A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Superior em Gestão Empresarial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Superior em Gestão Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Superior em Gestão Empresarial
Disciplina - Aplicação em Sistemas de Informação Aula - Integração do Sistemas de Informação da Empresa com o Comércio Eletrônico Professor Alberto Martins Júnior

2 O Que É um Sistema de Informação?
A tecnologia da informação é o hardware e o software que uma empresa usa para atingir seus objetivos Um sistema de informação consiste nos componentes que dão suporte à tomada de decisão e ao controle e auxiliam com análise, visualização e criação de produto A informação se refere a dados moldados em um formato útil e significativo Dados são seqüências de fatos brutos representando eventos e ocorrências 1

3 Dimensões dos Sistemas de Informação
Capacitação em sistemas de informação versus capacitação em computadores Organizações Pessoas Tecnologia 2

4 Sistemas de Informação São Muito Mais do que Computadores
Para usar os sistemas de informação com eficiência, é preciso entender as dimensões organizacional, humana e tecnológica que os formam. Um sistema de informação oferece soluções para importantes problemas ou desafios organizacionais que a empresa enfrenta. 3

5 Os Objetivos Empresariais dos Sistemas de Informação
Excelência operacional Novos produtos, serviços e modelos de negócios Relacionamento mais estreito com clientes e fornecedores Melhor tomada de decisão Vantagem competitiva Sobrevivência 4

6 “Uma empresa é uma organização formal cujo objetivo é produzir produtos ou prestar serviços a fim de gerar lucro.” LAUDON (2008). Organizando uma Empresa: Funções Empresariais Básicas Quatro funções empresariais básicas: manufatura e produção, vendas e marketing, finanças e contabilidade, e recursos humanos Cinco entidades empresariais básicas: fornecedores, funcionários, faturas/salários e produtos e serviços 5

7 Processos Empresariais (Workflow)
Que tarefas cada funcionário desempenha, em que ordem e em que agenda? Como as matérias-prima são transformadas em produtos? Como os pedidos são preenchidos? Como as contas são pagas? Como os produtos são oferecidos ao mercado? Como os funcionários são contratados? 6

8 Sistemas de Informação
Processos de Fabricação Entrada de Matérias-Primas Saída de Produtos Acabados Ambiente Outros Sistemas Controle pela Administração Sinais de Controle Feedback Fronteira do Sistema 7

9 Fatores ambientais globais Tecnologia e ciência Economia Política
O Ambiente de Negócios Fatores ambientais globais Tecnologia e ciência Economia Política Mudanças internacionais Fatores ambientais imediatos Clientes Fornecedores Concorrentes Órgãos reguladores Acionistas 8

10 Inter-relacionamentos entre Sistemas
Os vários tipos de sistemas da organização têm interdependências. Os SPTs são os maiores produtores das informações requisitadas pelos outros sistemas, que, por sua vez, produzem informações para outros sistemas. Na maioria das organizações, as ligações entre esses diferentes tipos de sistemas são menos rígidas. 9

11 Sistemas integrados Também conhecidos como sistemas de planejamento de recursos empresariais (enterprise resource planning – ERP) Integram os processos empresariais importantes de uma empresa inteira em um único repositório central, permitindo que gerentes de empresas grandes tenham uma visão panorâmica das operações 10

12 Sistemas de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
Ajudam a administrar a quantidade correta de um produto da fonte para o ponto de consumo, com o mínimo dispêndio de tempo e o menor custo possível Usados pelas empresas para administrar relações com fornecedores, empresas de compra, distribuidores e empresas de logística por meio do compartilhamento de informações sobre pedidos, produção, níveis de estoque etc. Automatizam o fluxo de informações por meio das fronteiras organizacionais 11

13 Sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente
Coordenam todos os processos de negócios que lidam com clientes, a fim de otimizar a receita, a satisfação e a retenção dos clientes Podem ser combinados registros de dados de vendas, marketing e serviços de múltiplos canais de comunicação 12

14 Como Funcionam os Sistemas Integrados
Os sistemas integrados apresentam um conjunto de módulos de software integrados e um banco de dados central; este permite que os dados sejam compartilhados pelos diferentes processos de negócios e áreas funcionais de toda a empresa. 13

15 Extensões do Software Integrado
Extraindo mais valor das aplicações integradas Flexibilidade Integração com outros sistemas Suítes integradas Conexão aos sistemas dos clientes e dos fornecedores 14

16 Tecnologias de Comércio Eletrônico
15

17 Pagamento Eletrônico Servidor do Negociante Navegador na Web
do Cliente Servidor de Pagamento Dinheiro Eletrônico Cybergold Qpass Pagamento Eletrô- nico de Conta CheckFree BillerXpert Compra Online CyberCash 1 ClickCharge Contas Bancárias Cartões de Débito Online Banking Cartões de Crédito VISA MasterCard Verificar negociante Receber pedido Receber pagamento Confirmar pedido Verificar cliente Reexaminar pagamento Autorizar ou negar pagamento 16

18 Personalização do Site
As empresas podem criar páginas Web exclusivas e personalizadas que apresentam conteúdo ou anúncios de produtos e serviços de especial interesse para clientes individuais, aprimorando a experiência deles e criando valor adicional. 17

19 Por Que o Comércio Eletrônico É Diferente
Ubiqüidade (marketplace, custos de transação) Alcance global Padrões universais (custos de entrada no mercado, custos de busca) Riqueza Interatividade Densidade da informação (transparência de preços, transparência de custos, discriminação de preços) Personalização/Customização 18

20 Simetria da informação Custos de menu Determinação dinâmica de preços
Conceitos-chave no Comércio Eletrônico: Mercados Digitais e Mercadorias Digitais Simetria da informação Custos de menu Determinação dinâmica de preços Desintermediação 19

21 Principais Referências Bibliográficas
ALBERTIN, Alberto Luis – Comércio Eletrônico LAUDON, Kenneth C., LAUDON, Jane Price. - Sistemas de Informação O’ BRIEN, James A. - Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet 20


Carregar ppt "Curso Superior em Gestão Empresarial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google