Linguagens, Códigos e suas DANÇA: danças mundiais

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1 Linguagens, Códigos e suas DANÇA: danças mundiais
Tecnologias - Arte Ensino Fundamental, 8° Ano DANÇA: danças mundiais

2 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DANÇA: danças mundiais. Danças mundiais Cada povo possui diferentes formas de expressão e a dança se apresenta como uma das mais importantes. Como forma de linguagem corporal, a dança é também uma linguagem social e cultural, que se desenvolveu ao longo da história. Elementos como culinária, trajes típicos, história, dança podem ser a síntese das aspirações, dos sonhos e da arte de um povo. Imagem: Antonio Maria Esquivel  / La bailaora Josefa Vargas.,1840 /Colección Duque de Alba / Domínio público.

3 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DANÇA: danças mundiais. Danças tribais As danças tribais surgiram desde os tempos mais remotos e se desenvolveram em sociedades que preservam os costumes antigos, a tradição. Na tela “A dança dos tapuias”, Albert Eckhout mostra uma cena de dança entre índios guerreiros e antropófagos. Imagem: Albert Eckhout / Dança dos Tapuias, século XVII, óleo sobre tela / National Museum of Denmark / Domínio público.

4 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DANÇA: danças mundiais. As danças tribais geralmente simbolizam os valores de um povo, suas crenças e costumes. Podem ser associadas a ritos de passagem (entrada na puberdade, casamento, nascimentos ou morte), guerras, rituais de fertilidade, celebrações sazonais (festas de plantio e colheita, primavera, etc.). As danças tribais ocorrem principalmente na África, Américas e Austrália. Geralmente são danças circulares ou dançadas em filas. A dança portuguesa dos “Pauliteiros”, proveniente da região de Miranda, é uma dança de provável origem guerreira. Imagem: Mário Pires - Retorta.Net from Portugal / Uma Apresentação dos Pauliteiros de Miranda Durante uma Festa do Avante de 2005 / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

5 Características das danças tribais:
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Características das danças tribais: Dança tribal feminina de Ruanda. Mostra a delicadeza da mulher através de movimentos de pantomima. São dançadas em fileiras ou em círculo; são acompanhadas de instrumentos de percussão, corda, metal ou sopro; têm forte caráter religioso; enfatizam a tradição e os costumes; os dançarinos utilizam adereços chamativos; a indumentária é mais sofisticada; uso de máscaras, pintura corporal; há muita cadência e ritmo. Imagem:Fanny Schertzer / Dançarinos ruandeses / GNU Free Documentation License.

6 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DANÇA: danças mundiais. Danças populares As danças populares são as formas de dança criadas pelo povo de forma espontânea. Também chamadas de folclóricas, muitas dessas danças passaram a representar o próprio povo da qual se originaram. Podem ser classificadas em danças de salão e danças comunitárias ou de festivais. Imagem: Cherryberry777 / Domínio público. Tlacolero é um personagem mascarado de uma dança típica mexicana.

7 Características das danças populares:
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Características das danças populares: Dança japonesa. Podem ser dançadas individualmente, em grupo ou em par; são acompanhadas de instrumentos de corda e percussão; têm caráter social; enfatizam o lúdico, a diversão; os dançarinos utilizam roupas típicas ou folclóricas; uso de maquiagem ou não por parte das mulheres principalmente; há cadência, pantomima, galanteio e ritmo. Imagem: Autor Desconhecido / Domínio público.

8 Tango Origem: Argentina.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Tango Origem: Argentina. Música: o tango, música compassada, podendo ser tocada por vários instrumentos. Como se dança: em par. É considerada uma dança de salão. História: no início, o tango era dançado apenas por homens, negros, que imitavam os movimentos da briga dos galos. Mas a popularização da dança só ocorreu mesmo com Carlos Gardel, com suas músicas melancólicas que falavam de amor com final trágico, o que possibilitou que o tango pudesse ser dançado por casais. Imagem: tripalbum.net /Tango / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Genérica.

