A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Oficina Pedagógica com Professores Municipais de Ouro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Oficina Pedagógica com Professores Municipais de Ouro."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Oficina Pedagógica com Professores Municipais de Ouro Preto Agosto de 2007 Casa do Professor Ouro Preto Autora: Ângela Aparecida Silva Cardoso Designer: Shayene Silva Cardoso

2 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística A Linguagem Jornalística Objetivos: Discutir os diferentes tipos de textos utilizados na linguagem jornalística: Construir textos jornalísticos.

3 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Linguagem é qualquer sistema de sinais, símbolos e recursos que o ser humano utiliza para se comunicar, isto é, para transmitir suas idéias e seus sentimentos. (SARGENTIM, 1998)

4 Elementos da Comunicação

5 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística O jornal e a publicidade -A notícia -A reportagem -O editorial -A crônica -A carta ao leitor -A entrevista -A propaganda -Os classificados -Os cartuns ou charges

6 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística A NOTÍCIA É o relato de fatos ou acontecimentos atuais, de interesse e importância para a comunidade. Deve informar o que aconteceu, quem participou, onde e quando aconteceu o fato. É formada por manchete e texto. Podendo também ter ilustração e legenda.

7 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística A REPORTAGEM É um texto jornalístico que tem o objetivo de informar o leitor sobre um assunto importante para ele. Uma reportagem contém normalmente três partes: manchete, lead e corpo.

8 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística “A notícia, de um modo geral, informa o fato e, no máximo, seus efeitos e conseqüências. A reportagem busca mais (...) apura não somente as origens do fato, mas suas razões e efeitos. A notícia não esgota o fato, a reportagem pretende fazê- lo.”(SARGENTIM,1998,p.209) Portanto, a reportagem difere da notícia pelo conteúdo, extensão e profundidade.

9 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística O EDITORIAL Representa a opinião de um jornal sobre um fato e vem acompanhado das evidências dessa opinião. Nele, o redator não veicula apenas suas idéias, mas as de todo um grupo. O editorial se baseia em fatos geralmente veiculados por notícias ou por reportagens. É composto por: -Fato: informa o que acontece; -Opinião: interpreta o fato ocorrido.

10 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística A CRÔNICA Na crônica o autor expressa sua opinião a partir de uma observação detalhada das coisas, das pessoas e da vida. Fazendo inferências não apenas com a razão, mas também com a sensibilidade. Pode ser também um pequeno conto. É sempre assinada.

11 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Distinção entre editorial e crônica -O editorial representa a opinião de um jornal ou de uma revista; a crônica, ao contrário, o ponto de vista de uma pessoa sobre a realidade cotidiana. -No editorial, predomina uma linguagem objetiva e jornalística; na crônica, uma linguagem subjetiva e literária.

12 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística A CARTA DO LEITOR É um espaço de que o leitor dispõe para expor seu ponto de vista a respeito de qualquer assunto, podendo, assim, participar da formação da opinião pública. Para isso, deve-se ter boa argumentação, clareza de idéias e uso adequado da norma culta.

13 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística A ENTREVISTA A finalidade da entrevista é permitir que o leitor conheça opiniões, idéias, pensamentos e observações de personagem da notícia ou de pessoa que tem algo relevante a dizer. Geralmente, os jornais utilizam o estilo indireto ao publicar entrevistas. No entanto, pode-se editar entrevista na forma pergunta e resposta (pingue-pongue).

14 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística A PROPAGANDA A propaganda, em geral, tem o objetivo de influenciar o leitor, convencendo-o das vantagens de um determinado produto. É composta geralmente por três elementos: slogan, ilustração e texto.

15

16 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística CLASSIFICADOS Os anúncios classificados, geralmente de pequeno formato e sem ilustração, são feitos por particulares ou por empresas, têm baixo custo e prestam-se à divulgar compra, venda ou aluguel de objetos; serviços profissionais, empregos, etc.

