A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comércio Eletrônico em Micro e Pequenas Empresas Paulo Bastos Tigre Grupo de Inovação / Instituto de Economia da UFRJ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comércio Eletrônico em Micro e Pequenas Empresas Paulo Bastos Tigre Grupo de Inovação / Instituto de Economia da UFRJ."— Transcrição da apresentação:

1

2 Comércio Eletrônico em Micro e Pequenas Empresas Paulo Bastos Tigre Grupo de Inovação / Instituto de Economia da UFRJ

3 Oportunidades CE p/MPE Economias de Velocidade Inserção em redes de firmas e cadeias produtivas Acesso a mercados Redução de custos de transação

4 Tipologia de uso de CE Incipiente: empresa usa apenas e-mail Interativo: empresa tem website mas não oferece possibilidade de transações online Transacional: Operação de compra/venda pode ser concluída online.

5 Presença na Web

6 Uso Internet na MPE Tamanho não influencia adoção de CE: - MP compram mais e oferecem mais serviços técnicos que empresas maiores - Intranet e Extranet restrita a grandes Empresa média: falta flexibilidade organizacional, pessoal qualificado e tem maior aversão ao risco

7 Benefícios CE

8 Principais obstáculos ao comércio eletrônico

9 Políticas de Difusão na MPE Acesso compartilhado (correios, quiosques) Tecnologias apropriadas (computadores em rede, software aberto) Informações tecnológicas (SEBRAE, SENAI) Foco em clusters horizontais e verticais


Carregar ppt "Comércio Eletrônico em Micro e Pequenas Empresas Paulo Bastos Tigre Grupo de Inovação / Instituto de Economia da UFRJ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google