9 Flamenco Origem: Espanha.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Flamenco Origem: Espanha. Música: Tocada com guitarra flamenca, Cajon (caixa), castanholas e ao som do sapateado. Como se dança: individualmente, em par ou em grupo. Mulheres se mostram sensuais e poderosas, e os homens mostram a virilidade. História: provavelmente surgiu a partir de forte influência árabe. Em Sevilha é uma dança tipicamente cigana. Imagem: Wolfgang H. Wögerer, Wien / Dançarina Flamenca / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

10 Dança Maori Origem: Ilhas do Pacífico. Música: tambores.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Dança Maori Origem: Ilhas do Pacífico. Música: tambores. Como se dança: em grupo. Na dança tradicional, os homens portam suas armas e fazem “caretas”, é uma forma de mostrar o quanto são ferozes e corajosos. História: a dança dos guerreiros maoris só passa a ser executada pelos homens na puberdade, quando a comunidade acredita que já estão prontos para serem guerreiros. As expressões faciais são uma forma de se intimidar o inimigo. Imagem: Henryhbk / Kahurangi Maori Dance group / Domínio público.

11 Hula Origem: Havaí. Música: tocada com tambores.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais Hula Origem: Havaí. Música: tocada com tambores. Como se dança: em grupo. As mulheres dançam hula de forma sensual, mexendo os quadris e executando movimentos com as mãos. História: os havaianos acreditam que essa dança foi criada pela deusa Pele, a deusa dos vulcões, para encantar seu amado. Na dança, os gestos contam a história de Pele, seu amor pelos elementos naturais, representando o ondular das águas e o movimento das folhagens sopradas pelos ventos, etc. Imagem: U.S. National Archives and Records Administration / Havaina mostrando como fazer a dança da Hula a turistas / Domínio público.

12 Dança dervixe ou sufi Origem: Oriente Médio.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Dança dervixe ou sufi Origem: Oriente Médio. Música: tocada com tambores, flautas e instrumento de corda. Como se dança: pode ser dançada em grupo ou individualmente. Em movimentos giratórios, contínuos. Pode ser dançada por homens (o mais comum) ou por mulheres. História: os dervixes são os monges de uma seita mística do Islã. Segundo as crenças desse grupo religioso, o fiel pode entrar em contato com Deus (Alah) através da música e da dança. Existem várias formas de dança dervixe, a da imagem ao lado é encontrada no Egito. Imagem: Wouter Hagens / Dervish dancer in hotel in Luxor, Egypt / GNU Free Documentation License.

13 Kathakali Origem: Índia.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Kathakali Origem: Índia. Música: tocada com tambores, flautas, instrumentos de corda, etc. Como se dança: em grupo, ou individualmente. É uma dança cênica. História: os indianos possuem diversos tipos de dança, como a Odissi e a Kathakali, ambas associadas com apresentações cênicas. O dançarino de Kathakali possui grande prestígio social, são treinados desde crianças e executam gestos, passos e movimentos com os pés e expressões faciais que indicam o personagem que representam. Imagem: Mangesh Nadkarni / Um artista Kathakali / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

14 Sapateado Origem: Irlanda.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Sapateado Origem: Irlanda. Música: música tradicional irlandesa, celta, com gaitas de fole, harpas e o próprio som dos sapatos. Como se dança: em grupo, formando círculos ou linhas paralelas. História: dança antiga, executada pelos celtas das insulares (moradores das ilhas). Alguns pesquisadores acreditam quem tenha influenciado a formação de várias danças tradicionais europeias como a tarantela, danças portuguesas e outras cujos povos descendam dos celtas. Imagem: U.S. Army / Membros da Academia Davis de sapateado irlandês / Domínio público.

15 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DANÇA: danças mundiais. Odori Origem: Japão. Música: lentas, ou ritmadas, com tambores, flautas, instrumentos de corda. Como se dança: a dança pode ser individual ou em grupo. História: em japonês odori quer dizer “dança”, na verdade existem vários tipos de dança japonesas: Awa, Bon, Eisa, Sansa (tambores) , Oiran, cada uma dançada em um determinado período do ano ou estação, ou em ocasiões específicas. Também existem danças relacionadas ao teatro Kabuki. Imagem: Rdsmith4 / Odori / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

16 Belly dance (Dança do ventre) Origem: Oriente Médio.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Belly dance (Dança do ventre) Origem: Oriente Médio. Música: música ritmada, com tambores, flautas, bandeirolas, e outros instrumentos. Como se dança: a dança pode ser individual ou em grupo. História: vários povos da Antiguidade realizavam essa dança, que provavelmente surgiu na Mesopotâmia. Era uma dança da fertilidade, dedicada a uma deusa (Ishtar, Ísis, etc.), com várias modificações: com véus, espadas, etc. Imagem: Jean-Léon Gérôme / Dance of the Almeh /Domínio público.

