior diversificação: comercializar novos produtos em mercados diferentes dos atuais é um grande desafio para as organizações. Adquirir empresas que já atuam em novos mercados facilita o processo de diversificação. Reduzir a dependência em um mercado. Aprendizado e acesso a novas capacidades. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

10 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
Desafios ao sucesso das aquisições Dificuldades de integração: integrar culturas organizacionais, sistemas de controle, sistemas financeiros, colaboradores. Demanda tempo e dinheiro. Avaliação inadequada: concluir que a empresa adquirida vale menos do que a empresa acreditava. Due dilligence: “processo através do qual uma firma avalia uma firma-alvo para aquisição.” (HITT: 2003:290). Promovido por consultorias ou por equipe interna da empresa. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

11 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
Desafios ao sucesso das aquisições Dívidas elevadas: muitas empresas incorrem em dívidas para patrocinar processos de aquisição. Dificuldade em promover sinergias. Sinergia: (...) “valor criado pelas unidades de negócios operando juntas e que não teria sido criado se as mesmas unidades operassem de modo independente - isto é, ocorre sinergia quando ativos têm maior valor se usados em conjunto do que quando utilizados separadamente.” (HOSKISSON, 2009:297). A busca por sinergias gera custos de transação: Diretos: honorários de advogados e consultores que auxiliam no processo. Indiretos: tempo dos gerentes e perda de colaboradores. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

12 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
Desafios ao sucesso das aquisições Excesso de diversificação: aumenta a complexidade da administração do negócio. Necessidade de trocas informações e resultados. A complexidade leva ao foco em controle financeiro, distanciando-se do controle estratégico (foco no curto prazo). Redução dos investimentos em inovações. Fontes: HITT, M. A. (et al.). Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003. HOSKISSON, R. E. (et al.). Estratégia competitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

13 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
Desafios ao sucesso das aquisições Empresas tornam-se muito grandes: tendência à burocracia e redução das inovações. Excesso de foco dos gerentes em aquisições: o processo de aquisição demanda tempo e esforço dos principais executivos. Muitas vezes, o tempo e os esforços poderiam ser mais bem aproveitados caso estivessem voltados à melhoria das atividades da própria empresa. Os gestores postergam decisões mais importantes, aguardando a conclusão do processo de aquisição. Fonte: HITT, M. A. Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003.

14 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
Características das aquisições de sucesso Empresas possuem ativos complementares, gerando sinergias. Processo de aquisição amigável, tornando a integração mais rápida. Avaliação e negociação adequados. Disponibilidade de recursos (em ambas as empresas). Empresas experientes, com flexibilidade e adaptabilidade. Foco em inovação, mantendo as vantagens competitivas da organização. Fonte: HITT, M. A. Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003.

15 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
Reestruturação: “estratégia pela qual uma firma modifica seu conjunto de negócios ou sua estrutura financeira.” (HITT, 2003:300). O processo de reestruturação é promovido quando: Ocorrem aquisições inadequadas. Momentos de mudanças no mercado ou no ambiente interno. Fonte: HITT, M. A. Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003.

16 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
Tipos de Reestruturação Downsizing: “redução no número de empregados de uma firma e, às vezes, no número de unidades operacionais, que pode modificar ou não a composição dos negócios da companhia.” (HITT, 2003:300). Leva à perda de pessoas importantes, reduzindo o potencial da empresa. Motivos: redução de custos e aumento da eficiência operacional. Fonte: HITT, M. A. Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003.

17 Estratégia de Aquisição e Reestruturação
Tipos de Reestruturação Dowscoping: (...) “eliminar negócios que não estão relacionados aos negócios centrais de uma firma.” (HITT, 2003:301). Reduz o grau de diversificação da companhia. Aumenta a eficiência na administração, ao reduzir a complexidade do negócio. Fonte: HITT, M. A. Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2003.


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