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Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro Empresa: RioBusTur Grupo: Fernanda Bernardes, Juliana Almeida, Luiz Felipe, Mayra Rizzi. Projetos de Empresas.

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1 Pontifícia Universidade Católica Rio de Janeiro Empresa: RioBusTur Grupo: Fernanda Bernardes, Juliana Almeida, Luiz Felipe, Mayra Rizzi. Projetos de Empresas Professor: Luiz Brandão

2 Sumário Executivo Proposta de Negócio Proposta de Negócio: Uma linha de ônibus focada no público turista na cidade do Rio de Janeiro. Justificativa Justificativa: -A cidade recebe cerca 1,7 milhão de turistas estrangeiros e 5 milhões de turistas nacionais por ano. - Não há nenhuma empresa que oferece transporte de massa de maneira regular exclusivamente no perímetro que compreende as principais atrações turísticas do Rio de Janeiro.

3 Descrição do Serviço Funcionamento do serviço Funcionamento do serviço: -Serviço regular de transporte de passageiros entre os principais pontos turísticos da cidade; - Circularão diariamente 14 ônibus no trajeto que compreende os principais pontos turísticos da cidade. Bilhetes Bilhetes: - O preço será de acordo com a validade do bilhete: Bilhete de 24 horas: R$ 30,00 Bilhete de 3 dias: R$ 75,00 Bilhete de 7 dias: R$ 160,00 - Os bilhetes permitirão aos passageiros embarcar e desembarcar livremente em qualquer um dos ônibus da frota da RioBus Tur. - A venda ocorrerá nos próprios veículos, além dos hotéis, parceiros e demais pontos turísticos.

4 Descrição do Serviço Horário de Funcionamento Horário de Funcionamento: 24 horas Tempo de Intervalo Tempo de Intervalo: Segunda a Quinta: Horário: 06h às 20h – intervalo de 20 minutos 21h às 06h – intervalo de 60 minutos Sexta a Domingo: Horário: 06h às 21h – intervalo de 20 minutos 21h às 06h – intervalo de 40 minutos Percurso Percurso : 06h às 21h: Diurno 21h às 06h: Noturno

5 Descrição do Serviço

6

7 Missão Transportar vidas com qualidade e segurança, fazendo com que seus clientes realizem uma viagem agradável e inesquecível através dos pontos de maior destaque da cidade Maravilhosa. Visão Ser a primeira opção para aqueles que desejam conhecer os lugares de maior destaque da cidade do Rio de janeiro. Descrição do Serviço

8 Mercado-alvo Público-alvo: - Turistas de lazer de todas as idades; - Guias de turismo. Perfil do turista que visita a cidade: Sexo: 60% homens, 40% mulheres; Forma de hospedagem: 80% hotéis, 15% apartamentos de temporada, 5% casa de amigos; Freqüência de visita ao Rio: 80% vieram ao rio pela primeira vez, 20% já vieram ao rio pelo menos uma vez; Intenção de voltar: 95% pretendem voltar; 5% não pretendem voltar; Permanência média: 3 a 7 dias – 80%, 8 a 12 dias – 11%, mais de 12 dias – 9%; Atrativos Turístico que mais atraiu no Rio de Janeiro: 35% - Pão de açúcar, 30% - Corcovado, 25% - Floresta da Tijuca, 10% - Jardim Botânico. Pontos negativos percebidos pelos turistas: 35% população de rua, 20% falta de informação turística, 17% taxi, 12% comércio ambulante, 10% guias de turismo, 6% diversão noturna; Organização da viagem: 65% por conta própria, 35% através de uma agencia de viagens. Prefeitura do Rio de Janeiro

9 Mercado-alvo Riscos percebidos: Risco Financeiro: T urista pode comprar um bilhete para 3 ou 7 dias por exemplo e logo no primeiro dia não ficar satisfeito com o serviço. Risco de Desempenho: Os turistas podem perceber como um risco o desempenho do serviço oferecido pela RioBus Tur, o tempo de intervalo entre os veículos, já que o tempo é um fator valorizado pelo nosso público-alvo. Risco Físico: Existe em decorrência das altas taxas de criminalidade na cidade, os turistas são constantemente o principal alvo de assaltantes no Rio de Janeiro.

