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CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

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Apresentação em tema: "CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Sistema De Gestão da Qualidade Premissas para a Implantação do SGQ CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ CEAP CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PROF: NAZARÉ FERRÃO

2 Premissas para a Implantação do SGQ
As organizações têm problemas e dificuldades para assegurar a satisfação dos clientes e de outras partes interessadas, evidenciando a necessidade da implementação de um Sistema da Gestão da Qualidade (SGQ). Alguns sintomas que justificam a construção e a implementação de um sistema de gestão que considere: a necessidade de se ter foco no cliente; o imperativo da identificação e da análise da interdependência dos processo que agregam valor ao cliente; o asseguramento da qualidade dos produtos; e a adequada provisão e utilização dos recursos necessários para garantir que os objetivos da organização serão atingidos. Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

3 Premissas para a Implantação do SGQ
Dentre outros sintomas podem ocorrer nas organizações: Os gestores não conhecem, não monitoram e não controlam seus processos, sejam eles da área administrativa, comercial, produtiva, de manutenção, ou de materiais, convivendo com problemas relacionados à qualidade dos produtos e à produtividade dos processos; Os gestores limitam-se a atuar reativamente sobre as não-conformidades aparentes, fazendo com que as causas reais dos problemas existentes tornem-se crônicas por falta de ação corretiva ou preventiva; Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

4 Premissas para a Implantação do SGQ
Dentre outros sintomas podem ocorrer nas organizações: Os níveis praticados da qualidade e produtividade não são conhecidos pelos gerentes, pelos supervisores ou pelos operadores dos processos, que não estão habituados a estabelecer e gerenciar indicadores de desempenho; Os gestores em todos os níveis não se sentem comprometidos com a necessidade de atender aos requisitos dos clientes e aos requisito, regulamentares relacionados ao produto gerado; Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

5 Premissas para a Implantação do SGQ
Dentre outros sintomas podem ocorrer nas organizações:  Muitos problemas da qualidade e da produtividade estão ligados tanto falta de treinamento e de habilitação para a tarefa quanto ao baixo nível técnico dos executantes que não possuem a competência requerida;  Os processos são executados sem rotinas padronizadas ou com obsoletas que não são cumpridas ou questionadas, não assegurando, previsibilidade para seus resultados; Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

6 Premissas para a Implantação do SGQ
Dentre outros sintomas podem ocorrer nas organizações:  Não há preocupação com as informações necessárias ao trabalhador, nem delegação clara de autoridade para a execução da tarefa; Os equipamentos e as ferramentas utilizados, na maioria das vezes não estão calibrados ou em condições adequadas de uso; Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

7 Premissas para a Implantação do SGQ
Dentre outros sintomas podem ocorrer nas organizações: Não há preocupação com a medição daquilo que se faz, e, portanto, não se sabe realmente o que é feito; Os processos existentes não são questionados quanto à sua real capacidade de produzir com a qualidade exigida pelo cliente, seja interno ou externo; Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

8 Premissas para a Implantação do SGQ
Dentre outros sintomas podem ocorrer nas organizações: •Os níveis de desperdícios não são conhecidos, avaliados ou questionados pelos gestores, que não se sentem comprometidos com sua redução; •Os problemas são escondidos, deixando de ser registrados ou documentados para análise crítica posterior, perdendo-se os dados históricos necessários para sua solução efetiva; Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

9 Premissas para a Implantação do SGQ
Dentre outros sintomas podem ocorrer nas organizações: •Os diferentes níveis de decisão organizacional, desde a Alta Administração até o nível operacional, não têm claramente definidos seus níveis de autoridade e responsabilidade, Não existe integração dos esforços despendidos pelos diferentes processos da organização, nem alinhamento a políticas, a diretrizes e a objetivos comuns, acarretando o aparecimento de desempenhos que, apesar de serem considerados bons para os processos locais, não resultam no desempenho global desejado. Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

10 Premissas para a Implantação do SGQ
Dentre outros sintomas podem ocorrer nas organizações: •Os diferentes níveis de decisão organizacional, desde a Alta Administração até o nível operacional, não têm claramente definidos seus níveis de autoridade e responsabilidade, Não existe integração dos esforços despendidos pelos diferentes processos da organização, nem alinhamento a políticas, a diretrizes e a objetivos comuns, acarretando o aparecimento de desempenhos que, apesar de serem considerados bons para os processos locais, não resultam no desempenho global desejado. Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

11 Premissas para a Implantação do SGQ
Essas evidências não devem nem podem ser analisadas isoladamente. Atacar apenas alguns desses problemas pode gerar resultados parciais num primeiro instante, e com certeza conduzir ao fracasso ou à frustração ao longo do tempo. Há que se ter visão sistêmica, do todo, e da interdependência desses problemas. Eles não são mutuamente excludentes. Uns são efeitos, outros são causas. Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

