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Responsabilidade Social

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Apresentação em tema: "Responsabilidade Social"— Transcrição da apresentação:

1 Responsabilidade Social
Excelência em Gestão e Responsabilidade Social Joal Teitelbaum Diretor Presidente do Conselho Diretor do PGQP 07 de Novembro de 2006

2 1 SÉCULO DE QUALIDADE 4 Estágios 1 4 2 3
A Qualidade como processo: Inspeção Final e o Conceito de descarte do produto. Foco no Produto. 1ª Grande Guerra (14/18) 1 A Estratégia da Competitividade Total Qualidade é premissa e obrigação design – inovação – certificações – responsabilidade social (BSC – 6 Sigma) 4 Década de 60 Deming e Juran no Japão A Revolução do Quality Mind O conceito da Administração participativa (CCQ’s, TQC, 5S’s) 2 Qualidade Americana e Européia. Surge o TQM – Gerenciamento da Qualidade Total A Era do Cliente – produtos confiáveis e preços baixos e entregas rápidas. Década de 80 3

3 QUALIDADE DE VIDA E SOCIEDADE
Evolução da Gestão da Qualidade CUMULATIVO QUALIDADE DE VIDA E SOCIEDADE CADEIA DO NEGÓCIO SISTEMAS Complexibilidade PROCESSOS PRODUTOS Tempo

4 A Gestão da Qualidade e suas Tendências
Os Modelos de Gestão estão mais próximos. As Técnicas e Ferramentas mais aprimoradas. Necessidade crescente de garantia da Qualidade da Gestão. Novos conceitos precisam ser incorporados no Sistema. Líderes e profissionais melhor preparados. Fazer mais com menos (competitividade).

5 Fundamentos e Princípios
Gestão Modelos de Gestão mais utilizados Critérios de Excelência/Acreditação Hospitalar Certificação Normas ISO 9000/14000/OHSAS/SA 8000 Fundamentos e Princípios Visão sistêmica Foco no cliente Liderança Abordagem por processos Valorização e envolvimento das pessoas Aprendizado e Melhoria contínua Resultados

6 Sistema Integrado de Gestão
Modelos de Gestão e Ferramentas mais usados TQC ISO 9001 5S’s / MASP CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA ISO 14000 Sistema Integrado de Gestão OHSAS 18001 SEIS SIGMA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / BSC TQM SA 8000 CCQ BENCHMARKING

7 Fazer a coisa certa, melhor que os outros e de maneira inovadora
Condicionantes da Competitividade PARA SER COMPETITIVA, UMA ORGANIZAÇÃO PRECISA: definir o seu posicionamento e suas estratégias competitivas ter eficácia operacional para realizar suas estratégias com êxito Fazer a coisa certa, melhor que os outros e de maneira inovadora

8 Gestão Estratégica

9 DIRETRIZES ESTRATÉGICAS
Formulação da Estratégia O que queremos ser (sonho) VISÃO DIRETRIZES ESTRATÉGICAS MISSÃO O que somos hoje Convicções claras e fundamentais VALORES

10 ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS VISÃO NEGÓCIO MISSÃO PRINCÍPIOS E VALORES Análise do Ambiente Análise da Situação (Oportunidades / Ameaças) (Pontos Fortes / Pontos Fracos) PRIORIZAÇÃO DE OBJETIVOS FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DEFINIÇÃO DE PROJETOS E AÇÕES

11 Modernização da gestão pública
Ser a cidade brasileira com melhor qualidade de vida, em um ambiente sustentável e participativo, através do respeito à pluralidade e da Governança Solidária Local. PREFEITURA DE PORTO ALEGRE Validação André Visão Responsabilidade Financeira Resultado para a Sociedade Promover a sustentabilidade Ambiental Garantir o equilíbrio das contas públicas Promover a Inclusão Social Desenvolver a economia local Ambiental Social Economia Foco de Atuação Promover a proteção à infância e adolescência Melhorar o acesso aos serviços de saúde Desenvolver uma cidade empreendedora Construir a visão de cidade futura Financeiro Aumentar a efetividade da arrecadação Criar uma ambiência favorável aos negócios Recuperar as áreas Colaborar para melhorar a segurança da população Assegurar o atendimento básico da população carente Alavancar formas alternativas de investimento Fomentar as atividade industriais de alta tecnologia, construção civil e turística Aprimorar o saneamento degradadas da cidade básico Governança Solidária Local Transparência Modernização da gestão pública Descentralizar o planejamento e a execução das ações Alavancar a cultura de responsabilidade social Fomentar a intersetorialidade Buscar a excelência operacional dos processos de suporte Assegurar a comunicação com a população Capacitar os colaboradores do serviço municipal Modernizar e integrar as tecnologias de informação

12 Gestão Organizacional

13 Do Círculo Vicioso para o Círculo Virtuoso
Heróis apagando incêndio Pouco progresso Pouco tempo livre Muitos problemas Planos são cumpridos Melhorias contínuas Poucos problemas Tempo para pensar

