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PublicouMariane Lince Alterado mais de 9 anos atrás
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional 1
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Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Discutir algumas questões sobre: Gestão do Conhecimento Memória Organizacional Organização de aprendizagem Módulo 12. Aprendizagem e Memória Organizacional 2
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Processos de Aprendizagem Organizacional Aprendizagem com Sucessos: Melhores práticas Inovação Aprendizagem com fracassos: Lições aprendidas Melhoria do Desempenho Memória Organizacional Aprendizagem Organizacional Melhoria do Desempenho 3
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 1) Qual é o grande problema enfrentado por organizações em todo mundo em relação ao conhecimento? 4
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Perda do conhecimento História: violino Stradivarius 5
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 2) Por que as organizações estão perdendo o conhecimento não captado? 6
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Downsizing (demissão) Outsourcing (terceirização) Alta rotatividade Aposentadoria 7
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 3) Qual é o preço de perder o Know-how que está na cabeça dos empregados? 8
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Amnésia corporativa Na era do trabalhador do conhecimento, a criação de valor depende cada vez mais das pessoas Perder know-how das pessoas na iniciativa privada leva à redução da capacidade de inovar e de competir No setor público, conduz à redução na capacidade de prestar serviços de qualidade 9
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 4) O que as organizações podem fazer para captar o conhecimento dos funcionários? 10
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Planos de sucessão Transferir o conhecimento do funcionários que se aposenta para seu sucessor 11
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 5) Qual é o problema dos planos de sucessão? 12
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista O processo tem que ser repetido sempre que alguém deixa a organização 13
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 6) Qual a melhor solução para captar o conhecimento? 14
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Construir a Base do Conhecimento (Memória Organizacional) Estável De fácil acesso Com conhecimento acumulado 15
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 7) Quais são os benefícios de uma Base de Conhecimento? 16
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Reter conhecimento Disponibilizar conhecimento adquirido por meio de experiências de maneiras contínua 17
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 8) Por que uma postura pró-ativa é necessária para lidar com o problema da perda do conhecimento? 18
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Devido à possibilidade de aposentadoria em massa, as organizações devem gerenciar de maneira efetiva sua memória e, dessa forma, prevenir a perda de conhecimento essencial Especialmente do conhecimento que está mais na cabeça das pessoas e menos em documentos, procedimentos e em outras formas tangíveis. NASA admitiu que perdeu o conhecimento necessário para enviar o homem à Lua 19
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 9) Por que é importante ter uma memória organizacional bem estruturada e gerenciada? 20
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista É importante para combater a amnésia organizacional e garantir a continuidade do conhecimento, isto é, a transferência do conhecimento entre colegas de trabalho para as futuras gerações de trabalhadores do conhecimento. 21
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 10) Por que é importante entender : as características da memória organizacional seu conteúdo, como pode ser melhor retida (exemplo: repositórios) e como o conhecimento (na forma de lições aprendidas e melhores práticas) pode ser utilizados pelos recém chegados à organização? 22
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Porque tudo isso reduzirá o custo de know- how e conhecimento perdido, esquecido ou não transferido 23
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 11) O que é aprendizagem organizacional? 24
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Aprendizagem organizacional é aquilo que a organização aprende sobre o que deu certo e o que deu errado e a transferência efetiva deste conhecimento aprendido por meio de experiências para os trabalhadores do conhecimento atuais e futuros 25
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Memória organizacional Formada pela experiência acumulada e agregada de todos os trabalhadores do conhecimento da organização Seu papel é preservar conhecimento valioso para acesso e uso futuro (de funcionários prestes a se aposentarem para novos funcionários) É meio que permite a transferência do conhecimento do passado para o presente 26
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 12) Por que é importante que as organizações sejam capazes de aprender? 27
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Porque elas serão mais eficientes, eficazes e efetivas, mais competitivas e, portanto, mais viáveis 28
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 13) O que é uma organização de aprendizagem? 29
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista É uma organização que implementa de forma bem sucedida processos de aprendizagem organizacional 30
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Professores da Harvard Business School Trabalho: Is Yours a Learning Organization? (artigo) David A. GarvinAmy C. Edmondson Francesca Gino 31
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Definição de aprendizagem organizacional “Organização onde os funcionários continuamente criam, captam e transferem conhecimento ajudando a empresa a se adaptar a situações não previstas mais rápido que a concorrência” David A. Garvin, Amy C. Edmondson e Francesca Gino Processos de Aprendizagem Organizacional 32
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 14) De acordo com Garvin, Edmondson e Gino, quais são os pilares da organização de aprendizagem? 33
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista PilarCaracterísticas Ambiente de apoio à aprendizagem Funcionários: sentem-se seguros ao discordar de outros, fazer perguntas inocentes, cometer erros e representar pontos de vista minoritários Reconhecer o valor do contraditório Assumem risco e exploram o desconhecido Investem tempo na revisão de processos organizacionais Processos concretos de aprendizagem Equipes e empresa contam com processos formais para: Gerar, coletar, interpretar e disseminar informação Colocar em prática novas ideias Coletar inteligência sobre tendências relativas a: competidores, clientes e tecnologia Identificar e resolver problemas Desenvolver as habilidades dos funcionários Pilares da Organização de Aprendizagem 34
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista PilarCaracterísticas Liderança que reforça aprendizagem Os líderes da organização: Demonstram disposição em considerar pontos de vistas diferentes Sinalizam a importância de passar tempo na identificação de problemas, transferência de conhecimento e reflexão Participam ativamente de debates (questionando e ouvindo Pilares da Organização de Aprendizagem 35
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Conhecimento formal Conhecimento informal = contribui para entender e integrar os documentos com conhecimento formal e preservar seu significado 36
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 15) Quais são os benefícios da memória organizacional no gerenciamento de projetos? 37
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Pode reduzir a duplicação de esforços, retrabalho Memória compartilhada da equipe de projeto pode ajudar na compreensão d conhecimento formal e informal do projeto (história sobre o que aconteceu, documento vivo que conta a história do projeto) 38
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Texto: Managing organizational memory with intergenerational knowledge transfer (Jean-François Harvey) Trabalho em duplas. Identifique: Qual foi o problema que levou o hospital a investir na gestão da memória organizacional por meio da transferência do conhecimento? A lacuna do conhecimento no La Pommeraie Health and Social Services Center (LPHSSC) A visão, os objetivos e a estratégia de Gestão do Conhecimento do LPHSSC Indicadores para avaliar se a estratégia de GC foi exitosa O que as enfermeiras Rs (recruits = recrutadas) aprenderam com as LCNs (Late-career nurse = enfermeiras em fim de carreira) 39
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Texto: Managing organizational memory with intergenerational knowledge transfer (Jean-François Harvey) Trabalho em duplas. Identifique: O que as LCNs aprenderam com as Rs Qual foi o impacto do ICP (Intergenerational Cooperation Program = Programa de Cooperação Intergeracional) sobre o desempenho das enfermeiras 40
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista FIM DO MÓDULO 12. Aprendizagem e Memória Organizacional. Obrigado! Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Técnico de Planejamento e Pesquisa Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) Presidência da República Tel.: (61) 3315-5082 fabio.batista@ipea.gov.br Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (MGCTI) Universidade Católica de Brasília fferreira@ucb.br 41
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Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Próximo Módulo: A Equipe de GC (Módulo 13) Texto a ser resumido para a próxima aula (11/11/13): EARL, Michael J. e SCOTT, Ian A. Opinion: What is a chief knowledge officer? Sloan Management Review, 40 (2): 29 – 38. 42 Leitura para a próxima aula
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