A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas de Produção PCP - SISTEMA DE PRODUÇÃO - 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas de Produção PCP - SISTEMA DE PRODUÇÃO - 1."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas de Produção PCP - SISTEMA DE PRODUÇÃO - 1

2 Administração da Produção e Operações
Definição: A Administração da Produção e Operações é o campo de estudos dos conceitos e técnicas aplicáveis à tomada de decisão na função de Produção (empresas industriais) ou Operações (empresas de serviços) .

3 Administração da Produção e Operações
Campo de estudo : no Curso de Engenharia de Produção o assunto é discutido nas seguintes disciplinas:Estudo de Tempos e Métodos, Programação e Controle da Produção, Arranjo Físico e outras. Conceitos e técnicas: planejamento, organização, direção e controle aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço.

4 Administração da Produção e Operações
Evolução da Administração: Primeiros traços na coleta de alimentos do homem pré-histórico passando pela caça agricultura e pastoreio. Formação das primeiras cidades 6000 anos atrás. Precursores das primeiras máquinas usadas em escala quase industrial, foram encontrados na idade média, com a sua própria revolução industrial pouco comentada que prossegue até o século XIV.

5 Administração da Produção e Operações
Evolução da Administração: Revolução Industrial (Inglaterra) dos séculos XVIII e XIX, transformou a face do mundo. Início da produção industrial moderna. Utilização intensiva de máquinas. Criação de fábricas. Movimentos dos trabalhadores contra as condições desumanas de trabalho. Transformações urbanas e rurais.

6 Administração da Produção e Operações
Evolução da Administração: Poderio econômico e político atrelado a capacidade de produtos manufaturados. Século XX, as técnicas de administração se desenvolvem nos EUA. Produção em Massa – 1913, Ford. Administração Científica da Produção – Frederick Taylor, aplicação da racionalidade e métodos científicos a administração de trabalho nas fábricas.

7 Administração da Produção e Operações
Evolução da Administração Administração Científica: 1. Foco na Tarefa. 2. Organização Racional do Trabalho.

8 Evolução da Administração Objetivos de Taylor:
1. Eliminação de todo desperdício de esforço humano. 2. Adaptação dos operários à própria tarefa. 3. Treinamento dos operários. 4. Maior especialização de atividades. 5. Estabelecimento de normas bem detalhadas de atuação do trabalho.

9 Administração da Produção e Operações
Evolução da Administração: Segunda Guerra, EUA se firma como potência Mundial. Administração da Produção adquiri um caráter de gerência industrial, aliado a um ambiente de concorrência interno e externo, as atenções se voltam para as áreas de marketing e finanças. Na década de 60 as atenções se voltam para a área de serviços. Neste período o termo “operações” aparece para designar estas novas aplicações.

10 Administração da Produção e Operações
Evolução da Administração: Década de 70, declínio dos EUA em termos de produtividade industrial e comércio de manufaturados e crescimento do Japão. Década de 80, Desequilíbrio comercial entre Japão e EUA, com o Japão instalando subsidiárias nos EUA. Pressão para reduzir estoques e custos.

11 Funções Gerenciais Planejamento: fornece as bases para todas as atividades gerenciais futuras. Organização: processo de combinar os recursos produtivos:pessoas, matérias primas, equipamentos e capital. Direção: processo de transformar os planos que estão no papel em atividades concretas. Controle: envolve a avaliação do desempenho dos empregados.

12 Administração da Produção e Operações
Funções Gerenciais Nível Estratégico planejamento e tomada de decisão são mais amplos em escopo tipo: políticas corporativas, escolha de linhas de produtos, localização de novas fábricas, projetos de processo de manufatura, normalmente envolve horizontes de longo prazo e alto grau de risco e incerteza.

13 Administração da Produção e Operações
Funções Gerenciais Nível Tático: mais estreito em escopo e envolve basicamente a alocação e a utilização de recursos. normalmente ocorre a nível de fábrica com horizontes de médio prazo e risco moderado, também chamado de Planejamento Agregado da Produção.

14 Administração da Produção e Operações
Funções Gerenciais Nível Operacional: o planejamento e a tomada de decisão operacionais têm lugar nas operações produtivas, envolvem horizontes curtos e baixo risco, como exemplo temos: tarefas rotineiras tipo alocação de carga e programação da produção.