17 La Tarantella, Léon Bazille Perrault(1832-1908)
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Tarantela Origem: Itália. Música: música ritmada, com pandeirolas, sanfonas, violas. Como se dança: em grupo, aos pares dentro de círculos. História: dança executada por camponeses durante o verão na região de Nápoli. Os camponeses acreditavam que, quando alguém era picado por uma tarântula, tinha que se mover de forma rápida e intensa, dando pulos e saltando para que o veneno saísse com o suor, daí surgiu a tarantela. O nome da dança vem de tarântula. Imagem: Léon Bazille Perrault / La Tarantella / Domínio público. La Tarantella, Léon Bazille Perrault( )

18 Dança horovod, Alexei Stepanov
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Horovod Origem: Rússia. Música: com instrumentos de corda, sanfonas e vozes. Como se dança: em grupo, mulheres fazem um círculo e homens ficam ao meio alternando com outros homens. História: dança executada por camponeses durante a colheita. O objetivo da dança, além de celebrar a colheita, também seria assegurar a volta do sol no próximo ano. É uma dança de ciclos, das estações. Imagem: Alexei Stepanov / Runaround / Domínio público. Dança horovod, Alexei Stepanov  ( ).

19 Kuaru’p Origem: Brasil (Xingu).
ARTE, 8º DO ENSINO FUNDAMENTAL ANO DANÇA: danças mundiais. Kuaru’p Origem: Brasil (Xingu). Música: com instrumentos de sopro e chocalhos. Como se dança: em grupo, homens e mulheres em momentos distintos. É ritmada, compassada e pulsante. História: a dança apresenta vários momentos distintos, já que o Kuaru’p é um ritual em si, onde as danças irão marcar a festa em homenagem aos mortos do alto Xingu. Imagem: Villas Bôas, Noel / Flauta Urua. Aldeia Kamaiurá, Alto-Xingu ,1998 / GNU Free Documentaion License.

20 Can-can Origem: França.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Can-can Origem: França. Música: com instrumentos de corda, sopro e percussão . Como se dança: em grupo, mulheres fazem movimentos de pulo, contorção e levantamento de pernas. História: do burlesco (sensual e engraçado) o can-can acabou se tornando a dança símbolo de Paris, relacionando-se com a noite, os cabarés (casas de show) e o espetáculo franceses. Dança do final do séc. XIX. Imagem: Santa Barbara Festival francês / GNU Free Documentaoin License.

21 Rancho poveiro Origem: Portugal.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Rancho poveiro Origem: Portugal. Música: com instrumentos de corda, sopro e percussão . Como se dança: em grupo, mulheres e homens fazem movimentos de pulo e semicírculo. História: surgida na região portuguesa de Póvoa do Varzim, era inicialmente uma dança de pescadores de sardinha, que com os passos imitavam o pular sobre as ondas. No Brasil, é uma dança relativamente popular, adaptada e chamada de “Dança portuguesa” ou simplesmente “Rancho”. Imagem: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Olívia Santos / Rancho Poveiro / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

22 Luz do Amanhecer Origem: Coréia.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Luz do Amanhecer Origem: Coréia. Música: com instrumentos de corda, sopro e percussão. Como se dança: em grupo, mulheres fazem graciosos movimentos com o corpo com sombrinhas e flores artificiais. História: dança da corte, era executada pelas mulheres do palácio em festivais da primavera. Atualmente é considerada uma dança nacional da Coreia do Sul. Imagem: bdnegin (Brian Negin) /Performace daCompanhia Nacional de Dança da Coréia / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

