A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE “Equipe de Formação Cresol Central SC/RS”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE “Equipe de Formação Cresol Central SC/RS”"— Transcrição da apresentação:

1 CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE “Equipe de Formação Cresol Central SC/RS”

2 Organograma – Formação – Cresol Central SC/RS

3 A Importância da Formação A formação é um processo de fundamental importância dentro das organizações. Ela traz benefícios que contribuem para um melhor desempenho operacional e gerencial e, como conseqüência, amplia os resultados e a satisfação dos associados. Uma Cooperativa que se preocupa com a formação, está em contínuo processo de aprendizado, visando inovação no seu atendimento, na oferta de novos produtos e serviços. O quadro funcional está comprometido com o resultado da Cooperativa. São colaboradores responsáveis com os procedimentos operacionais e conseqüentemente com todos os setores que a envolvem. Em relação aos diretores, Conselheiros de Administração e Conselheiros Fiscais, quando estão inseridos em um processo de formação constante, permanecem atualizados sobre a legislação, normas e diretrizes do sistema e, desta forma, têm mais segurança na tomada de decisões e na fiscalização das operações da Cooperativa.

4 A Importância da Formação Já os Agentes de Desenvolvimento e Crédito podem maximizar a relação comunidade/cooperativa porque ao adquirir conhecimento sentem segurança para repassar as informações e estarão mais motivados pelo envolvimento direto com a Cooperativa. Já para os associados é necessário promover a formação como meio de retirar dúvidas, esclarecer os direitos e deveres e aumentar o comprometimento. Desta forma, teremos muitas lideranças que com o passar do tempo podem contribuir para a Cooperativa. O mais importante é a capacidade de manter as pessoas em permanente processo de aprendizagem.

5 Vantagens da formação e Níveis A Cresol Central SC/RS percebe e comprova que a Formação é um poderoso instrumento de promoção da igualdade social, alavancagem de negócios e resultados. Um diferencial competitivo e uma necessidade constante para aperfeiçoamento e reciclagem dos seus diretores, colaboradores, conselhos, agentes e associados. Por tudo isso, a Equipe de Formação da Cresol Central SC/RS pensou um modelo de calendário de formação permanente, flexível às adaptações necessárias:

6 Vantagens da Formação  Linguagem padronizada;  Pessoas mais comprometidas com a Cooperativa;  Segurança na tomada de decisões;  Ampliação dos Resultados.

7 Níveis 1 – Associados: 1.1 Associados até 01 ano de associação; 1.2 Associados com mais de 01 ano de associação. 2 - Conselho de Administração: 2.1 Cooperativas Novas; 2.2 Cooperativas com um ano ; 2.3 Cooperativas acima de um ano; 3 - Conselho Fiscal; 4 - Agentes de Desenvolvimento; 5 – Colaboradores: 5.1 Colaboradores com até um ano de Sistema Cresol; 5.2 Colaboradores entre 01 a 02 anos de Sistema Cresol; 5.3 Colaboradores acima de 02 anos de Sistema Cresol.

8 Níveis 6 – Cooperativas com Problemas / Gestão Compartilhada; 7 – Cooperativas em Formação; 8 – Pós-Graduação - Colaboradores e Diretores; 9 – Coletivo de Formação; 10 – Instrutores.

9 Áreas de Formação - Crédito / PSH; - Informática- Curso de Linux(2), Software Livre (1), Congresso (1), Atualização do sistema (2) -Supervisão e Controles- Análises de índices contábeis, econômicos (Planilha de Gestão), balanços (COSIF). Limites, internos e do BACEN. Auditorias. Curso de HP-12. - RH e Produtos; - Desenvolvimento e Formação -Politicas Públicas, Agroecologia, metodologias participativas, ATER. -Comunicação - - Datas Especiais: - Dia do Agricultor - Dia do Cooperativismo - Feira da Economia Solidária - Coletivo de Formação

