Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmanuelle Marcelino Alterado mais de 11 anos atrás
1
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
MAJ LILAVATI / PROFa GLÁUCIA
2
TEXTOS JORNALÍSTICOS: NOTÍCIA, REPORTAGEM, CRÔNICA E CHARGE
Leitura de estudo: Livro “Português: contexto, interlocução e sentido.” (Cap. 26, p ; Cap. 27, p )
3
OBJETIVOS: Analisar gêneros da esfera jornalística.
Diferenciar gêneros jornalísticos informativos e opinativos. Diferenciar notícia e reportagem. Identificar as características da crônica e da charge.
4
ABRINDO O JORNAL O Povo, 23 mai 2012
5
CAPA O Povo, 23 mai 2012.
6
OPINIÃO O Povo, 23 mai 2012.
7
INFORMAÇÃO O Povo, 23 mai 2012.
8
NOTÍCIA Título Olho Lide Corpo O Povo, 23 mai 2012.
9
NOTÍCIA Narração: fato, pessoas envolvidas, tempo em que ocorreu o fato, lugar onde ocorreu, como e por que ocorreu o fato; Função referencial da linguagem; Linguagem impessoal, clara, objetiva, direta, padrão culto.
10
REPORTAGEM O Povo, 23 mai 2012.
11
REPORTAGEM Informa de modo mais aprofundado sobre fatos de interesse público; Estabelece conexões entre o fato central e os fatos paralelos; Pode ter caráter opinativo, questionando as causas e os efeitos dos fatos; Função referencial da linguagem.
12
NOTA O Povo, 23 mai 2012.
13
ENTREVISTA O Povo, 23 mai 2012
14
ENTREVISTA Finalidade de colher informações, depoimentos, opiniões, etc; Contém título, subtítulo e introdução: perguntas e respostas; Nome do entrevistado e do entrevistador; Linguagem culta; Verbos no presente do indicativo.
15
CRÔNICA
16
CRÔNICA Publicada em jornais e revistas;
Forma artística e pessoal fatos do cotidiano; Texto curto e leve; Objetivo divertir e/ou criticar; Narrativa: fatos, personagens, tempo e lugar; Narrador observador ou personagem.
17
CHARGE
18
CHARGE A charge está entre os gêneros opinativos da esfera jornalística: é eminentemente interpretativa e crítica. Tem por objetivo fazer uma crítica (social ou política) de fatos do cotidiano e costuma apresentar como tema uma ideia, uma pessoa ou uma situação.
19
CHARGE Compõe-se predominantemente de linguagem não-verbal e, às vezes, de linguagem verbal. Utiliza-se do humor na abordagem dos temas. Tem vida efêmera, pois sua interpretação está vinculada à situação e ao contexto histórico-social.
20
RENOVAÇÕES DO GÊNERO A Charge tem sofrido transformações em seu modo de composição e em sua forma de veiculação. Na tevê e internet, já aparece em versões eletrônicas (ou animadas) utilizando recursos de som e movimento. Às vezes, combina as linguagens do desenho e da fotografia ou até substitui o desenho pela foto.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.