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PublicouSofia Lobato Alterado mais de 9 anos atrás
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Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil
Fevereiro 2012
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SAAS - Premissas Inovação Avaliação: plataforma x processo
Acompanhamento x Resultados Transparência nos resultados
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Objetivos do SAAS e-Tec
Apoio à gestão da Rede e-Tec Brasil Apoio à melhoria continuada dos cursos Suporte à instituição e coordenação do curso Prévia de avaliações regulatórias (credenc./recred.) Informações ágeis (gestão pró-ativa)
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Características gerais do SAAS e-Tec
On line (sistema web) Abrangência na coleta Agilidade nos resultados Instrumentos específicos e flexíveis Questões QUANTITATIVAS e QUALITATIVAS (fechadas) (abertas)
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O que avaliar? Referências utilizadas
Categorias do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação do SINAES (Portaria 563, 21/02/06, Art. 2º) Experiências avaliativas existentes
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O que avaliar? Dimensões avaliativas Curso Polos Disciplinas
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O que avaliar? Curso Dimensões avaliativas Disciplinas Polos
Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente
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O que avaliar? Dimensões avaliativas Disciplinas Curso Polos
Material didático Plano de ensino Corpo pedagógico
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O que avaliar? Polos Dimensões avaliativas Curso Disciplinas
Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológ. Pessoal
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Quem avalia o quê? Avaliador Curso Disciplinas Polo X Estudante
Coordenador de polo Coordenador de curso Coordenador geral Tutor presencial Tutor a distância Professor
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(ao final de cada disciplina)
Quando avaliar? Ensino-aprendizagem (ao final de cada disciplina) Avaliação dos polos Geral do curso Período ou semestre
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Requisitos Cadastro (dados da oferta no período): - O que (edição do curso, disciplinas), - Quando (início e final das disciplinas) - Por quem (professores e tutores) Para quem (estudantes em cada polo) - Onde (polos, coord. de polo, tutores presenciais) IMPORTANTE: - Nome, CPF e (estudantes) - nome, CPF, e fone (demais avaliadores)
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Recursos Bolsista com dedicação exclusiva para: - Atualizar os dados da instituição no SAAS; - Mobilizar a comunidade acadêmica a participar; - Acompanhar a divulgação dos resultados avaliativos. SAAS no ambiente Moodle: Apresentação, objetivos, quem avalia, o que é avaliado, equipe e contatos; - Vídeos com tutoriais mostrando como usar; - Relatórios com resultados gerais: 2010, 2011 e 2012.
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Desafios Culturais: - Resistência à avaliação - Uso dos resultados (gestores) Nível de participação: Voluntária X Obrigatória - Sensibilização - Motivação
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SAAS – Evolução Nov/ 2010 Teste piloto Focos: Curso e Polo Cadastro:
24 instituições 42 cursos 396 polos estudantes 579 tutores 286 professores Avaliações: de estudantes 117 de professores 516 dos outros Dez/ 2011 1ª. rodada Focos: Curso, Polo e Disc. Cadastro: 39 instituições 177 cursos 452 polos estudantes 2.392 tutores 1.496 professores Avaliações: 8.029 de estudantes 330 de professores 1.727 dos outros 10,3% do total Evolução cadastral Evolução do SAAS: Entrada de dados Wizard Gerentes Consultas/Relatórios Bugs
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SAAS - Evolução Set/ 2012 2ª. rodada Focos: Curso e Polo. Cadastro:
45 instituições 257 cursos 639 polos estudantes 1.282 tutores 598 professores Avaliações: de estudantes 192 de professores 1.767 dos outros Dez/ 2012 3ª. rodada Focos: Curso, Polo e Disc. Cadastro: 49 instituições 236 cursos 782 polos estudantes 1.865 tutores 998 professores Avaliações parciais: 8.109 de estudantes 469 de professores 1.949 dos outros Evolução cadastral Evolução do SAAS: Entrada de dados Wizard Gerentes Consultas/Relatórios Bugs
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Resultados Período, Foco, Avaliador, Quali/Quanti e Filtros: - Global, eixo tecnológico, região geográfica, curso, edição de curso, dimensão e tópico Disponibilidade: - Logo que a coleta for finalizada Acesso aos resultados: Quantitativos todos os avaliadores Qualitativos (abertas) coordenadores de curso
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SAAS – Perspectivas Consolidação do processo avaliativo Nova versão
Abrangência funcional Avaliação Perfil de ingressantes e situação de egressos Gestão para prevenção da evasão Performance
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Alguns resultados Avaliação do Projeto pedagógico - Professores
( n=195; n=192 e n=387)
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Alguns resultados Avaliação do Projeto pedagógico - Estudantes
( n=2.653; n=2.515 e n=2.543)
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Alguns resultados Avaliação do currículo do curso por eixos
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Alguns resultados Avaliação do currículo do curso - Estudantes
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Avaliação da secretaria do curso na instituição ofertante
Alguns resultados Avaliação da secretaria do curso na instituição ofertante ( n=2.653, n=2.515 e n=2.543).
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Alguns resultados Motivação dos estudantes com o curso
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Alguns resultados Dedicação de tempo dos estudantes ao curso
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Alguns resultados Avaliação dos recursos tecnológicos - Polos
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Avaliação da adequação das inst. nos laboratórios
Alguns resultados Avaliação da adequação das inst. nos laboratórios
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Alguns resultados Avaliação da adequação das inst. nos laboratórios
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Estudantes por instituição no SAAS
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Estudantes por instituição no SAAS
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Estudantes por instituição no SAAS
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Detalhamento das dimensões avaliativas em tópicos
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Curso
Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Curso
Projeto pedagógico Currículo Articulação com outros programas Atividades acadêmicas Estágios curriculares e certificação Comprometimentos com o curso Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Curso
Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Atuação do coordenador do polo Articulação instituição ofertante X polo Acompanhamento dos estudantes
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Curso
Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Recursos materiais Secretaria do curso Condições de trabalho
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Curso
Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Capacitação e articulação Recursos humanos (apoio recebido)
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Curso
Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Ambiente virtual de ensino-aprendizagem
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Curso
Formatação e implantação Coordenação Infraestrutura Pessoal AVEA Corpo discente Motivação Esforço Tempo dedicado ao curso
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Disciplinas
Material didáticos Plano de ensino Corpo pedagógico (profs. e tutores)
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Disciplinas
Frequencia de uso Qualidade da informação Avaliação global Material didáticos Plano de ensino Corpo pedagógico (profs. e tutores)
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Disciplinas
Material didáticos Plano de ensino Corpo pedagógico (profs. e tutores) Objetivos e carga horária da disciplina Critérios de avaliação de desempenho Estratégias de ensino Atividades desenvolvidas
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Disciplinas
Material didáticos Plano de ensino Corpo pedagógico (profs. e tutores) Busca por atendimento Interação com professor(a) da disciplina Interações com tutores a distância Atendimento prestado por tutores presenciais
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Polos
Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Polos
Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Instalações físicas
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Polos
Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Acesso aos materiais didáticos Acessibilidade
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Polos
Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Laboratório(s) do polo Laboratório(s) móvel(is)
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Polos
Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Adequação Disponiblidade
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O que e quando avaliar? Dimensões avaliativas e tópicos Polos
Infraestrutura Biblioteca Laboratórios Recursos tecnológicos Pessoal Recursos humanos do polo Quantidade Capacitação
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Dúvidas?
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Equipe responsável pelo projeto UFSC/SAAS e-Tec
Renato Cislaghi, Silvia Nassar, Beatriz Wilges, Araci Hack Catapan, Wesley Gonçalves, Masanao Ohira
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