12 Premissas para a Implantação do SGQ
A existência dos problemas é a comprovação de que as organizações precisam de um Sistema da Gestão da Qualidade capaz de comprometer as ações de gestão com políticas, objetivos e diretrizes preestabelecidos, e de implantar rotinas e padrões de gestão que levem ao tratamento das não-conformidades observadas, ao aprendizado contínuo e ao aprimoramento dos níveis de desempenho dos processos. Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

13 Conceitos Preliminares
Para melhor entendermos o Sistema da Gestão da Qualidade e seus princípios, requisitos e aplicações, torna-se necessário o alinhamento da linguagem por meio de conceitos preliminares. a estação de trabalho e seus requisitos; os conceitos de produto e cliente; os conceitos de eficiência e eficácia; as relações de autoridade e responsabilidade; o ciclo PDCA e o desdobramento de diretrizes; os itens de controle e os itens de verificação; o conceito de variabilidade. Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

14 A Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade pode ser vista como um processo que se desdobra em três ações básicas, constituindo o que foi chamado de Trilogia JURAN: o planejamento da qualidade; o controle da qualidade; e a melhoria da qualidade Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

15 A Gestão da Qualidade O Planejamento da Qualidade;
Nesta fase devem ser identificados os clientes e suas necessidades e, a partir daí, desenvolvem-se os projetos dos produtos e dos processos capazes de atender a esses requisitos. Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

16 A Gestão da Qualidade O Planejamento da Qualidade;
Nesta fase são identificados os itens de controle necessários para assegurar a eficácia desses processos. devem ser estabelecidos os padrões, os procedimentos e as rotinas para todos os processos, atividades e tarefas, desdobrando por delegação os itens de controle. Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

17 A Gestão da Qualidade O Controle da Qualidade ;
O objetivo desta fase é manutenção do processo, atendendo aos padrões que foram planejados, de modo que ele permaneça continuamente capaz de atender às necessidades e metas estabelecidas durante a fase de planejamento da qualidade. Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

18 A Gestão da Qualidade O Controle da Qualidade ;
O controle da qualidade inclui a avaliação e o monitoramento do desempenho real dos processos e dos produtos em relação aos itens de controle definidos, comparando-os com os limites de especificação considerados aceitáveis. Diante de não-conformidades, a gestão deve atuar tanto no produto quanto no processo, corrigindo-os e restabelecendo a estabilidade dentro das metas e dos níveis de controle preestabelecidos. O Controle da Qualidade visa a assegurar a eficácia planejada. Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

19 A Gestão da Qualidade O Controle da Qualidade ;
O controle da qualidade inclui a avaliação e o monitoramento do desempenho real dos processos e dos produtos em relação aos itens de controle definidos, comparando-os com os limites de especificação considerados aceitáveis. Diante de não-conformidades, a gestão deve atuar tanto no produto quanto no processo, corrigindo-os e restabelecendo a estabilidade dentro das metas e dos níveis de controle preestabelecidos. O Controle da Qualidade visa a assegurar a eficácia planejada.

20 A Gestão da Qualidade A melhoria da qualidade
A fase de melhoria ou de aprimoramento da qualidade tem como premissa que o processo esteja sendo mantido sob controle. Nesta fase busca-se melhorar os níveis de desempenho dos processos e dos produtos, agindo corretivamente ou preventivamente para eliminar os, problemas ou desperdícios crônicos naturalmente ou acidentalmente embutidos nos mesmos, sejam eles reais ou potenciais. Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

21 A Gestão da Qualidade A melhoria da qualidade
Conforme a ISO 9000: Sistemas de Gestão da Qualidade - Fundamento e Vocabulário Melhoria da qualidade é a parte da gestão da qualidade focada no aumento da capacidade de satisfazer os requisitos da qualidade, requisitos esses que podem dizer respeito aos clientes e a outras partes interessadas, aos produtos, aos processos e às leis, às normas e aos regulamentos aplicáveis aos produtos e aos processos. Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão

22 O figura abaixo representa de forma esquemática a Trilogia JURAN e as atividades da gestão qualidade. A melhoria consiste sempre na evolução entre dois níveis de desempenho previamente planejados e mantidos sob controle. Pode-se ainda observar a ocorrência de um problema ou falha contingencial, requerendo ações corretivas para retornar aos níveis de controle aceitáveis. Nível de desempenho PROBLEMA ACIDENTAL 2 CONTROLE PLANEJAMENTO MELHORIA DESPERDÍCIOS CRÔNICOS 1 CONTROLE Tempo Profa :Nazaré da Silva Dias Ferrão


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