23 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DANÇA: danças mundiais. Samba Origem: Brasil. Música: com instrumentos de percussão, cordas e metal. Como se dança: em grupo, com movimentos de pés, braços, quadris e pernas bem característicos, homens e mulheres dançam de formas distintas. História: em Angola existe uma dança chamada de Semba, mas não se pode provar a relação do semba com o samba, o que sabemos é que o samba brasileiro tem origem africana adaptada ao Brasil sendo, portanto, o resultado uma dança brasileira. Imagem: Henrique Boney / Porta Bandeira num desfile da Escola de Samba Unidos de São Lucas / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

24 Urukerereza Origem: Ruanda.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Urukerereza Origem: Ruanda. Música: com instrumentos de percussão, guizos nos tornozelos e tambores. Como se dança: em grupo, homens representando guerreiros caçadores de leões se agitam com saltos e movimentos intensos. É uma dança de guerra e de caça, exclusivamente masculina. História: era inicialmente dançada pelos guerreiros da tribo. Imagem: Ji-Elle / Dançarinos do Balé Nacional de Ruanda / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

25 Bedhayo Origem: Indonésia.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais Bedhayo Origem: Indonésia. Música: com instrumentos de corda, metal e tambores. Como se dança: em grupo, mulheres fazem filas paralelas. É uma dança lenta e compassada. História: dança da corte, mostrava cenas de épicos do Hinduísmo. Atualmente é dançada em festivais específicos. Nessa dança, são recontadas passagens de épicos do hinduísmo como o Ramayana e o Mahabharata, misturados com ensinamentos do Budismo. Imagem: Jean-Pierre Dalbéra / Dança Bedhayo / Creative Commons Attribution 2.0 Generic.

26 Maypole Origem: Alemanha.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Maypole Origem: Alemanha. Música: sanfonas ou baixos, flautas, tamborilos, instrumentos de sopro. Como se dança: em grupo, circulando com fitas um mastro central, trançando-as. História: dança muito antiga, relacionada ao Sol, à fertilidade e à primavera. Trazida ao Brasil pelos alemães no início do séc. XX. Inicialmente as fitas eram somente vermelhas (feminino) e brancas (masculino), posteriormente passaram a utilizar fitas de muitas cores. Imagem: Kevin Gordon / Dança Maypole / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic.

27 Dança do Leão Origem: China.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Dança do Leão Origem: China. Música: com instrumentos de corda, metal e tambores. Como se dança: em grupo, homens fantasiados de leão do imperador (cão pequinês) executa acrobacias e movimentos intensos e ágeis História: dança que celebra a passagem do ano novo juntamente com a Dança do Dragão. É uma dança que visa propiciar prosperidade, riqueza e saúde. Imagem: Jakub Hałun / Dança do leão / GNU Free Documentation License.

28 Tabasco Origem: México.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Tabasco Origem: México. Música: com instrumentos de sopro como cornetas, violas e chocalhos. Como se dança: em grupo, mulheres fazem filas paralelas a homens que desenvolvem uma coreografia própria. História: é considerada uma dança crioula, ou seja, surgida no Novo Mundo a partir da mistura de elementos europeus e indígenas. Imagem: Alfonsobouchot/ Integrantes del Ballet Folclórico Municipal de Centla, Estado de Tabasco, México / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

29 Khon Origem: Tailândia.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Khon Origem: Tailândia. Música: com instrumentos de corda, metal e tambores. Como se dança: em grupo, os dançarinos utilizando máscaras que representam deuses, demônios, animais e outros seres do hinduísmo. História: é uma dança cênica, nela são retratadas histórias do folclore tailandês e dos poemas religiosos hinduístas. Imagem: Takeaway / Atthami Bucha Festival, comemorando a cremação do Buda  /Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

30 Hopak Origem: Ucrânia. Música: com palmas, baixos, pandeirolas.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Hopak Origem: Ucrânia. Música: com palmas, baixos, pandeirolas. Como se dança: em grupo, homens e mulheres possuem coreografias próprias, sendo em comum o jogo de pernas. Os homens dão saltos altos e vigorosos. História: a dança tem uma profunda relação com o treinamento dos cossacos, soldados, antes da batalha. É uma dança marcial. Imagem: Ifeldman84 / Dança ucraniana, no Canadá / Domínio público.

