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Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.

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Apresentação em tema: "Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil
Fevereiro 2012

2 SAAS - Premissas Inovação Avaliação: plataforma x processo
Acompanhamento x Resultados  Transparência nos resultados

3 Objetivos do SAAS e-Tec
Apoio à gestão da Rede e-Tec Brasil Apoio à melhoria continuada dos cursos Suporte à instituição e coordenação do curso Prévia de avaliações regulatórias (credenc./recred.) Informações ágeis (gestão pró-ativa)

4 Características gerais do SAAS e-Tec
On line (sistema web) Abrangência na coleta Agilidade nos resultados Instrumentos específicos e flexíveis Questões QUANTITATIVAS e QUALITATIVAS (fechadas) (abertas)

5 O que avaliar? Referências utilizadas
Categorias do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do SINAES (Portaria 563, 21/02/06, Art. 2º) Experiências avaliativas existentes

6 O que avaliar? Dimensões avaliativas Curso Polos Disciplinas

7 O que avaliar? Curso Dimensões avaliativas Disciplinas Polos
Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente

8 O que avaliar? Dimensões avaliativas Disciplinas Curso Polos
Material didático Plano de ensino Corpo pedagógico

9 O que avaliar? Polos Dimensões avaliativas Curso Disciplinas
Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológ. Pessoal

10 Quem avalia o quê? Avaliador Curso Disciplinas Polo X Estudante
Coordenador de polo Coordenador de curso Coordenador geral Tutor presencial Tutor a distância Professor

11 (ao final de cada disciplina)
Quando avaliar? Ensino-aprendizagem (ao final de cada disciplina) Avaliação dos polos Geral do curso Período ou semestre

12 Requisitos Cadastro (dados da oferta no período): - O que (edição do curso, disciplinas), - Quando (início e final das disciplinas) - Por quem (professores e tutores) Para quem (estudantes em cada polo) - Onde (polos, coord. de polo, tutores presenciais) IMPORTANTE: - Nome, CPF e (estudantes) - nome, CPF, e fone (demais avaliadores)

13 Recursos Bolsista com dedicação exclusiva para: - Atualizar os dados da instituição no SAAS; - Mobilizar a comunidade acadêmica a participar; - Acompanhar a divulgação dos resultados avaliativos. SAAS no ambiente Moodle: Apresentação, objetivos, quem avalia, o que é avaliado, equipe e contatos; - Vídeos com tutoriais mostrando como usar; - Relatórios com resultados gerais: 2010, 2011 e 2012.

14 Desafios Culturais: - Resistência à avaliação - Uso dos resultados (gestores) Nível de participação: Voluntária X Obrigatória - Sensibilização - Motivação

15 SAAS – Evolução Nov/ 2010 Teste piloto Focos: Curso e Polo Cadastro:
24 instituições 42 cursos 396 polos estudantes 579 tutores 286 professores Avaliações: de estudantes 117 de professores 516 dos outros Dez/ 2011 1ª. rodada Focos: Curso, Polo e Disc. Cadastro: 39 instituições 177 cursos 452 polos estudantes 2.392 tutores 1.496 professores Avaliações: 8.029 de estudantes 330 de professores 1.727 dos outros 10,3% do total Evolução cadastral Evolução do SAAS: Entrada de dados Wizard  Gerentes Consultas/Relatórios Bugs

16 SAAS - Evolução Set/ 2012 2ª. rodada Focos: Curso e Polo. Cadastro:
45 instituições 257 cursos 639 polos estudantes 1.282 tutores 598 professores Avaliações: de estudantes 192 de professores 1.767 dos outros Dez/ 2012 3ª. rodada Focos: Curso, Polo e Disc. Cadastro: 49 instituições 236 cursos 782 polos estudantes 1.865 tutores 998 professores Avaliações parciais: 8.109 de estudantes 469 de professores 1.949 dos outros Evolução cadastral Evolução do SAAS: Entrada de dados Wizard  Gerentes Consultas/Relatórios Bugs

17 Resultados Período, Foco, Avaliador, Quali/Quanti e Filtros: - Global, eixo tecnológico, região geográfica, curso, edição de curso, dimensão e tópico Disponibilidade: - Logo que a coleta for finalizada Acesso aos resultados: Quantitativos  todos os avaliadores Qualitativos (abertas)  coordenadores de curso

18 SAAS – Perspectivas Consolidação do processo avaliativo Nova versão
Abrangência funcional Avaliação Perfil de ingressantes e situação de egressos Gestão para prevenção da evasão Performance

19

20 Alguns resultados Avaliação do Projeto pedagógico - Professores
( n=195; n=192 e n=387)

21 Alguns resultados Avaliação do Projeto pedagógico - Estudantes
( n=2.653; n=2.515 e n=2.543)

22 Alguns resultados Avaliação do currículo do curso por eixos

23 Alguns resultados Avaliação do currículo do curso - Estudantes

24 Avaliação da secretaria do curso na instituição ofertante
Alguns resultados Avaliação da secretaria do curso na instituição ofertante ( n=2.653, n=2.515 e n=2.543).

25 Alguns resultados Motivação dos estudantes com o curso

26 Alguns resultados Dedicação de tempo dos estudantes ao curso

27 Alguns resultados Avaliação dos recursos tecnológicos - Polos

28 Avaliação da adequação das inst. nos laboratórios
Alguns resultados Avaliação da adequação das inst. nos laboratórios

29 Alguns resultados Avaliação da adequação das inst. nos laboratórios

30 Estudantes por instituição no SAAS

31 Estudantes por instituição no SAAS

32 Estudantes por instituição no SAAS

33 Detalhamento das dimensões avaliativas em tópicos

34 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Curso
Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente

35 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Curso
Projeto pedagógico Currículo Articulação com outros programas Atividades acadêmicas Estágios curriculares e certificação Comprometimentos com o curso Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente

36 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Curso
Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Atuação do coordenador do polo Articulação instituição ofertante X polo Acompanhamento dos estudantes

37 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Curso
Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Recursos materiais Secretaria do curso Condições de trabalho

38 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Curso
Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Capacitação e articulação Recursos humanos (apoio recebido)

39 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Curso
Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Ambiente virtual de ensino-aprendizagem

40 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Curso
Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Motivação Esforço Tempo dedicado ao curso

41 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Disciplinas
Material didáticos Plano de ensino Corpo pedagógico (profs. e tutores)

42 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Disciplinas
Frequencia de uso Qualidade da informação Avaliação global Material didáticos Plano de ensino Corpo pedagógico (profs. e tutores)

43 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Disciplinas
Material didáticos Plano de ensino Corpo pedagógico (profs. e tutores) Objetivos e carga horária da disciplina Critérios de avaliação de desempenho Estratégias de ensino Atividades desenvolvidas

44 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Disciplinas
Material didáticos Plano de ensino Corpo pedagógico (profs. e tutores) Busca por atendimento Interação com professor(a) da disciplina Interações com tutores a distância Atendimento prestado por tutores presenciais

45 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Polos
Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal

46 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Polos
Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Instalações físicas

47 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Polos
Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Acesso aos materiais didáticos Acessibilidade

48 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Polos
Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Laboratório(s) do polo Laboratório(s) móvel(is)

49 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Polos
Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Adequação Disponiblidade

50 O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos  Polos
Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Recursos humanos do polo Quantidade Capacitação

51 Dúvidas?

52 Equipe responsável pelo projeto UFSC/SAAS e-Tec
Renato Cislaghi, Silvia Nassar, Beatriz Wilges, Araci Hack Catapan, Wesley Gonçalves, Masanao Ohira


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