14 A P C D O Ciclo do PDCA PDCA: O Método Básico do GQT
AGIR sobre as causas, em caso de não atingimento do planejado PLANEJAR onde se quer Chegar: META Definir como chegar lá: MEIOS A P C D CAPACITAR as pessoas, se necessário VERIFICAR os resultados obtidos, comparando-os com as Metas EXECUTAR o que foi planejado

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16 7.5 MIL ORGANIZAÇÕES COM ADESÃO
Resultados 1.1 MILHÃO DE PESSOAS 7.5 MIL ORGANIZAÇÕES COM ADESÃO 1.848 Organizações Diplomadas 303 Organizações Premiadas 130 MIL ACESSOS/MÊS NO PORTAL 250 MIL PESSOAS COM CAPACITAÇÃO UMA REDE COM 77 COMITÊS Voluntários do PGQP

17 100 Entidades na Liderança 15 mil Agentes multiplicadores
Quem somos Uma organização auto-sustentável e não Governamental, que atua através de um sistema de Rede de Comitês, utilizando trabalho voluntário. 100 Entidades na Liderança 15 mil Agentes multiplicadores

18 Quem somos Missão: Promover a competitividade do Estado e a qualidade de vida das pessoas, através da busca da Excelência em Gestão. Visão : Ser referência mundial na promoção da competitividade da sua região.

19 Organizações com Termos de Adesão
Estrutura do PGQP CONSELHO SUPERIOR CONSELHO DIRETOR SECRETARIA EXECUTIVA Comissões Técnicas Comitês Temáticas Sist. de Avaliação Micro e Peq. Empresas Setoriais Regionais Selo de Qualidade Organizações com Termos de Adesão Pessoas Conscientização e Motivação Recursos Humanos Articulação Institucional Método de Gestão Serviços Tecnológicos

20 Comitê Santa Cruz do Sul
Estrutura do Conselho Superior do PGQP Jorge Gerdau Johannpeter Presidente Aloysio Bohnen Vice-Presidente Comitê Vale do Taquari FARSUL Joal Teitelbaum SCT Comitê Vale dos Sinos SEDAI Paulo Tigre DIEESE Comitê Transportes Comitê Serra Gaúcha FEDERASUL Bolivar Moura Comitê Farmacêutico SEBRAE Comitê Gráfico Comitê Papel/Papelão FIERGS Comitê SENAI FECOMÉRCIO Comitê Santa Cruz do Sul Comitê Plástico

21 Estrutura do Conselho Diretor do PGQP
Joal Teitelbaum Diretor Presidente Bolivar Moura Paulo Tigre Diretor Vice-Presidente Diretor Vice-Presidente Controle Claus Suffert Décio Schnack João Polanczyk Fernando Mattos José Paulo Martins Eduardo Guaragna Diretor Diretor de Diretor da Diretor Relações Diretor de Diretor de Planejamento Técnico Mobilização Área Pública Institucionais Marketing Estratégico

22 Ser referência mundial na promoção da qualidade e gestão para a competitividade da sua região
Rev. em Promover a competitividade do estado para melhoria da qualidade de vida das pessoas Resultado Pró- atividade na busca da competitividade do Estado Fidelização por relacionamento e soluções e sociedade Clientes Soluções Influência Financeira Elevar a eficácia das Organizações Mobilizar e qualificar o setor público Articular iniciativas Estratégicas relevantes à competitividade Ser reconhecido como modelo no 3o. Setor Buscar Auto sustentação do negócio PGQP - Soluções de valor agregado - Melhoria da imagem/valorização da marca - Facilitador de acesso à gestão - Otimizar resultados Ganho de mercado Pesquisa e Inovação - Conscientização e influência - Informações relevantes - Projetos complementares - Nível estrutural Credibilidade Competência Produtividade dos recursos Eficiência - Projetos auto-sustentáveis Processos Desenvolver soluções adequadas aos segmentos, visando fidelização Mobilizar lideranças Implementar práticas de governança Aprimorar captação e gestão de recursos priorizando os clientes atuais resultados sobre competitividade Transparência Liderança no CS/CD Atendimento a requisitos Estimular a inovação Criar alianças e relacionamentos visando soluções e articulações Implementar processo de relacionamento com o cliente (CRM) - Margem por produtos - Rentabilidade por segmentos - Custos Benchmarking novas soluções segmentação Aprendizado e Crescimento Cultura e gestão Organização e competências Tecnologia informação Manter Incentivo ao trabalho voluntário Alcançar a Excelência em gestão Adequar e capacitar a S.E. Potencializar a rede de Comitês Desenvolver Sistemas de T. I. como suporte - Infra-estrutura - Liderança - Capacitação - Alinhamento na gestão e comunicação - Atuação por segmento - Novas competências Estrutura de Organização Comunicação com Comitês Cultura de Mudança e Inovação Melhoria sistêmica PNQ Banco de dados relacional BI – Inteligência no negócio - Reconhecimento - Motivação - Capacitação - Mobilização