31 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DANÇA: danças mundiais. Rumba Origem: Cuba. Música: com diversos instrumentos, principalmente os rítmicos. Como se dança: pode ser em casal ou individualmente. História: é uma dança cubana de origem africana: Angola. A dança se inspira no movimento dos animais, principalmente do galo, e dos deuses cultuados na África Ocidental, os orixás. Imagem: Tendancer / A scene from the Champ Latin Finals of 2005 USA Dance Nationals / GNU Free Documentation License. Veja o Vídeo:

32 Jazz Origem: Estados Unidos.
ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DANÇA: danças mundiais. Jazz Origem: Estados Unidos. Música: piano, instrumentos do sopro e outros. Como se dança: pode ser em casal ou individualmente. História: é uma dança norte- americana de origem africana com muitos elementos do balé clássico. No início era uma dança marginalizada, mas a partir da década de 70 passou a ser reconhecida principalmente graças aos grande musicais da Broodway. Veja o vídeo do filme Flashdance, que mostra o jazz em seu auge nos anos 80.

33 ARTE, 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DANÇA: danças mundiais. Referências TEBEROSKY, Ana e COLL, César. Aprendendo Arte. Editora Ática, 1ª. Edição, São Paulo-SP. Sites:

34 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 Antonio Maria Esquivel  / La bailaora Josefa Vargas.,1840 /Colección Duque de Alba / Domínio público. 17/08/2012 3 Albert Eckhout / Dança dos Tapuias, século XVII, óleo sobre tela / National Museum of Denmark / Domínio público. 4 Mário Pires - Retorta.Net from Portugal / Uma Apresentação dos Pauliteiros de Miranda Durante uma Festa do Avante de 2005 / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. 5 Fanny Schertzer / Dançarinos ruandeses / GNU Free Documentation License. 6 Cherryberry777 / Domínio público. 7 Autor Desconhecido / Domínio público. 8 tripalbum.net /Tango / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Genérica.

35 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 9 Wolfgang H. Wögerer, Wien / Dançarina Flamenca / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 17/08/2012 10 Henryhbk / Kahurangi Maori Dance group / Domínio público. 11 U.S. National Archives and Records Administration / Havaina mostrando como fazer a dança da Hula a turistas / Domínio público. 12 Wouter Hagens / Dervish dancer in hotel in Luxor, Egypt / GNU Free Documentation License. 13 Mangesh Nadkarni / Um artista Kathakali / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 14 U.S. Army / Membros da Academia Davis de sapateado irlandês / Domínio público. 15 Rdsmith4 / Odori / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic.

36 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 16 Léon Bazille Perrault / La Tarantella / Domínio público. 17/08/2012 17 Jean-Léon Gérôme / Dance of the Almeh /Domínio público. 18 Alexei Stepanov / Runaround / Domínio público. 19 Villas Bôas, Noel / Flauta Urua. Aldeia Kamaiurá, Alto-Xingu ,1998 / GNU Free Documentaion License. 20 Santa Barbara Festival francês / GNU Free Documentaoin License. 21 Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Olívia Santos / Rancho Poveiro / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Generic. 22 bdnegin (Brian Negin) /Performace daCompanhia Nacional de Dança da Coréia / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

37 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 23 Henrique Boney / Porta Bandeira num desfile da Escola de Samba Unidos de São Lucas / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 17/08/2012 24 Ji-Elle / Dançarinos do Balé Nacional de Ruanda / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 25 Jean-Pierre Dalbéra / Dança Bedhayo / Creative Commons Attribution 2.0 Generic. 26 Kevin Gordon / Dança Maypole / Creative Commons Attribution-Share Alike 2.0 Generic. 27 Jakub Hałun / Dança do leão / GNU Free Documentation License. 28 Alfonsobouchot / Integrantes del Ballet Folclórico Municipal de Centla, Estado de Tabasco, México / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported.

38 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 29 Takeaway / Atthami Bucha Festival /Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported. 17/08/2012 30 Ifeldman84 / Dança ucraniana, no Canadá / Domínio público. 31 Tendancer / A scene from the Champ Latin Finals of 2005 USA Dance Nationals / GNU Free Documentation License.


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