10 Eventos Anuais Importantes  Pré – Assembléias - Período: Novembro a Março; - Formação e Motivação – Processo Político. -Trabalho de Base. - Nomes para os conselhos.  Assembléias Gerais - Período: Janeiro a Março;  Microcrédito -Ano inteiro.  Pré-Custeio - Período: Março a Agosto - Intercâmbio Abril/agosto - Debate político – Conjuntura / Operacional.  Investimento - Período: Março a Maio - Debate político – Conjuntura / Operacional.  Fórum de Articulação Política da Região Sul (Organizações parceiras)  Fórum nas Cooperativas.  Calendário de Formação adequação ao calendário agrícola (Por Base)

11 Eventos Anuais Importantes  PSH – Leilões  Final de Ano – Confraternização  Jogos Cooperativos- Nas Bases.  Feiras – Recursos dos Projetos, FATES, Fundo de Equipamentos para Cooperativas Novas.  Valorizar o aspecto cultural da região (Cooperação e não competição)

12 Associados 1 – Associados: 1.1 Associados com até 01 ano de Associação:  Cooperativismo de Crédito (histórico, números, legislação);  Histórico do Sistema Cresol e da singular; Missão e Princípios da Cresol Central SC/RS;  Direitos e Deveres conforme o Estatuto Social;  Intercâmbios/ Dias de campo.  Orientação e Acompanhamento aos associados.  Seminários Regionais.  Critério para associação: participar do curso de formação  Conjuntura Política atual.

13 Associados 1.2 Associados com mais de 01 ano de Associação:  Cooperativismo de Crédito (histórico, números, legislação);  Histórico do Sistema Cresol;  Missão e Princípios da Cresol Central SC/RS;  Direitos e Deveres conforme o Estatuto Social;  Gestão da Propriedade;  Produtos e Serviços da Cresol Local;  Desenvolvimento Rural Sustentável;  Diversificação na Propriedade;  Agroecologia;  Agroindústrias familiares /comercialização e industrialização;  Turismo Rural;  Gênero/ mulher e jovem;  Pronaf.  Estrutura Organizativa da Cooperativa  Divulgar a importância das Instituições parceiras  Discutir Conselhos Futuros  Metodologia participativa

14 Conselho de Administração 2.1 – Cooperativas Novas:  Cooperativismo de Crédito (histórico, números, legislação);  Histórico do Sistema Cresol;  Missão e Princípios do Sistema Cresol;  Organograma do Sistema Financeiro;  Organograma da Cresol Central e Cooperativas Singulares;  Legislação para as Cooperativas de Crédito;  Limites de liberação de valores para sócios;  Patrimônio Líquido Exigível;  Grau de Imobilização;  Formação Política.  5 Cs dos Crédito  Fidelidade e Comprometimento dos Conselhos com a Singular  Divulgação – Trabalhar a marca do Sistema / Nomes dos Conselheiros –

15 Conselho de Administração 2.1 – Cooperativas Novas:  Provisões da Carteira de Crédito;  Alçadas do Comitê de Crédito;  Programa dos Agentes Comunitários de Desenvolvimento e Crédito;  Funções da Central de Crédito, das Bases Regionais e das Singulares;  Responsabilidades do Conselho de Administração;  Responsabilidades do Conselho Fiscal;  Regimento Interno do Sistema Cresol;  Sigilo Bancário;  Como organizar uma boa Assembléia Geral;  Manual de Organização de eventos;  Relatórios Importantes;  Formação Política

16 Conselho de Administração 2.2 Cooperativas com 01 ano de existência:  Cadastro Socioeconômico;  Os 5 C’s do Crédito;  Acompanhamento da Carteira de Crédito;  Saúde da Carteira de Crédito;  Crédito Rural – Legislação;  Fatores de Desenvolvimento de uma Cooperativa de Crédito;  Lista de Conhecimentos Mínimos dos Dirigentes.  Formação Política

17 Conselho de Administração 2.3 Cooperativas acima de 01 ano de existência:  Planilha de Gestão Estratégica, conhecendo e construindo uma Planilha de Gestão;  Construção dos Indicadores;  Análise da Planilha de Gestão.