10 Evidencias Físicas -Veículos confortáveis, visando a satisfação do cliente. Incentivos Visuais: Tamanho: - 2 andares, tendo cada andar a capacidade de 39 pessoas (capacidade total do ônibus será de 78 lugares). - Dimensões além de obedecerem às normas de espaço interno estabelecidas pela Cotran (Conselho Nacional de Trânsito) proporcionam aos consumidores conforto. Forma / Layout: - O 1º andar terá janelas grandes para facilitar a visualização da paisagem durante a trajetória entre os pontos; - O 2º andar será aberto, estando ao ar-livre - TVs que informam o nome e a foto do próximo ponto turístico no qual o ônibus passará. Cores: - As cores externas do ônibus serão as mesmas da cidade do Rio de Janeiro (azul, branco e vermelho). O piso será no padrão do calçadão de Copacabana. - O interior será de cor branca e terá o hino da cidade descrito com letras vermelhas e azuis, em 3 idiomas. O piso será no padrão do calçadão de Copacabana.

11 Modelo: Evidencias Físicas

12 Preço Valor percebido pelo cliente O principal benefício percebido pelos clientes é a flexibilidade de poder embarcar e desembarcar nos pontos turísticos escolhidos de acordo com o tempo disponível e interesse de cada cliente. Demanda A demanda esperada para os nossos serviços está diretamente relacionada a quantidade de turistas que visitam a cidade do Rio de Janeiro Concorrência/Substitutos Nossos concorrentes são: - Empresas de ônibus que circulam na cidade e prestam serviços de transporte público; - Táxis; - Metrô; - Empresas que prestam serviços de transportes particulares;

13 Preço Custos operacionais: - Combustível - Salários - Manutenção - Reposição da Frota - Escritório e garagem - Depreciação

14 Premissas operacionais km/percurso74 km/l3 Preço diesel R$ 2,00 Percursos/dia5 Idade máxima da frota (anos)5 Funcionários90 Custo/funcionário R$ 3.000,00 Manutenção/ônibus/mês R$ 4.000,00 Custo de escritório e garagem R$ 30.000,00 Preço médio da passagem R$ 30,00 Premissas de investimento Número de ônibus14 Preço/ônibus R$ 500.000,00 Ônibus - preço de venda R$ 140.000,00 Finanças

15 Custos Combustível R$ 103.600,00 Salários R$ 270.000,00 Manutenção R$ 56.000,00 Reposição da Frota R$ 84.000,00 Escritório e garagem R$ 30.000,00 Custo mensal R$ 543.600,00 Depreciação R$ 116.666,67 Receita Venda de Passagens R$ 669.990,00 Receita Total R$ 669.990,00 LAIR R$ 126.390,00 IRPJ R$ 29.597,50 ISS R$ 33.499,50 Lucro R$ 63.293,00 ROI11% Custos Combustível R$ 103.600,00 Salários R$ 270.000,00 Manutenção R$ 56.000,00 Reposição da Frota R$ 84.000,00 Escritório e garagem R$ 30.000,00 Custo mensal R$ 543.600,00 Depreciação R$ 116.666,67 Receita Venda de Passagens R$ 1.339.980,00 Receita Total R$ 1.339.980,00 LAIR R$ 796.380,00 IRPJ R$ 197.095,00 ISS R$ 66.999,00 Lucro R$ 532.286,00 ROI91% Pessimista (4% dos turistas) Simulações Otimista (8% dos turistas)

16 Promoção conjunta em pontos de informação turística – associação com RioTur e Embratur. Venda de bilhetes, com comissão para o estabelecimento vendedor, em hotéis, albergues, portos e aeroportos. Contato com editoras de guias de viagem (Lonely Planet, Frommers, Michelin, Rough Guides). Produtos: CDs com as músicas do Rio, camisetas do RioBus Tur, canecas. Relacionamento com funcionários de hotel e guias turísticos. Associações com agências de viagens. Promoção

17 Cidade em momento de expansão do turismo Grande público potencial não servido Mercado altamente regulado/fechado Prestação de serviço diferenciado Impacto amplo na cidade Indicadores financeiros favoráveis Conclusão


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