A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prêmio Jovens Leitores 2008. Algumas Lições ROBERT BARNARD DECODE ESTEJA PRESENTE EM TODAS AS FASES DA VIDA!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prêmio Jovens Leitores 2008. Algumas Lições ROBERT BARNARD DECODE ESTEJA PRESENTE EM TODAS AS FASES DA VIDA!"— Transcrição da apresentação:

1 Prêmio Jovens Leitores 2008

2 Algumas Lições

3 ROBERT BARNARD DECODE ESTEJA PRESENTE EM TODAS AS FASES DA VIDA!

4 AJUDE OS PAIS!

5 COMPROMETA-SE COM CAUSAS!

6 + + + + na próxima novidade ESTEJA EM TODAS AS PARTES @

7 TUDO COM O MÁXIMO DE AUTENTICIDADE...

8 Circulação: 448,142 Warsaw, Poland PRÊMIO JOVENS LEITORES Jornal do Ano Gazeta Wyborcza O QUE ELE FEZ: Reforçar e continuar com o enfoque Pensar Jovem UM JORNAL PARA OS PRIMEIROS PROCLAMACÃO DO PRÊMIO: Gazeta para os jovens

9 Circulação: 448,142 Warsaw, Poland PRÊMIO JOVENS LEITORES Jornal do Ano Gazeta Wyborcza O QUE ELE FEZ: Reforçar e continuar com o enfoque Pensar Jovem Ensinar os leitores jovens a protestar contra a repressão no Tibet imprimindo sua bandeira. Na primeira semana houve 1000 fotos de leitores levando a bandeira. PRIMEIRA CAUSA UMA PÁGINA DE FOTOS DE LEITORES

10 Circulação: 448,142 Warsaw, Poland PRÊMIO JOVENS LEITORES Jornal do Ano Gazeta Wyborcza O QUE ELE FEZ: Reforçar e continuar com o enfoque Pensar Jovem Ensinar os leitores jovens a protestar contra la represión no Tibet imprimindo sua bandeira. Na primeira semana houve 1000 fotos de leitores levando a bandeira. Depois da derrota na Eurocopa criaram um mini-campeonato de futebol para os leitores mais jovens. PRIMEIRO PRÊMIO UMA PÁGINA SOBRE OS JOVENS CAMPEÕES

11 Circulação: 22 000 Exeter, United Kingdom PRÊMIO MUNDIAL JOVENS LEITORES: MARCA Express & Echo O QUE ELE FEZ: O jornal organizou um concurso para jovens cujo melhor desenho foi impresso em sacolas ecológicas. Se obteve como resultado um aumento dos leitores jovens e uma diminuição de 25% no uso de sacolas de plástico para as compras. PRIMEIRA CAUSA

12 PRÊMIO MUDIAL JOVENS LEITORES: JORNAL NA EDUCAÇÃO Rheinesche Post O QUE ELE FEZ: News to Use – um projeto que vinculou o jornal aos jovens no início de suas carreiras, uma etapa crucial de suas vidas. 80 companhias deram jornais a 323 aprendizes (de 16-25 anos) para fomentar a compreensão escrita e o conhecimento de assuntos atuais. As companhias assinaram os jornais por seis meses. O jornal ofereceu 4 eventos especiais e questionários sobre notícias gerais e compreensão. PJE PARA ADULTO Circulação: 404 744 Düsseldorf, Germany

13 Circulação: 250 000 Montréal, Canada PRÊMIO MUNDIAL JOVENS LEITORES: EDITORIAL Le Journal de Montréal O QUE ELE FEZ: Criaram uma versão para crianças de seu exitoso infográfico cotidiano 5 minutes. Produziram com o pessoal do jornal e estudantes graduados, com a ajuda da classe primária que apresentou a idéia escolhida para o infográfico da semana. FIRST INFO- GRAPHIC

14 Circulação: 105 000 Lexington, Kentucky, USA O QUE ELE FEZ: Criaram e dirigiram o uso em todo o estado, de Sr. Dogwood vai a Washington, uma história seriada sobre dois cachorros em viagem por estradas que também ensinam história. Um enfoque multi-plataforma com a possibilidade de: escutar os personagens lendo a historia através de podcasts; visitar websites para conseguir mais informacão e conhecer, através de visitas organizadas pelo jornal, cachorros como os da historia. LER E APRENDER COM DIVERSÃO PRÊMIO MUNDIAL JOVENS LEITORES: INSTRUÇÃO Lexington Herald-Leader