18 Conselho Fiscal  Cooperativismo de Crédito (histórico, números, legislação);  Histórico do Sistema Cresol;  Missão e Princípios do Sistema Cresol;  Organograma do Sistema Financeiro;  Organograma da Cresol Central e Cooperativas Singulares;  Legislação para as Cooperativas de Crédito;  Limites de liberação de valores para sócios;  Patrimônio Líquido Exigível;  Grau de Imobilização;  Provisões da Carteira de Crédito;  Alçadas do Comitê de Crédito;  Funções da Central de Crédito, das Bases Regionais e das Singulares;  Responsabilidades do Conselho de Administração;  Responsabilidades do Conselho Fiscal;  Sigilo Bancário;  Súmula de Verificação do Conselho Fiscal;  Termo de conferência de caixa.  Formação Política

19 Sugestões  Unificar as datas – Todos os níveis no mesmo dia e em um mesmo local  Trabalhar Agentes, funcionários e conselheiros para discutir o Desenvolvimento Rural Sustentável – Processo Contínuo  Cada Base e Singular construir as datas (dias) de realização de cada curso e formação até : 15/03/07  Renovação dos Conselhos – Critérios (Seleção/avaliação).  Próxima reunião do Coletivo de Formação em Abri l.

20 Agentes Comunitários de Desenvolvimento e Crédito  Histórico do Sistema Cresol;  Missão e Princípios do Sistema Cresol;  Organograma da Cresol Central e Cooperativas Singulares;  Legislação para as Cooperativas de Crédito;  Responsabilidades do Conselho de Administração;  Responsabilidade do Conselho Fiscal;  Sigilo Bancário;  Cadastro Socioeconômico – agilizar a implementação  Produção e Comercialização da Produção.  Agroecologia  Desenvolvimento Rural Sustentável  Direitos e deveres do quadro social;  Pesquisa realizada com os agentes – seminário para divulgar resultados  Formação Política  Métodos e Metodologias  Mesmas temáticas dos associados para os agentes.

21 Colaboradores 5.1 Colaboradores com até 01 ano de Sistema Cresol  Cooperativismo no Brasil e no Mundo;  Legislação para as Cooperativas de Crédito;  Histórico do Sistema Cresol;  Missão e Princípios do Sistema Cresol;  Atendimento;  Trabalho em equipe;  Serasa;  Sigilo Bancários;  Cheques;  Arquivamento de documentos;  Manual de Normas Internas;  Manual de Procedimentos Internos;  Tratamento da Informação;  Classificação da Informação;  Motivação Pessoal / Auto estima  Formação Política e Social  Comprometimento

22 Colaboradores 5.2 Colaboradores de 01 a 02 anos de Sistema Cresol  Adiantamento a Depositantes;  Limites de liberação de valores para sócios;  Patrimônio Líquido Exigível;  Grau de Imobilização;  Provisões da Carteira de Crédito;  Alçadas do Comitê de Crédito;  Conferência de Numerário;  Controle dos valores de Caixa e Aplicações Financeiras;  Aplicação Centralizada e Contas Correntes com Bancos Conveniados.  Depósitos à vista;  Depósitos a prazo;  Segurança dos Dados;  Controle do Imobilizado;  Controle de Captações;  Motivação Pessoal / Auto estima  Formação Política e Social  Comprometimento

23 Colaboradores 5.3 Colaboradores acima de 02 anos de Sistema Cresol  Liberação de Créditos aos Associados;  Desconto de Títulos;  Renegociações;  Gestão Financeira;  Gestão Administrativa;  Manual de Operações de Crédito  Organização da Instituição;  Carteira de Recursos Próprios;  Política de Crédito;  Limites de exposição por associado;  Características da Carteira de Crédito;  Administração dos Riscos da Carteira;  Reclassificação para operações de crédito;  Produtos.  Motivação Pessoal / Auto estima  Formação Política e Social  Comprometimento

