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As Respostas de Activity Burst e congelamento condicionadas ao contexto do rato Yossi Zana Seminário – PUC-Rio.

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1 As Respostas de Activity Burst e congelamento condicionadas ao contexto do rato Yossi Zana Seminário – PUC-Rio

2 Você esta com Medo?

3 Condicionamento Clássico Aprendizagem que ocorre quando um estímulo neutro se torna associado a um estímulo não condicionado para provocar uma resposta condicionada. I. Pavlov I. Sechenov

4  Estímulo Neutro (NS): Um estímulo que antes do condicionamento naturalmente não provoca a resposta de interesse.  Estímulo não condicionado (UCS): um estímulo que provoca uma UNC sem ser condicionado previamente  Resposta não condionada (UCR): uma reação não aprendida para um UCS (reflexiva).  Estímulo condicionado (CS): um estímulo que foi um NS e que através de acoplamento com um UCS provoca uma CR.  Resposta condicionada (CR): uma reação aprendida para um CS como resultado de um acoplamento anterior com um UCS (aprendida) Condicionamento Clássico

5 Condicionamento ao Contexto Procedimento Básico Dia 1 (treinamento): Transporte do rato da gaiola-casa à caixa experimental. Transporte do rato da gaiola-casa à caixa experimental. 3 min depois: 4 choque de 1mA em 20 seg de intervalo. 3 min depois: 4 choque de 1mA em 20 seg de intervalo. 30 depois do último choque: transporte do rato à gaiola- casa. 30 depois do último choque: transporte do rato à gaiola- casa. Dia 2 (teste): Transporte do rato da gaiola-casa à caixa experimental. Transporte do rato da gaiola-casa à caixa experimental. 8 min depois: transporte do rato à gaiola-casa. 8 min depois: transporte do rato à gaiola-casa.Medidas: Congelamento: Rato esta ativo ou “congelamento” (sem movimentos fora os de respiração)

6 Condicionamento ao Contexto Procedimento Básico 0:003:003:203:404:004:30 Dia 1 Treinamento 0:003:008:00 Dia 2 Teste

7 Condicionamento ao Contexto Contexto Choque Activity burst Contexto Contexto Choque Congelamento  Estímulo Neutro (NS): Contexto  Estímulo não condicionado (UCS): Choque  Resposta não condicionada (UCR): activity burst e congelamento  Estímulo condicionado (CS): Contexto  Resposta condicionada (CR): congelamento

8 Condicionamento ao Contexto Congelamento Fanselow 1982

9 Congelamento Imobilidade defensiva Imobilidade defensiva Índice de condicionamento clássico de medo ao contexto Índice de condicionamento clássico de medo ao contexto   Congelamento é um CR:   Quanto menos similar o contexto, menor a resposta   Congelamento não é um UR:   Aumento do intervalo entre treinamento e teste não reduz congelamento Depende do intervalo entre colocação na caixa e choque Depende do intervalo entre colocação na caixa e choque 1-15 seg = fraco (1-15 seg = fraco (Interpretação: (1) não havia tempo suficiente para processar o CS (2) outros CS foram selecionadas) 45-135 seg = forte45-135 seg = forte >135 seg = fraco (falta de associação temporal>135 seg = fraco (falta de associação temporal).

10 Condicionamento ao Contexto Activity burst e congelamento: Fanselow 1982 Dia 1 (treinamento): Transporte do rato da gaiola-casa à caixa experimental. Transporte do rato da gaiola-casa à caixa experimental. 3 min depois: 4 choque de 1mA em 20 seg de intervalo. 3 min depois: 4 choque de 1mA em 20 seg de intervalo. 30 depois do último choque: transporte do rato à gaiola-casa. 30 depois do último choque: transporte do rato à gaiola-casa. Dia 2 (teste): Transporte do rato da gaiola-casa à caixa experimental. Transporte do rato da gaiola-casa à caixa experimental. 3 min depois: 1 choque de 0.4, 1 ou 1.6mA. 3 min depois: 1 choque de 0.4, 1 ou 1.6mA. 8 min depois: transporte do rato à gaiola-casa. 8 min depois: transporte do rato à gaiola-casa.Medidas: Congelamento: Rato esta ativo oe “congelado” (sem movimentos fora os de respiração). Pré e pós choque. Latência: duas amostras consecutivas de congelamento após o choque Activity burst: Atividades no intervalo entre o choque e o congelamento (20 seg no teste). Inclui pular, girar, correr e vocalizar.

11 Condicionamento ao Contexto Activity burst e congelamento: Fanselow 1982 Latência: 0.41.01.6 mA 4.251222.5 seg

12 Condicionamento ao Contexto Activity burst e congelamento: Fanselow 1982

13 Activity Burst Aumenta com a intensidade do choque-teste Aumenta com a intensidade do choque-teste Duração e intensidade não dependem da intensidade do choque no treinamento Duração e intensidade não dependem da intensidade do choque no treinamento Pode ser considerada uma medida da percepção da intensidade do choque, mas veja DeLorey et al. 1998 Pode ser relacionada com reação de pânico em humanos. Mas pode ser influenciada pelo nível de atividade inicial (linha de base).

14 Modulação Farmacológica da Activity Burst Fanselow, 1984 Índice de Activity burst: atraso do freezing Naxolona: antagonista opiático (aumenta percepção de dor) Aumenta congelamento (pós) Será que Naxolona atuou aumentando a percepção do choque?

15 Percepção do Choque e Activity Burst DeLorey et al. 1998 Camundongos geneticamente alterados. Demonstram comportamentos relacionados com o síndrome de Angelman, com deficiência de aprendizagem. Quantificação da percepção da intensidade do choque Quantificação da activity burst Quantificação do congelamento

16 De Oca et al. 1998 Modelo de Fanselow (1991): vPAG é envolvida na expressão de medo, enquanto outras estruturas, como a amídala que se comunica com a PAG, são envolvidas na aquisição.

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19 4 Tipos de Respostas de Congelamento Brandão et al. 2008


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