A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A formação continua de professores Uma Análise participativa Luanda, 3-7 Octobre 2007 Alexia Peyser Lionilda Sa Nogueira www.bief.be Place des Peintres,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A formação continua de professores Uma Análise participativa Luanda, 3-7 Octobre 2007 Alexia Peyser Lionilda Sa Nogueira www.bief.be Place des Peintres,"— Transcrição da apresentação:

1 A formação continua de professores Uma Análise participativa Luanda, 3-7 Octobre 2007 Alexia Peyser Lionilda Sa Nogueira www.bief.be Place des Peintres, 5 B-1348 Louvain-la-Neuve +32 10 45 28 46

2

3 Eixos/subtemas F° inicial identificados 1. Revisão de política do acesso às instituições de formação 2. Melhorar os recursos materiais e humanos destinados para a formação inicial 3. Melhorar a organização e Gestão das instituições de formação de professores 4. Melhorar a qualidade da formação inicial

4 Eixos/subtemas identificados F° continua y a distancia 1. Melhora da gestão e administration de la formação continua 1.1 Sistematização das acções de formação contínua 1.2 Suficiente oferta de formação contínua

5 Exemplos de pistas a desenvolver eixo 1: o perfiles de trabalho, o perfiles des gestores de la formation continua e o perfiles de professor

6 Eixos/subtemas identificados F° continua y a distancia 2. Melhora de la qualidade de la formação contínua 2.1 Meios pedagógicos suficientes para a formação permanente 2.2 Formação contínua equitativa e de qualidade

7 Exemplos de pistas a desenvolver eixo 2: o Introduçao en la FC de la gestâo centrada en resultados e o Avaliaçao de la qualidade de la FC en términos de resultados (competencias logradas o reforzadas)

8 Eixos/subtemas identificados F° continua y a distancia 3. Desenvolvimiento de la formação a distancia. 3.1 Exploitation des recursos tecnológicos existentes (por exemplo, centros regionais) 3.2 Coordinação com otros proyectos de desenvolvimiento técnologico des centros de formação docentes

9 Exemplos de pistas a desenvolver eixo 2: o Aproveitamiento para la formation a distancia de la red informatica existente e o Articulacion con otros projectos (ONGs, UE, UNESCO…).

10 Estrutura de seminário 3

11 Metodologia de trabalho

12 Procedimentos  Sistematização progressiva del analisis por critério de análise: o Necessidades identificadas o Soluçoes (resultados), actividades o Riscos e condiçàos de succeso o Indicadores de êxito  Objectivos esperados: Um quadro lógico por projecto (2 por eixo) e um breve relatório por grupo

13 Bases do quadro lógico 1 Lógica de Intervenção Objectivos globais Objectivos específicos Resultados Actividades « SE o s resultados são atingidos, E SE as hipóteses são verificadas, ENTÃO o objectivo do projecto será atingido » 5 Meios Custo 2 Hipóteses, condiçàos de succeso Condições prévias Indicadores 3 objectivamente verificáveis 4 Fontes de verificação

14 Exemplo de quadro lógico (incompleto)

15 Programa  Questões?  Propostas?


Carregar ppt "A formação continua de professores Uma Análise participativa Luanda, 3-7 Octobre 2007 Alexia Peyser Lionilda Sa Nogueira www.bief.be Place des Peintres,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google