15 Sistemas de Produção 1º Definição Conjunto de atividades inter-relacionadas envolvidas na produção de bens (industria) ou serviços.

16 Os elementos Fundamentais de um Sistema de Produção são: Insumos
Sistemas de Produção Os elementos Fundamentais de um Sistema de Produção são: Insumos Processo de criação ou conversão Produtos ou serviços Subsistema de controle

17 Sistemas de Produção TRABALHO ENERGIA MATERIAIS PRODUTOS SERVIÇOS

18 Sistemas de Produção ENTRADAS PROCESSO DE PRODUÇÃO SAÍDAS
PRODUTIVIDADE = ENTRADAS DESEMPENHO REAL EFICIÊNCIA = X 100 DESEMPENHO PADRÃO

19 Uma empresa trabalha com dois tipos de máquinas,
EXEMPLO : Uma empresa trabalha com dois tipos de máquinas, que fazem o mesmo produto, existem 2 máquinas de cada tipo, cada uma com produção nominal de 120 unidades/hora. Em 20 dias operando 10 horas por dia a empresa fabricou produtos. Se as máquinas A produziram efetivamente unida des, com qual a eficiência trabalhou cada máquina B ? Qual a produtividade, considerando 1 operário em cada máquina? DADOS : máquinas A e 2 máquinas B; capacidade de cada máquina : 120 und / h; jornada: 20 dias com 10 horas /dia; fabricou : produtos; máquinas A produziu : und; 1 operário em cada máquina.

20 Produção nominal : é a capacidade de produção
a) Calcular a produção nominal no período das 4 máquinas sendo 2 máquinas tipo A e 2 tipos B. Produção nominal : é a capacidade de produção da máquina definida pelo próprio fabricante. Produção nominal de cada máquina : 120 und / h Período de produção : 20 dias x 10 horas / dia = 200 horas Total da produção nominal no período por máquina: 120 und /h x 200 h = und.

21 EFICIÊNCIA DA MÁQUINA B = 0,90 X 100 = 90 %
b) Com qual eficiência trabalhou cada máquina B ? A empresa fabricou : unidades As máquinas A : unidades As máquinas B : unidades EFICIÊNCIA PRODUÇÃO REAL DA MÁQUINA DA MÁQUINA = X 100 PRODUÇÃO NOMINAL DA MÁQUINA EFICIÊNCIA UNIDADES DA MÁQUINA B = X 100 UNIDADES EFICIÊNCIA DA MÁQUINA B = 0,90 X 100 = 90 %

22 c) Qual foi a eficiência da máquina A ?
As máquinas A produziram : unidades Produção nominal da máquina A : 2 x = unid. EFICIÊNCIA DA unidades MÁQUINA A = x 100 unidades EFICIÊNCIA DA MÁQUINA A = 0,85 X 100 = 85 % d) Qual a eficiência da empresa ? A empresa fabricou : unidades Produção nominal das 4 máquinas : unidades EFICIÊNCIA DA unidades EMPRESA = x 100 = 87,5 % unidades

23 d) Qual a produtividade da empresa ?
A empresa fabricou : unidades 4 operários Jornada de 20 dias e 10 horas por dia SAÍDAS PRODUTIVIDADE = ENTRADAS unidades PRODUTIVIDADE = 4 operários x 20 dias x 10 horas / dia UNIDADES PRODUTIVIDADE = 800 HOMENS. HORAS PRODUTIVIDADE = 105 UNIDADES / HOMEM HORA

24 EXERCÍCIOS PROPOSTOS Uma empresa fabricou unidades em um determinado período, com 15 operadores traba lhando 8 horas por dia, durante 20 dias. a) Qual a produtividade da mão de obra da empresa ? b ) Em quanto tempo um homem fabrica uma unidade do produto ? 2. A empresa ALFA produz unidades em 20 dias utilizando 16 pessoas que trabalham 8 horas / dia. A empresa BETA produz unidades no mesmo período, porém utilizando 20 pessoas com jornada de 10 horas / dia. Qual das duas empresas utiliza melhor sua mão de obra ? Justifique.

