A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A formação do Coordenador Pedagógico- desafios e práticas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A formação do Coordenador Pedagógico- desafios e práticas"— Transcrição da apresentação:

1 A formação do Coordenador Pedagógico- desafios e práticas
28/05/2013

2 Objetivos Compartilhar demandas formativas das Unidades e as Ações Formativas de DOT-P; Refletir sobre a formação como direito na especificidade da Educação infantil; Refletir sobre o papel do Coordenador Pedagógico como formador de sua Unidade.

3 Pauta: 1- Vídeo: A maior flor do mundo- José Saramago
2- Sobre os registros dos nossos encontros 3- Compartilhando as demandas formativas das Unidades de Educação Infantil 4- PEA – a Formação na Unidade 5 – Ações Formativas 6- Café 7- Para começar a conversa... 8- Leitura, reflexão e destaques 9- Socializando as aprendizagens 10 - Avaliação

4 A maior flor do mundo – José Saramago
Ilustrações – João Caetano Editora –Companhia das letrinhas

5 José Saramago, nasceu num pequeno vilarejo português chamado Azinhaga
José Saramago, nasceu num pequeno vilarejo português chamado Azinhaga. Desde criança, Saramago gostava de ler, mas como vinha de uma família muito pobre teve de abandonar a escola e ingressar num curso técnico. Publicou seu primeiro livro aos vinte e cinco anos, mas demoraria quase duas décadas para lançar outro. Em 1998, Saramago foi o primeiro autor de língua portuguesa a ganhar um prêmio Nobel.

6 “Pois um texto, assim como uma voz, é algo que sempre chama outros, que faz sempre com que outras vozes cheguem, seja por intenção, seja por efeito.” Amorim, 2004

7 Compartilhando as demandas formativas
Contextualização Espaço de escuta Análise e síntese Tomada de decisões

8 Síntese das necessidades formativas da Educação Infantil
Reunião de escuta Síntese das necessidades formativas da Educação Infantil

9 PEA’s Conhecer os PEA’s consiste em saber o que é objeto de estudo na Educação Infantil da nossa região.

10 Registro dos PEAs das Unidades

11 Ações Formativas Visitas da Equipe de Educação Infantil de
DOT- P em momentos formativos das U.E’s; Encontros de Formação; Ação com os Coordenadores Pedagógicos que “se sentem novos”

12 Leitura, reflexão e destaques
Para começar a conversa... Leitura, reflexão e destaques Texto: Notas sobre a experiência e o saber de experiência Jorge Larrosa Bondía Universidade de Barcelona, Espanha

13 Socializando as aprendizagens
Na formação somos sujeitos da experiência. Partindo dessa afirmação, quais aprendizagens contribuíram para sua identidade profissional?

14

15 do Coordenador Pedagógico
A Rotina do Coordenador Pedagógico

16 para organização da rotina do Coordenador
Sugestão de planilha para organização da rotina do Coordenador

17 Para terminar a conversa e continuar o diálogo
Estar vivo é estar permanentemente em conflito, produzindo dúvidas, certezas sempre questionáveis. Estar vivo é assumir a educação do sonho no cotidiano. Madalena Freire,2008

18 KANDINSKY Nascido na cidade de Moscou em 16 de dezembro de 1866, passou grande parte da infância em Odessa. De volta à capital russa, estudou Direito e Economia na Universidade de Moscou, chegando a diplomar-se em Direito aos 30 anos, mas desistiu dessa carreira. Nas década de 1911 Kandinsky desenvolve seus primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata. Morreu em 13 de dezembro de 1944. Tela Sky blue

19 Link para fazer a avaliação
Link para fazer a avaliação


Carregar ppt "A formação do Coordenador Pedagógico- desafios e práticas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google