24 Cooperativas com Problemas 6 – Cooperativas com Problemas / Gestão Compartilhada 6.1 – Carteira / Matriz de Gestão 6.2 – Tomada de Decisão / Normas Internas e Legislação. 6.3 Grupos de acompanhamento das cooperativas (Departamento de gestão e controle da Central e Base Regional). 6.4 Papel e Responsabilidades dos Conselhos.

25 Cooperativas em Formação 7 – Cooperativas em Formação 7.1- 20 Passos para Constituir uma Cooperativa de Crédito; 7.2 - Apresentação Institucional Cresol Central SC/RS; 7.3 - Elaboração do Projeto de Viabilidade para o Banco Central 7.4 Formação Política 7.5 Área de Abrangência – Discussão 7.6 Assessoria através das Bases Regionais 7.7 Participação de todos os eventos promovidos pela Base e pela Central 7.8 Discutir Conselhos antecipadamente/Critérios/Perfil (político/técnico) Diretor e funcionário (Mesma pessoa – Coop. Novas)

26 Pós-Graduação 8 – Pós-Graduação - Colaboradores e Diretores. 8.1 - O Cooperativismo em tempo de globalização: estrutura e funcionamento da sociedade contemporânea; 8.2 - Cenários Político, Econômico e Agrícola do Capitalismo Global; 8.3 - Teorias do Estado e da Sociedade: Projetos Emergentes; 8.4 - Metodologia de Projetos de Pesquisa; 8.5 - Cooperativismo e Desenvolvimento; 8.6 - Teorias do Desenvolvimento e história do desenvolvimento no Brasil; 8.7- Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário: O papel da Agricultura Familiar; 8.8 - Cooperativismo e Desenvolvimento local, regional e territorial; 8.9 - Cooperativismo: História, natureza, concepções e doutrinas; 8.10 - Histórico do Cooperativismo brasileiro;

27 Pós-Graduação 8 – Pós-Graduação - Colaboradores e Diretores. 8.11 - Doutrinas e Concepções do Cooperativismo; 8.12 - Cooperativismo de Crédito Rural com Interação Solidária; 8.13 - Organização Social, relação com os associados e estratégias de trabalho coletivo; 8.14 - Gestão em Cooperativismo de Crédito; 8.15 - Funcionamento do Sistema Financeiro; 8.16 - Planejamento Estratégico; 8.17 - Mercado e Investimentos; 8.18 - Aspectos Jurídicos e tributários; 8.19 - Gestão Administrativa, Financeira e Orçamentária; 8.20 - Metodologia de análise de Projetos: avaliação da Viabilidade Econômica; 8.21 - Noções de Marketing e Publicidade; 8.22 - Desafios e Possibilidades do Cooperativismo de Crédito

28 9. Coletivo de Formação  Avaliação das atividades de formação realizadas durante o ano;  Explanação dos Projetos realizados/concluídos durante o ano;  Apresentação dos Projetos a serem realizados/concluídos durante o próximo ano;  Avaliação/ajustes do Calendário Permanente de Formação;  Análise de Conjuntura

29 10. Instrutores/Parceiros  Instrutores Internos:  Cresol Central SC/RS  Base Oeste  Base Serrana  Base Vale do Itajai  Base Noroeste  Base Alto Uruguai  Parceiros:  Apaco, Centro Vianei, Cemear, Ceap, Cepo, Cetap, ASTRF, Fetraf-Sul;  Instrutores Externos- Cerutti, Danielle, Pretto, Deser e outros.

30 Períodos Anuais de Formação

31


Carregar ppt "CALENDÁRIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE “Equipe de Formação Cresol Central SC/RS”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google