15 Circulação diária conjunta: 1.43 million 20 títulos de toda a África do Sul PRÊMIO JOVENS LEITORES: SERVIÇO PÚBLICO Iniciativa de 20 jornais sul-africanos para atenuar a greve de professores O QUE ELE FEZ: Em resposta à longa greve de docentes na África do Sul do pós-apartheid, esses jornais agiram ativamente para diminuir o prejuízo educativo oferecendo uma variedade de suplementos baseados no programa não ministrado. Os exemplares chegaram a todas as classes sociais, setores sócio-econômicos e zonas geográficas. Os materiais foram convertidos desde então em parte intehrante do sistema escolar, como ferramentas chaves para a preparacão de provas e testes. PRIMEIRA CAUSA

16 Circulação: 1.6 million Kerala, India MENÇÃO DO JURI: SERVIÇO PÚBLICO Malayala Manorama O QUE ELE FEZ: Respondeu à deterioração do cuidado das pessoas mais idosas por meio do lançamento de uma campanha Estamos com você y a capacitacão de 3000 jovens. Promoveu mudançass na política pública da região. PRIMEIRA CAUSA

17 VENHA PARA A ÍNDIA ! Mesa Redonda Anual sobre Público Leitor Jovem Domingo, 22 de março, pela manhã

18 Circulação: 181 248 Zagreb, Croatia MENÇÃO DO JURI: SERVIÇO PÚBLICO 24 SATA O QUE ELE FEZ: Criou uma voz para os pais e as crianças fazendo campanha para mudar a lei sobre o tratamento de crianças com deficiências na Croácia. O jornal defendeu com êxito a lei pela qual se reconhecia o estatuto de empregado a um pai que tinha a custódia vitalícia de crianças que necessitavam de cuidados especiais permanentes, sem que eles estivessem a cargo dele. AJUDA AOS PAIS

19 Circulação: 55 948 Cork, Ireland MENÇÃO DO JURADO: SERVIÇO PÚBLICO Irish Examiner O QUE ELE FEZ: Os jornalistas escreveram notas exaustivas sobre a realidade do uso de drogas entre os jovens. Se incluiu uma guia de 35 páginas em papel glaseado dentro do periódico para proporcionar conselhos aos pais sobre como falar com seus filhos sobre os efeitos das drogas. Campanha de rádio extensiva. O Parlamento bancou 250 000 ejemplares. AJUDA PARA OS PAIS

20 Circulation: 5 000 weekly Kakhetis, Georgia MENÇÃO DO JURI: SERVIÇO PÚBLICO Kakhetis Khma (Voz de Kakhetis) O QUE ELE FEZ: Criaram um Programa líder para jovens no qual os participantes realizaram serviços para a comunidade e o jornal cobriu essas atividades em múltiplas plataformas. Slogan:Podemos melhorar nossa vida. As atividades incluíram limpeza de ruas, trabalho durante as eleições e envolveu 1.678 jovens. Os lucros com vendas subiram 50%. Papel protagônico de líder

21 Circulação: 170 000 Osnabrück, Germany MENÇÃO DO JURI: MARCA Neue Osnabrücker Zeitung PRIMEIROS LEÕES O QUE ELE FEZ: Usaram ao máximo o nascimento de seis leões no zoo local para conectar-se con a audiência jovem. Um suplemento para jovens com fotos e pôsteres brilhantes dos recém-nascidos, conselhos para maquiar-se como leões, produtos temáticos, concurso de pintura, vídeos e atividades online que aproximaram as crianças do jornal e de um evento local entusiasmante.

22 Circulação: 146 000 Braunschweig, Germany MENÇÃO DO JURI: JORNAL E EDUCAÇÃO Braunschweiger Zeitung PRIMEIRO JORNAL O QUE ELE FEZ: Projeto especial de jornal na escola para crianças de 3 a 6 anos. Jornais gratuitos entregues durante três semanas, visitas ao chefe de Redação, mascote especial como guia através do jornal. Claramente o melhor em um país que já tem iniciado vários desses projetos.

23 Circulação: 115 000 Rio de Janiero, Brazil MENÇÃO DO JURI: EDITORIAL O Dia O QUE ELE FEZ: Em sua série de revistas 200 anos – A Família Real..., O Dia apresentou uma resenha histórica com mais novidade, mais apaixonante e jornalística da monarquia brasileira destinada aos jovens. Insertada durante seis semanas, as revistas em formato de tirinhas foram logo usadas como recursos educativos nas salas de aula. FIRST HISTORY

