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Administração de Marketing

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Apresentação em tema: "Administração de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Administração de Marketing
Aula 2 Lúcia Silva

2 Objetivos Compreender as relações existentes entre o marketing como filosofia e como processo gerencial.

3 Marketing como filosofia
Foco no cliente Coordenação interfuncional Foco na concorrência Rentabilidade

4 Orientações da empresa
para o mercado Produção Vendas Produto Marketing Marketing holístico

5 Orientações da empresa
para o mercado Produção – produtos disponíveis e de baixo custo; eficiência produtiva e ampla cobertura de distribuição. Apropriado para momentos de crise de abastecimento – demanda supera oferta. Produto – consumidores valorizam qualidade e desempenho. Fabricar produtos superiores aos da concorrência.

6 Orientações da empresa
para o mercado Venda – esforço agressivo em vendas e promoção. Não há preocupação com o pós venda; empresas praticam quando têm capacidade de produção excessiva. Marketing – satisfação das necessidades e desejos dos mercados-alvos. Perspectiva de fora para dentro, lucro é consequência da satisfação dos clientes.

7 Orientações da empresa
para o mercado Outros departamentos Produtos e serviços Depto. Marketing Canais Comunicações Marketing interno Marketing integrado Marketing holístico Marketing Socialmente responsável Marketing de relacionamento Ética Meio ambiente Comunidade Clientes funcionários Parceiros

8 Marketing como processo gerencial
Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Associação Americana de Marketing

9 Marketing como processo gerencial
Análise do contexto de marketing Análise das necessidades e comportamento do consumidor Objetivos e estratégias da organização Segmentação e seleção do mercado-alvo Gestão Estratégica de marketing Proposta de valor Posicionamento Gestão do composto de marketing Ponto Produto Valor percebido/satisfação Preço Promoção

10 Marketing como processo gerencial
Análise do contexto e marketing Contexto interno Contexto externo Economia Político-legal Economia Sociocultural Tecnologia Concorrência Fornecedores Distribuidores Clientes

11 Marketing como processo gerencial Posicionamento pretendido
Gestão do composto de marketing Produto Variedade, qualidade Design Características Nome de marca Embalagem Serviços Preço Preço de tabela Descontos Concessões Prazo de pagamento Condições de financiamento Clientes-alvo Posicionamento pretendido Promoção Propaganda Venda Pessoal Promoção de vendas Relações Públicas Marketing Direto Merchandising Praça Canais, cobertura Variedade Locais Estoque Transporte Logística

12 Marketing como processo gerencial
4Ps 4Cs Produto Cliente (solução para o) Preço Custo (para o cliente) Praça Conveniência Promoção Comunicação Fonte: Kotler e Keller (2006)

13 Os 4 A’s Interação da empresa com o meio ambiente e avalia os resultados das ações de marketing. Análise: Utiliza instrumentos para conhecer o mercado para munir a empresa de informações que se tome decisões mais assertivas. Adaptação: processo de adequação do mix de produtos da empresa às necessidades e desejos identificados na análise.

14 Os 4 A’s Ativação: distribuição, logística, a força de vendas e o composto de comunicação de marketing. Avaliação: controle do esforço da gestão de marketing.

15 Desafios do marketing no novo milênio
Tecnologias de conexão (internet, banco de dados, telefonia celular, tv interativa) Conexões com os Clientes (marketing one to one, clientes de valor) Desafios... Conexões com os parceiros de marketing (interno e externo) Conexões com o mundo ao nosso redor (globalização, responsabilidade ambiental e social)

16 Administração de Marketing
Atividade 2 Lúcia Silva

17 Tema: Orientação para o Marketing
Todas as empresas precisam praticar o conceito de marketing? Citem empresas que não necessitam tanto desta orientação? Que empresas precisam mais dela?

18 Resposta: Todas as empresas se beneficiariam igualmente da reorientação de suas operações em direção ao conceito de marketing. Alguns exemplos de empresas que teriam menos necessidade de uma profunda orientação para o mercado, são: Empresas que possuem um mercado cativo em função de monopólio na oferta de um produto específico. Empresas que participam de concorrência para contratos governamentais – sua primeira preocupação é a eficiência em custo e a capacidade de pesquisa.

19 Resposta: Os maiores benefícios de uma orientação para o mercado favorecem as empresas e ou setores com alguma ou todas as seguintes características: A capacidade industrial excede as vendas; Os consumidores diferem em preferências; A concorrência é vigorosa; Há melhoria contínua no produto e no desenvolvimento de novos produtos; As marcas são similares e ou as inovações de marcas são rapidamente imitadas.

20 Resposta: Estas características sugerem por que a orientação para o mercado se originou entre as empresas produtoras de bens de consumo não duráveis (sabonete, cerveja, refrigerante) e eletrodomésticos. Sua difusão é um pouco mais lenta entre vendedores industriais, mas muitas empresas já estão mudando a sua orientação.


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