17

18 CARTUM OU CHARGE São desenhos humorísticos com fundo de crítica.

19 Jornais e revistas devem estar presentes nas salas de aulas, para que o professor tenha a oportunidade de comentar com os alunos algumas notícias, despertando neles o interesse pela leitura desses portadores de textos e, ao mesmo tempo, abrindo um espaço para discussão e reflexão dos problemas presentes na sociedade. “Cabe à escola viabilizar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, e ensinar a produzi-los e interpretá-los.” (Parâmetros Curriculares Nacionais- Língua Portuguesa, MEC, 1997) Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística

20 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Referências Bibliográficas: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/ SEF, 1997. SARGENTIM, Hermínio. Língua Portuguesa no Ensino Médio. São Paulo: IBEP, 1998. SARGENTIM, Hermínio. Montagem e desmontagem de textos – Português -Ensino Fundamental), 1ª ed. São Paulo: IBEP, 1999. SILVA, Antônio de Siqueira & BERTOLIN, Rafael.Curso Completo de Português. São Paulo: IBEP, 1998. http://elt0n.files.wordpress.com/2006/11/cotonete.jpg http://humortadela.com.br http://www.newtonswindow.com/newspaper.gif

21 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Classificados Poéticos Roseana Murray Procura-se algum lugar no planeta onde a vida seja sempre uma festa onde o homem não mate nem bicho nem homem e deixe em paz as árvores da floresta. Procura-se algum lugar no planeta onde a vida seja sempre uma dança e mesmo as pessoas mais graves tenham no rosto um olhar de criança.

22 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Colecionador Colecionador de cheiros troca um cheiro de cidade por um cheiro de neblina um cheiro de gasolina por um cheiro de chuva fina um cheiro de cimento por um cheiro de orvalho no vento Asas Quero asas de borboleta azul para que eu encontre o caminho do vento o caminho da noite a janela do tempo o caminho de mim

23 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Equilibrista Procura-se um equilibrista que saiba caminhar na linha que divide a noite do dia que saiba carregar nas mãos um fino pote cheio de fantasia que saiba escalar nuvens arredias que saiba construir ilhas de poesia na vida simples de todo o dia. Troco um fusca branco por um cavalo cor de vento um cavalo mais veloz que o pensamento Quero que ele me leve pra bem longe e que galope ao deus-dará que já me cansei deste engarrafamento...

24 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Perdi maleta cheia de nuvens e de flores, maleta onde eu carregava todos os meus amores embrulhados em neblina. Perdi essa maleta em alguma esquina e algum sonho e desde então eu ando tristonho sem saber onde pôr as mãos. Se andando pelas ruas você encontrar a tal maleta, por favor, me avise em pensamento que eu largo tudo e vou correndo....

25 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Vende-se uma casa encantada no topo da mais alta montanha. Tem dois amplos salões onde você poderá oferecer banquetes para os duendes e anões que moram na floresta ao lado. Tem jardineiras nas janelas, onde convém plantar margaridas. Tem quartos de todas as cores que aumentam ou diminuem de acordo com o seu tamanho e na garagem há vagas para todos os seus sonhos.

26 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Vende-se uma casa encantada no topo da mais alta montanha. Tem dois amplos salões onde você poderá oferecer banquetes para os duendes e anões que moram na floresta ao lado. Tem jardineiras nas janelas, onde convém plantar margaridas. Tem quartos de todas as cores que aumentam ou diminuem de acordo com o seu tamanho e na garagem há vagas para todos os seus sonhos.

27 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Perdi maleta cheia de nuvens e de flores, maleta onde eu carregava todos os meus amores embrulhados em neblina. Perdi essa maleta em alguma esquina e algum sonho e desde então eu ando tristonho sem saber onde pôr as mãos. Se andando pelas ruas você encontrar a tal maleta, por favor, me avise em pensamento que eu largo tudo e vou correndo....

28 Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Equilibrista Procura-se um equilibrista que saiba caminhar na linha que divide a noite do dia que saiba carregar nas mãos um fino pote cheio de fantasia que saiba escalar nuvens arredias que saiba construir ilhas de poesia na vida simples de todo o dia. Troco um fusca branco por um cavalo cor de vento um cavalo mais veloz que o pensamento Quero que ele me leve pra bem longe e que galope ao deus-dará que já me cansei deste engarrafamento...


Carregar ppt "Secretaria Municipal de Educação CASA DO PROFESSOR – 3559 3559 OFICINA: A Linguagem Jornalística Oficina Pedagógica com Professores Municipais de Ouro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google