25 processo de produção de tensão de11000 volts para
3. Qual a eficiência de um transformador elétrico que no processo de produção de tensão de11000 volts para 110 volts, recebe a energia de 850 kwh e envia 830 kwh? 4. Quantos funcionários a industria MALTA vai precisar para produzir unidades se sua produtividade produtividade é de 120 unidades por homem hora e trabalha 200 horas no período? 5. Uma determinada empresa tem 75 unidades por homem hora de produtividade, dispõe de 20 funcionários que trabalham 15 dias durante o mês. De quanto é a jornada diária de trabalho desses funcionários, se a produção no período foi de unidades?

26 Sistemas de Produção 2º Definição
É um processo planejado, pelo qual elementos são transformados em produtos úteis. Trata-se de um procedimento organizado para se conseguir a conversão de insumos em produtos acabados.

27 Sistemas de Produção Insumos : São os recursos a serem transformados diretamente em produto (matérias-primas) mais os recursos que movem o sistema (mão – de -obra, energia, capital, máquina, equipamentos, instalações, informações,e outros.)

28 Sistemas de Produção Sistema da Produção
Processo conversão: Em manufatura, muda o formato das matérias-primas ou composição e a forma dos demais recursos,em bens tangíveis.

29 Sistemas de Produção Bens tangíveis Os bens tangíveis são mensurados através dos 5 sentidos do homem: Tato Visão Audição Olfato e Gustação Os bens tangíveis podem ser estocados.

30 Sistemas de Produção Sistema da Produção
Processo de criação: Em serviços,não há propriamente uma transformação dos insumos. O serviço é criado.

31 Sistemas de Produção Serviços: Os serviços são mensurados de forma subjetiva. Personalidade, temperamento, valores, educação familiar e formal, religiosidade e outros.

32 SERVIÇOS

33 Sistemas de Produção Produtos:
Resultado final do processo de conversão. Produto, também denominado mercadoria ou artigo, é a mola mestra do processo mercadológico. Produto é tudo aquilo, tangível ou não, que a empresa submete ao mercado, na tentativa de satisfazer certa necessidade ou desejo.

34 Existem três categorias de produtos:
BENS DE CONSUMO BENS DE INDUSTRIA SERVIÇOS

35 BENS DE CONSUMO PRODUTOS QUE SE DESTINAM AO COM SUMO POR PARTE DE PESSOAS FÍSICAS. ALIMENTOS ROUPAS ELETRO-DOMÉSTICO BEBIDAS JÓIAS

36 BENS DE INDUSTRIA PRODUTOS QUE SE DESTINAM AO CON SUMO POR PARTE DE PESSOAS JURÍDI CAS. MATÉRIAS-PRIMAS MATERIAIS AUXILIARES MAQUINAS EQUIPAMENTOS

37 SERVIÇOS PRODUTOS INTANGÍVEIS QUE PODEM, INDESTINTAMENTE, SER CONSUMIDOS POR PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS. PROFISSIONAIS BANCÁRIOS TURÍSTICOS TRANSPORTES

38 Sistemas de Produção Subsistema de Controle:
Conjunto de atividades que visam assegurar que programações sejam cumpridas, padrões estabelecidos, recursos utilizados eficazmente e que a qualidade seja obtida. Influências e restrições Processo de conversão Produtos e/ou serviços Insumos Subsistema de controle

39 por alguma forma de fundição ou forjamento ( frio ou a quente )
PROCESSOS PRODUTIVOS BÁSICOS NAS FÁBRICAS ( ISOLADO E / OU COMBINADOS ) Conformação de materiais : por alguma forma de fundição ou forjamento ( frio ou a quente ) por alguma forma de remoção de material ( montagem, torneamento ou perfuração ). Junção ou montagem de materiais; Processos que modificam a condição dos materiais; Processos que dão melhor acabamento superficial aos materiais.

40 Classificação Tradicional. Classificação Cruzada de Schroeder.
Tipos de Sistemas de Produção Normalmente é classificado em função do fluxo do produto e tem grande utilidade na classificação de técnicas de planejamento e gestão da produção. Classificação Tradicional. Classificação Cruzada de Schroeder.