23 Congresso Internacional
Evento anual, que reúne aproximadamente participantes. Está em sua 7ª edição.

24 Acesso Facilitado e Baixo Investimento
O Que Disponibilizamos às Organizações Acesso Facilitado e Baixo Investimento INFORMAÇÃO CONHECIMENTO MÉTODO DIAGNÓSTICO TREINAMENTO CERTIFICAÇÃO RECONHECIMENTO

25 Prêmio Nacional da Qualidade
Sistema de Avaliação 2006 1000 750 Nível 3 250 e 500 Nível 1 e Nível 2 Critérios de Excelência RELATÓRIO DE GESTÃO Prêmio Nacional da Qualidade AVALIAÇÃO DA GESTÃO Excelência PNQ

26 Critérios de Excelência Hoje – PNQ/PGQP
® Modelo de Excelência da FNQ

27 Objetivos Prêmio Qualidade RS
Instrumento de reconhecimento às organizações que demonstrem, em avaliações especializadas, um modelo de gestão em sintonia com os critérios do Sistema de Avaliação adotado pelo PGQP. Nível 3 Nível 1 Nível 2

28 PRÊMIO QUALIDADE RS Evento anual, que reúne em torno de pessoas, para reconhecer as organizações que mais se empenharam na busca pela qualidade e competitividade. Esse evento está na sua 11ª edição.

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30 EMPRESAS GAÚCHAS NA CONQUISTA DO PNQ A CONQUISTA DA CLASSE MUNDIAL
Copesul Gerdau Aços Finos Piratini Santa Casa Dana Joal Teitelbaum Escritório de Engenharia ® Modelo de Excelência da FNQ

31 Ganhos com Qualidade na Área da Saúde

32 Reconhecimentos Prêmio Qualidade RS – Troféu Bronze 1998
Prêmio Top de Marketing – ADVB/RS 1998 1999 Prêmio Qualidade RS – Troféu Prata 2000 Prêmio Qualidade RS – Troféu Ouro Prêmio Qualidade RS – 2º Troféu Ouro Prêmio Top Ser Humano 2001 Prêmio Nacional da Qualidade ® Prêmio de Acreditação PALC 2002 2003 Prêmio Qualidade RS Troféu Diamante 2004 Prêmio Top de Marketing – ADVB/RS

33 Hospital Pompéia – Caxias do Sul
Taxa de Reclamações dos Clientes (%)

34 Hospital Pompéia – Caxias do Sul
Média de Permanência (dias)

35 Faturamento anual em R$ (milhões)
Hospital Mãe de Deus Faturamento anual em R$ (milhões)

36 Comitê Setorial da Saúde / Resultados
351 Adesões Pessoas Envolvidas 117 Organizações da Saúde com mais de 100 pontos 32 Organizações da Saúde Premiadas 04 Hospitais e 01 clínica Acreditados 08 Em processo de Acreditação SIPAGEH – cerca de 142 Hospitais, sendo 18 de fora do Estado participando do Sistema pessoas treinadas no SIPAGEH No Brasil: 50 hospitais acreditados 300 hospitais estão em processo de acreditação

37 Unimed – Porto Alegre Receita Líquida (R$)

38 PMG - Programa de Melhoria da Gestão
Saúde PMG - Programa de Melhoria da Gestão Objetivos: Implementar uma metodologia para a melhoria da gestão dos serviços de saúde alinhada com padrões nacionais e internacionais. Estabelecer um Sistema de Gestão baseado em processos nas Organizações do Serviço de saúde.

39 Cronograma de Implementação - PMG
PASSO 1: Workshop de Sensibiliza-ção PASSO 3: Planeja-mento da Implemen-tação PASSO 5: Implemen-tação PASSO 7: Avaliação PASSO 2: Diagnóstico Inicial PASSO 4: Capacitação Fundamentos Des. Líderes Ger. Processos Ger. Projetos PASSO 6: Reuniões de Acompa-nhamento 12 Meses

40 Faturamento hospitalar
Saúde Programa de Melhoria da Gestão Gestão do paciente Internação Ambulatório Pronto atendimento SAME Gestão financeira Faturamento hospitalar Contas a pagar Contas a receber Gestão básica hospitalar Gestão estratégica Indicadores e Metas BSC Custos hospitalares Gestão de materiais Compras Suprimentos

41 Saúde Programa de Melhoria da Gestão FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO
Custeio; Fontes de financiamento; Adesão; Compromisso.

42 Saúde Programa de Melhoria da Gestão MERCADO PGQP Entidades de Classe
EXECUÇÃO - PGQP (CSS) Parceiros (técnicos) - Consultorias (Credenciados) PROMOÇÃO MERCADO PGQP Entidades de Classe Governo Capacitação Assessoria AcompanhamentoGerencial Corpo Gestor dos Hospitais Alianças/Parceria FINANCIAMENTO

43 O que esperam de nós... “Uma Sociedade Moderna é
aquela que tem instituições bem Administradas.” “ Uma organização que não gera bons resultados é irresponsável ” Peter F. Drucker


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