24 Circulação: 180 000 Porto Alegre, Brazil MENÇÃO DO JURI: EDITORIAL Zero Hora O QUE ELE FEZ: O jornal insertou diretamente em artigos de interesses para os jovens a referência a uma marca, Kzuka, destinada à juventude. O projeto fez com que os jovens se sentissem representados e envolvidos no jornal, ao dar ao conteúdo original uma nova cara mais jovem através de enquestes e investigacões sobre esse público. A mudança produziu um incremento de 27% nas vendas entre os leitores jovens, superando a anterior. FIRST BRANDING

25 Circulação: 95 000 Copenhagen, Denmark MENÇÃO DO JURI: EDITORIAL Ekstra Bladet O QUE ELE FEZ: Ofereceu às escolas uma plataforma especial na internet para criar jornais no estilo do Ekstra Bladet e imprimiu 1000 exemplares gratuitos. Participaram 130 escolas. PRIMEIRO JORNAL

26 MENÇÃO ESPECIAL: EDITORIAL LEQUIPE O QUE ELE FEZ: O jornal esportivo mais importante da França criou edicões digitais bi- semanais gratuitas, para crianças de 9 a 14 anos. Os leitores viram as páginas, assistem vídeos e fazem muitas atividades interativas. Em 5 meses, atraiu 20 mil assinantes e um alto nível de satisfação. Um caso a se levar em conta... PRIMEIRO JORNAL ESPORTIVO Circulação: 346 000 Issy les Moulineaux (Paris), France

27 Prêmio Jovens Leitores 2009 Prazo final 29 Maio Prêmio Principal: Uma viagem com tudo pago a Novas Conexões, a 8 a Conferência sobre Público Leitor Jovem Nova 5ª Categoria: Gerando notícias – Jovens como jornalistas Prêmio Especial: Liberdade de Imprensa – Ajudando os jovens a tomarem consciência Prazo especial antecipado 31 MARCH Un sondeo (de 25 minutos) de 3 500 personas entre 15 y 29 años para conocer el tipo de lector.

28 Resultados para E.E.U.U., Finlandia e Países Baixos Uma sondagem (de 25 minutos) de 3.500 pessoas entre 15 e 29 anos para conhocer o tipo de leitor.

29 QUANDO COMECEI A LER UM JORNALQUEM ME ANIMOU < 14 anos< 11 anos Minha mãe* Um professor** 58 %FINLANDIA 28 %54 % 41 % 55 %E.E.U.U.30 % 46 % 33 % 45 %PAÍSES BAIXOS13 % 57 % 29 % * 3 to 11 % > par los padres Os leitores recordam...

30 Os programas de alfabetismo

31 Sabemos que aprender com a imprensa significa aprender democracia ( significa mais que nada, não só Aprender SOBRE democracia, mas aprender A SER democrático....)

32 Confirmacão recente em investigacões feitas na Argentina (2008, 1997), e nos EEUU (2007) Outras posibilidades: Suécia África do Sul E vocês?

33 Por enquanto… Um primeiro estudo deste tipo indica que os programas clássicos de alfabetismo multimedia fazem o contrário. O Prof. Paul Mihailidis (Universidad de Hofstra) pôs a proba esta hipótese: Se se desenvolvem nos sujeitos atitudes críticas para ter acesso, avaliar, analizar e produzir meios de informacão, entenderão melhor o papel que desempenham os meios e suas responsabilidades na sociedade civil.

34 MÉTODO: sujeitos de investigacão quase experimental, junto con grupos de discussão RESULTADOS: globalmente os estudantes inscritos em um curso de alfabetismo multimedia aumentaram suas atitudes de compreensão, análise e avaliação dos meios. Tanto fizeram em TV e Rádio como nos meios impressos.

35 WAN Contribui com o programa de estudos de alfabetismo multimedia que o Departamento para a Libertade de Expressão, Democracia e a Paz da Organização das Nações Unidas para a Educacão, Ciência e Cultura (UNESCO) está desenvolvendo. O projeto pretende transmitir a importância da liberdade de imprensa e incitar os estudantes a mobilizarem-se para consegui-la em suas sociedades.

36 WAN Planeja uma nova edicão de seu caderno de exercícios Exprésate tu mismo, que proporciona exercícios para que os estudantes explorem o tema da libertade da imprensa. O formato permitirá aos jornais imprimi-lo no interior de uma edicão como muitos fizeram com o Passaporte Mundial de Leitura de Jornais (World Newspaper Reading Passport) da WAN.

37 Obrigada Aralynn McMane Diretora dos Programas Jovens Leitores Associação Mundial de Jornais France amcmane@wan.asso.fr


Carregar ppt "Prêmio Jovens Leitores 2008. Algumas Lições ROBERT BARNARD DECODE ESTEJA PRESENTE EM TODAS AS FASES DA VIDA!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google