41 Classificação Tradicional:
Tipos de Sistemas de Produção Classificação Tradicional: Sistemas de produção contínua ou de fluxo em linha. 2.Sistemas de produção por lotes ou por encomenda(fluxo intermitente). 3.Sistemas de produção de grandes projetos em repetição.

42 Sistemas de produção contínua ou de fluxo em linha
Tipos de Sistemas de Produção ( Classificação Tradicional ) Sistemas de produção contínua ou de fluxo em linha Os equipamentos são padronizados com relação ao encaminhamento e ao fluxo de entradas que também são padronizados.

43 Apresentam uma sequência linear para fazer o produto ou serviço.
Tipos de Sistemas de Produção ( Classificação Tradicional ) Sistemas de produção contínua ou de fluxo em linha Apresentam uma sequência linear para fazer o produto ou serviço.

44 Tipos de Sistemas de Produção ( Classificação Tradicional )
Sistemas de produção contínua ou de fluxo em linha Sequência de processo prevista, equipamentos são dimensionados para operações repetidas continuamente e o material se desloca entre máquinas com pequena interrupção.

45 Requer balanceamento para que as atividades mais lentas não retardem
Tipos de Sistemas de Produção ( Classificação Tradicional ) Sistemas de produção contínua ou de fluxo em linha Requer balanceamento para que as atividades mais lentas não retardem a velocidade do processo.

46 Tipos de Sistemas de Produção ( Classificação Tradicional )
Normalmente se subdividem em: Produção em massa, para linhas de montagem 2. Produção contínua, industrias de processo (química, papel,aço,automóveis,televisores e outros).

47 Produção em massa, para linhas de montagem
Produção em massa ( fordismo ). um marco : o Ford Modelo T de Um produto projetado para manufatura; Produção formando estoque de produtos acabados.

48 Produção em massa, para linhas de montagem:
Fabricação em larga escala. Mix de produtos reduzidos, com grau de diferenciação relativamente pequeno. Quando existe uma linha ou conjunto de equipamentos específicos para um produto final também é chamado de Produção Pura. Quando adaptações na linha permitem diferenciação nos produtos pode ser chamada Produção em Massa com Diferenciação

49 Introduziu a linha de montagem movel.
HENRY FORD – COMEÇO DE 1900 Introduziu a linha de montagem movel. Cria a linha de montagem seriada. Revoluciona os métodos e processos; Surge o conceito de produção em massa. Produção caracterizada por volumes de produtos extremamente padronizados. Baixissima variação de produtos finais.

50 REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO
HENRY FORD COSEGUIU : PADRONIZAÇÃO INTERCAMBIALIDADE PRODUÇÃO EM MASSA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO

51 Máquinas junto ao processo produtivo

52 Especialização do operador e peças padronizadas

53 Componentes do produto
próximo da Linha de Produção

54 Tentativas para colocação da carroçaria

55 Encaixe da carroçaria com o chassi e motor

56 Fábrica e Lojas na venda do Ford Modelo T

57 2. Produção contínua: Sistemas de fluxo em linha são caracterizados por alta eficiência e acentuada inflexibilidade. (linha de produtos e volume de produção)

58 2. Produção contínua: Eficiência obtida pela automação e padronização e trabalho restante em tarefas altamente repetitivas.

59 2. Produção contínua: Requer grandes volumes de produção para viabilizar o alto custo dos equipamentos, remetendo a necessidade de conjunto padrão de produtos estabilizados ao longo do tempo.

60 Sistemas de Produção Esquema de um sistema de produção contínua com diferenciação final: 1 2 3 ESTOQUE DE MATÉRIA PRIMA OPERAÇÃO OPERAÇÃO OPERAÇÃO ESTOQUE DE PRODUTO ACABADO As setas representam o fluxo de material a ser processado; Os produtos finais são entregues ao respectivo estoque.

61 Sistemas de Produção Esquema de um sistema de produção contínua com montagem ou desmontagem: ESTOQUE DE MATERIAL OPERAÇÕES PRODUTO ACABADO A 1 2 3 4 5 6 B 7 8 C 9

62 2. Sistemas de produção intermitente
(fluxo intermitente) Produção feita em lotes.

