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AULA TÉCNICA 26 2006 INSTRUTOR: SCOPINO. SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MOTRONIC SENSORES 3.

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1 AULA TÉCNICA 26 2006 INSTRUTOR: SCOPINO

2 SCOPINO TREINAMENTOS INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MOTRONIC SENSORES 3

3 ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.

4 INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC GRP NA PÁGINA INICIAL DO SITE UMEC

5 Já tivemos aulas sobre a introdução e sensores no sistema de injeção eletrônica MOTRONIC. Agora veremos: DETALHES SOBRE OS SENSORES 3

6 DIAGRAMAÇÃO ECUECU TEMP. ÁGUA TEMP. AR ROTAÇÃO MEDIÇÃO DE AR POSIÇÃO BORBOLETA DETONAÇÃO SENSOR DE OXIGÊNIO INJETORES BOBINA CANISTER ATUADOR M. LENTA EGR LÂMPADA DE DIAGNOSE CONECTOR DIAGNOSE RELÉS SENSOR DE FASE

7 SENSOR DE VELOCIDADE HOMOCINÉTICA ESQUERDA

8 SENSOR DE VELOCIDADE NO CASO DO VECTRA M 1.5.4 ESTÁ POSICIONADO NA RODA DIANTEIRA ESQUERDA, EXATAMENTE COMO O SENSOR DE FREIO ABS. INFORMA À ECU A VELOCIDADE DO VEÍCULO PARA A ESTRATÉGIA DE ENRIQUECIMENTO DA MISTURA E CONTROLE DO CÂMBIO AUTOMÁTICO.

9 DETALHES TAMBÉM HÁ O SENSOR EM OUTROS VEÍCULOS, MAS NÃO É UM SINAL PRIMORDIAL. EM VEÍCULOS COM COMPUTADOR DE BORDO, TAMBÉM É UTILIZADO PARA CÁLCULOS DE VELOCIDADE E AUTONOMIA.

10 SENSOR DE BORBOLETA

11 É UM POTENCIÔMETRO LIGADO DIRETAMENTE AO EIXO DA BORBOLETA ACELERADORA. É ALIMENTADO COM TENSÃO DE 5 VOLTS E ATERRADO EM OUTRO TERMINAL, A RESPOSTA É ENVIADA À ECU CONFORME VARIAÇÃO DA ABERTURA DA BORBOLETA.

12 CORPO DE BORBOLETA

13 DICA TÉCNICA NÃO DEVE SER ALTERADA A POSIÇÃO DO PARAFUSO BATENTE DA BORBOLETA, POIS A MESMA VEM CRAVADA APÓS MEDIÇÃO DE VAZÃO DE AR NO FABRICANTE. A IMPREGNAÇÃO E CARBONIZAÇÃO DE ÓLEO OCORRE COM FREQUÊNCIA.

14 SENSOR DE DETONAÇÃO INFORMA À ECU A OCORRÊNCIA DO FENÔMENO DA DETONAÇÃO. ESTE SENSOR É DO TIPO PIEZOELÉTRICO E CADA VEZ QUE ENVIA UM SINAL A ECU ATRASA O PONTO DE IGNIÇÃO, E QUANDO CESSA A DETONAÇÃO, OCORRE NOVAMENTE O AVANÇO DO PONTO.

15 DETONAÇÃO TORQUE: CABEÇOTE: 0,8 KGM BLOCO: 2,0 KGM

16 SONDA LAMBDA É O SENSOR QUE FECHA O CIRCUITO E O FUNCIONAMENTO DA INJEÇÃO ELETRÔNICA, ONDE A ECU RECEBE O RETORNO DO CONTROLE DE MISTURA ATRAVÉS DO TI (TEMPO DE INJEÇÃO). INDICA MISTURA POBRE OU RICA, ATRAVÉS DA VARIAÇÃO DO SINAL DE RESPOSTA.

17 SONDA LAMBDA

18 DICA TÉCNICA NOS SISTEMAS MOTRONIC, TEMOS SONDA LAMBDA DE: 1 FIO 3 FIOS 4 FIOS OBS. HÁ MUITA FALHA EM SONDA DE 1 FIO CAUSADO POR FALTA DE ATERRAMENTO E DE TEMPERATURA DA SONDA.

19 PERGUNTA NO SISTEMA MOTRONIC É POSSÍVEL REGULAR A ROTAÇÃO DO MOTOR VIA SCANNER ?

20 RESPOSTA EM ALGUNS SISTEMAS SIM. POR EXEMPLO, NO VECTRA M 1.5.4 É POSSÍVEL AJUSTAR A ROTAÇÃO DO MOTOR E O PONTO DE IGNIÇÃO.

21 OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 27 ATUADORES Instrutor Scopino

22 E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO


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