A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6 As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar

7 abordagem intuitiva de conceitos; ambientes dinâmicos e interactivos; contextos de utilização motivadores. Qualquer tecla para continuar

8 aplicações da Matemática a situações do quotidiano. O porquê destas unidades … interesse formativo; Qualquer tecla para continuar

9 1. Padrões e Regularidades Numéricas 2. Relações funcionais e proporcionalidade - ‘leitura’ de dados numéricos e descoberta de relações. 3. Trigonometria - uma ‘ponte’ para as escalas e semelhança de figuras. - inter-relação de assuntos e apoios visuais diversificados; - a resolução de problemas do quotidiano; - as dificuldades do tema; - a relação com outros domínios da formação. Qualquer tecla para continuar

10 Papel do Formador e do Formando Formador Formando- lugar relevante no processo de ensino- aprendizagem, tendo à sua disposição fontes de informação diversificadas. - escolher boas situações e desafios, envolver os alunos em processos de resolução de problemas, sugerindo ‘pistas’, fontes e materiais de apoio para consulta. Qualquer tecla para continuar

11 Ambientes de Aprendizagem A aprendizagem como fenómeno situado - as interacções. - formador, formandos, desafios e materiais; Qualquer tecla para continuar

12 O que acrescenta o software educativo ? - as ilusões da ‘dispensa’ do professor; O Mat LM ‘nasceu’ como auxiliar do formador e não substitui nada nem ninguém. - as ‘confusões’ sobre a autonomia do aluno. Qualquer tecla para continuar

13 Os espaços de utilização Fora da sala de aula: A sala de aula e os contextos de utilização: - conceitos –> exploração do programa -> aplicação na prática; - ‘treino’ para consolidar e superar dificuldades; - exploração do programa -> situações de desafio –> pontos de situação e conclusões –> sistematização e apropriação progressiva dos conceitos. - apoio complementar do formador sugerindo explicações complementares. Qualquer tecla para continuar

14 Avaliação da experimentação (…) Os formandos criaram uma grande empatia com o programa (…) (a palavra aos formadores responsáveis pela experimentação) (…) O programa foi altamente apreciado e gerou um nível de entusiasmo que durou a totalidade da sessão (…) (…) notou-se uma forte motivação e entusiasmo por parte dos alunos, que nunca foi atingido no decorrer das aulas pelo método tradicional (…) (…) didaticamente interessante, boa qualidade gráfica e motivador (…) Qualquer tecla para continuar


Carregar ppt "As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google