A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEAD-Serviço de Educação à Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEAD-Serviço de Educação à Distância"— Transcrição da apresentação:

1 SEAD-Serviço de Educação à Distância
CURSO DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL INFORMATICA APLICADA I GRAZIANE CENCI PROF. NILZO MACHADO

2 O SORRISO É COMO UM CARTÃO DE VISISTA, COMECE JÁ A SUA PREVENÇÃO

3 SAÚDE BUCAL Na hora de conhecer uma pessoa, seja um cliente, um amigo ou até uma paquera, existe uma fator muito importante na sua aparência, que é o seu sorriso. Dentes saudáveis além de fundamentais podem demonstrar que você é cuidadoso com a sua higiene pessoal. A saúde dos seus dentes está ligada ao seu sangue e nervos, ao coração e ao cérebro. A maioria das doenças bucais aumenta porque as pessoas consomem muita comida industrializada, ao invés de alimentos naturais. Uma escovação adequada e o uso do fio dental são primordiais. O problema, muitas vezes, ocorre devido ao custo dos tratamentos odontológicos ou então pela falta de cuidado com hábitos simples de higiene, como uma visita periódica a um dentista.

4 HIGIENE BUCAL Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter de seus dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas.

5 DICAS BÁSICAS PARA UMA BOA SAÚDE BUCAL:
Escovar bem os dentes após cada refeição. Usar fio dental diariamente. Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor. Visitar periodicamente o dentista. Usar enxaguante bucal com flúor, se seu dentista recomendar. Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.

6 DICAS BÁSICAS PARA UMA BOA SAÚDE BUCAL: ESCOVAÇÃO
Técnicas corretas de escovação: Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva. Movimente a escova, afastando-a da gengiva. Escove delicadamente as partes internas, externas e de mastigação de cada dente com movimentos curtos de trás para frente. Com cuidado, escove a língua para remover bactérias e purificar o hálito.

7 DICAS BÁSICAS PARA UMA BOA SAÚDE BUCAL: FIO DENTAL
Uso correto do fio dental: Use aproximadamente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos. Siga, com cuidado, as curvas dos dentes. Assegure-se de limpar além da linha da gengiva, mas não force demasiado o fio contra a gengiva.

8 DICAS BÁSICAS PARA UMA BOA SAÚDE BUCAL: ALIMENTAÇÃO
alimentos que provocam as cáries alimentos que previnem as cáries O açúcar é o maior vilão (presente em bolachas, refrigerantes, doces, balas, chicletes, sorvetes etc). Com especial atenção as balas mentoladas. Quanto mais e mais frequentemente açúcar é consumido, mais o dente fica em contato com os ácidos, fazendo com que ocorra a desmineralização do esmalte. Especial atenção a refrigerantes e sucos que contem acidulantes. Alimentos naturalmente ricos em carboidratos também contribuem para o surgimento de cáries (batatas, por exemplo), mas se consumidos durantes as refeições são úteis. Frutas muito ácidas (limão, laranja, abacaxi etc) devem ser consumidas com moderação! O leite e o queijo: são capazes de diminuir a acidez na boca, protegendo os dentes. Eles também são ricos em cálcio e fosfato, elementos responsáveis pelo fortalecimento dos dentes. O arroz e feijão: recentes estudos mostram que após o cozimento eles retêm uma boa quantidade de flúor na saliva, protegendo os dentes contra as cáries. Os alimentos mais duros (maça e cenoura, por exemplo) são importantes, pois promovem a limpeza dos dentes durante a mastigação. Existe ainda um açúcar especial chamado Xilitol (“açúcar anticáries”) que tem a capacidade de bloquear a atuação das bactérias que causam as cáries!

9 DICAS BÁSICAS PARA UMA BOA SAÚDE BUCAL: VISITA
A visita regular ao dentista é muito importante, pois em cada consulta regular, o seu dentista examinará os seus dentes, gengivas, boca e garganta.

10 PREVENÇÃO É O MELHOR REMÉDIO:
A prevenção deve estar sempre como uma prioridade em nosso cotidiano, principalmente quando se fala em saúde, e saúde bucal, pois como já mencionado o nosso sorriso demostra quem realmente somos.

11 O que você está esperando? Comece já a prevenção dos seus dentes

12 OBRIGADA PELA ATENÇÃO


Carregar ppt "SEAD-Serviço de Educação à Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google