63 Não existe uma única seqüência de operações apropriada.
2. Sistemas de produção intermitente (fluxo intermitente) Não existe uma única seqüência de operações apropriada.

64 2. Sistemas de produção intermitente
(fluxo intermitente) Há necessidade de fixar com detalhe o que cada operário fará a cada dia.

65 2. Sistemas de produção intermitente (fluxo intermitente)
Normalmente mão-de-obra e equipamentos são organizados em centros de trabalho por tipo de habilidades, operação ou equipamentos.

66 Arranjo físico conhecido como funcional ou por processo.
2. Sistemas de produção intermitente (fluxo intermitente) Arranjo físico conhecido como funcional ou por processo.

67 Produto flui de forma irregular.
2. Sistemas de produção intermitente (fluxo intermitente) Produto flui de forma irregular.

68 2. Sistemas de produção intermitente
(fluxo intermitente) Os equipamentos apresentam variação frequentes de trabalho, motivadas pela larga variedade de produtos e tamanhos de lotes fabricados, que impõe a mudança de características importantes de entradas ( mudança de projeto do produto ).

69 2. Sistemas de produção intermitente
(fluxo intermitente) Armazenagem considerável é necessária entre as operações individuais, para que possam ser realizadas com certa independência.

70 2. Sistemas de produção intermitente
(fluxo intermitente) Permite flexibilidade no mix e no volume porém com relativa ineficiência em função dos tempos de set up.

71 Maior custo de produção do que uma produção contínua.
2. Sistemas de produção intermitente (fluxo intermitente) Planejamento de Produção mais complexo em função do alto mix e variações de volume. Maior custo de produção do que uma produção contínua. Torna-se viável para alto mix e volume baixo. Quando os clientes apresentam seus próprios projetos e especificações o sistema é dito intermitente por encomenda.

72 Sistemas de Produção Esquema de um sistema de produção com fluxo intermitente: ESTOQUE DE PRODUTOS ACABADOS

73 3. Sistemas de produção de grandes
projetos em repetição Cada projeto é um produto único. Sequência de tarefas ao longo de tempo e de longa duração com pouca ou nenhuma repetitividade. Alto custo. Dificuldade gerencial do planejamento e controle. Como exemplo existem: Navios, Aviões, Grandes Estruturas, Pontes e outros.

74 Tipo de fluxo de produto. 2.Tipo de atendimento ao consumidor
Tipos de Sistemas de Produção Classificação Cruzada de Schroeder: Tipo de fluxo de produto. 2.Tipo de atendimento ao consumidor

75 Classificação Cruzada de Schroeder
Classificação tradicional é incompleta se aplicada a serviços. Trabalha com duas dimensões: 1- Tipo de fluxo de produto(tradicional) 2- Tipo de atendimento ao consumidor Tipo de atendimento ao consumidor: 1- Sistemas orientados para estoques 2- Sistemas orientados para encomenda

76 Classificação Cruzada de Schroeder
1- Sistemas orientados para estoques Serviço rápido. Baixo custo. Menor flexibilidade quanto a escolha. Demanda, Estoques e Planejamento da Capacidade de Produção são cruciais. Como indicadores se utilizam: Giro de Estoque, Grau de Utilização da Capacidade e Horas Extras.

77 Operação ligada ao cliente. São negociados preço e prazo
Classificação Cruzada de Schroeder 2- Sistemas orientados para encomenda Operação ligada ao cliente. São negociados preço e prazo (mais importante). Como indicador de gestão se utiliza % de pedidos entregues.

78 Orientação para estoque Orientação para encomenda
Classificação Cruzada de Schroeder Orientação para estoque Orientação para encomenda Fluxo em linha Refinaria de Petróleo Industrias químicas de grande volume Fábricas de Papel Veículos especiais C&A telefônica Eletricidade Gàs Fluxo intermitente Móveis Metalúrgicas Fast Food Moveis sob medida Peças especiais Restaurante Projeto Arte para exposição Casas pré-fabricadas Fotografia artística Edifícios Navios Aviões

79 www.marciliocunha.com.br (81) 9968-8586
(81)


Carregar ppt "Sistemas de Produção PCP - SISTEMA DE PRODUÇÃO - 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google