Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMiguel Espinola Alterado mais de 9 anos atrás
1
Seminário Nacional Brasilia 2014
2
O PROGRAMA DE APOIO AO SETOR EDUCACIONAL DO MERCOSUL (PASEM) Uma ação conjunta do Mercosul com a União Europeia Demonstra o papel central que a educação ocupa nos processos de integração da região.
3
OBJETIVO GERAL Contribuir para melhoria da qualidade da educação por meio do fortalecimento da formação profissional docente na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai.
4
METAS ESPECÍFICAS A consolidação dos vínculos interinstitucionais. A capacitação de formuladores e gestores de políticas de formação docente para a integração regional. O reconhecimento de estudos. A alfabetização e o uso das TICs para o ensino e a aprendizagem. O aprendizado do espanhol e do português como línguas estrangeiras. A criação de uma base de dados de experiências inovadoras
5
ESTRUTURA DO PASEM
6
Realizou-se a primera edição do concurso. Foram documentadas 115 experiências. Poderão vê-las no Banco de Experiências PASEM. EM BREVE Lançamento da segunda edição do concurso 2014
7
PRÓXIMOS ESTÁGIOS 2014: Entrar em contato com Ponto Focal para mais informação. Realizou-se uma prova piloto de 3 estágios de intercâmbio regional do qual participaram funcionários públicos e diretores de instituições de formação e desenvolvimento profissional docente do MERCOSUL Educativo.
8
SUBVENÇÕES A REDES Para desenvolver pesquisas conjuntas com o objetivo de planejar e implementar projetos de melhoria. 8 redes integradas por três ou quatro instituições dos países que formam o PASEM já foram beneficiadas
9
PRÓXIMA CONVOCATÓRIA DE SUBVENÇÕES A REDES Dirigida a redes já existentes Ver próximas convocatórias de propostas no site da Europeaid, meios locais e consultar Ponto Focal.
10
ESTUDOS JÁ REALIZADOS Análise dos critérios de qualidade e melhoria nas políticas de formação docente. Análise dos planos de estudo e as normas dos sistemas de formação docente. Estudo da situação atual do acesso e uso das TICs na Formação Docente. Estudo comparativo sobre as políticas de ensino e difusão do espanhol e do português nos sistemas de formação docente dos países do MERCOSUL.
11
NOVAS PROPOSTAS DE ESTUDOS Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai Análise qualitativo de casos bem sucedidos de inclusão das TICs com finalidade pedagógica na Formação e Desenvolvimento Profissional Docente. Relevamento e avaliação de materiais existentes sobre o ensino do espanhol e português como língua estrangeira
12
Novas ações orientadas para a sustentabilidade Base de experiências inovadoras Visitas de intercâmbio Repositório digital Digitalização de materiais para a formação Estudos de aprofundamento. Documentários Materiais didáticos em diferentes formatos video comunicacionais
13
EQUIPO GESTOR Diretora: Paula Pogré; ppogre@pasem.org ppogre@pasem.org Administradora: Maria Blanca Pesado Riccardi; mbp@pasem.orgmbp@pasem.org Responsável Contável : Déborah Diz; ddiz@pasem.org ddiz@pasem.org Assistente Técnica: Magali Gómez Kort; mgk@pasem.orgmgk@pasem.org PUNTO FOCAL NO BRASIL Izabel Lima Pessoa izabel.pessoa@capes.gov.br izabel.pessoa@capes.gov.br
14
Muito Obrigada
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.