A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional 1

2 Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  Discutir algumas questões sobre:  Gestão do Conhecimento  Memória Organizacional  Organização de aprendizagem Módulo 12. Aprendizagem e Memória Organizacional 2

3 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Processos de Aprendizagem Organizacional Aprendizagem com Sucessos: Melhores práticas Inovação Aprendizagem com fracassos: Lições aprendidas Melhoria do Desempenho Memória Organizacional Aprendizagem Organizacional Melhoria do Desempenho 3

4 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 1) Qual é o grande problema enfrentado por organizações em todo mundo em relação ao conhecimento? 4

5 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Perda do conhecimento História: violino Stradivarius 5

6 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 2) Por que as organizações estão perdendo o conhecimento não captado? 6

7 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  Downsizing (demissão)  Outsourcing (terceirização)  Alta rotatividade  Aposentadoria 7

8 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 3) Qual é o preço de perder o Know-how que está na cabeça dos empregados? 8

9 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  Amnésia corporativa  Na era do trabalhador do conhecimento, a criação de valor depende cada vez mais das pessoas  Perder know-how das pessoas na iniciativa privada leva à redução da capacidade de inovar e de competir  No setor público, conduz à redução na capacidade de prestar serviços de qualidade 9

10 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 4) O que as organizações podem fazer para captar o conhecimento dos funcionários? 10

11 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  Planos de sucessão  Transferir o conhecimento do funcionários que se aposenta para seu sucessor 11

12 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 5) Qual é o problema dos planos de sucessão? 12

13 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  O processo tem que ser repetido sempre que alguém deixa a organização 13

14 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 6) Qual a melhor solução para captar o conhecimento? 14

15 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  Construir a Base do Conhecimento (Memória Organizacional)  Estável  De fácil acesso  Com conhecimento acumulado 15

16 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 7) Quais são os benefícios de uma Base de Conhecimento? 16

17 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  Reter conhecimento  Disponibilizar conhecimento adquirido por meio de experiências de maneiras contínua 17

18 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 8) Por que uma postura pró-ativa é necessária para lidar com o problema da perda do conhecimento? 18

19 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  Devido à possibilidade de aposentadoria em massa, as organizações devem gerenciar de maneira efetiva sua memória e, dessa forma, prevenir a perda de conhecimento essencial  Especialmente do conhecimento que está mais na cabeça das pessoas e menos em documentos, procedimentos e em outras formas tangíveis.  NASA admitiu que perdeu o conhecimento necessário para enviar o homem à Lua 19

20 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 9) Por que é importante ter uma memória organizacional bem estruturada e gerenciada? 20

21 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  É importante para combater a amnésia organizacional e garantir a continuidade do conhecimento, isto é, a transferência do conhecimento entre colegas de trabalho para as futuras gerações de trabalhadores do conhecimento. 21

22 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 10) Por que é importante entender :  as características da memória organizacional  seu conteúdo,  como pode ser melhor retida (exemplo: repositórios) e  como o conhecimento (na forma de lições aprendidas e melhores práticas) pode ser utilizados pelos recém chegados à organização? 22

23 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  Porque tudo isso reduzirá o custo de know- how e conhecimento perdido, esquecido ou não transferido 23

24 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 11) O que é aprendizagem organizacional? 24

25 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  Aprendizagem organizacional é aquilo que a organização aprende sobre o que deu certo e o que deu errado e a transferência efetiva deste conhecimento aprendido por meio de experiências para os trabalhadores do conhecimento atuais e futuros 25

26 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  Memória organizacional  Formada pela experiência acumulada e agregada de todos os trabalhadores do conhecimento da organização  Seu papel é preservar conhecimento valioso para acesso e uso futuro (de funcionários prestes a se aposentarem para novos funcionários)  É meio que permite a transferência do conhecimento do passado para o presente 26

27 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 12) Por que é importante que as organizações sejam capazes de aprender? 27

28 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  Porque elas serão mais eficientes, eficazes e efetivas, mais competitivas e, portanto, mais viáveis 28

29 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 13) O que é uma organização de aprendizagem? 29

30 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  É uma organização que implementa de forma bem sucedida processos de aprendizagem organizacional 30

31 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  Professores da Harvard Business School  Trabalho:  Is Yours a Learning Organization? (artigo) David A. GarvinAmy C. Edmondson Francesca Gino 31

32 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Definição de aprendizagem organizacional “Organização onde os funcionários continuamente criam, captam e transferem conhecimento ajudando a empresa a se adaptar a situações não previstas mais rápido que a concorrência” David A. Garvin, Amy C. Edmondson e Francesca Gino Processos de Aprendizagem Organizacional 32

33 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 14) De acordo com Garvin, Edmondson e Gino, quais são os pilares da organização de aprendizagem? 33

34 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista PilarCaracterísticas Ambiente de apoio à aprendizagem Funcionários: sentem-se seguros ao discordar de outros, fazer perguntas inocentes, cometer erros e representar pontos de vista minoritários Reconhecer o valor do contraditório Assumem risco e exploram o desconhecido Investem tempo na revisão de processos organizacionais Processos concretos de aprendizagem Equipes e empresa contam com processos formais para: Gerar, coletar, interpretar e disseminar informação Colocar em prática novas ideias Coletar inteligência sobre tendências relativas a: competidores, clientes e tecnologia Identificar e resolver problemas Desenvolver as habilidades dos funcionários Pilares da Organização de Aprendizagem 34

35 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista PilarCaracterísticas Liderança que reforça aprendizagem Os líderes da organização: Demonstram disposição em considerar pontos de vistas diferentes Sinalizam a importância de passar tempo na identificação de problemas, transferência de conhecimento e reflexão Participam ativamente de debates (questionando e ouvindo Pilares da Organização de Aprendizagem 35

36 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  Conhecimento formal  Conhecimento informal = contribui para entender e integrar os documentos com conhecimento formal e preservar seu significado 36

37 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira BatistaVersão 01 - 30/09/12 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista 15) Quais são os benefícios da memória organizacional no gerenciamento de projetos? 37

38 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista  Pode reduzir a duplicação de esforços, retrabalho  Memória compartilhada da equipe de projeto pode ajudar na compreensão d conhecimento formal e informal do projeto (história sobre o que aconteceu, documento vivo que conta a história do projeto) 38

39 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Texto: Managing organizational memory with intergenerational knowledge transfer (Jean-François Harvey)  Trabalho em duplas. Identifique:  Qual foi o problema que levou o hospital a investir na gestão da memória organizacional por meio da transferência do conhecimento?  A lacuna do conhecimento no La Pommeraie Health and Social Services Center (LPHSSC)  A visão, os objetivos e a estratégia de Gestão do Conhecimento do LPHSSC  Indicadores para avaliar se a estratégia de GC foi exitosa  O que as enfermeiras Rs (recruits = recrutadas) aprenderam com as LCNs (Late-career nurse = enfermeiras em fim de carreira) 39

40 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Texto: Managing organizational memory with intergenerational knowledge transfer (Jean-François Harvey)  Trabalho em duplas. Identifique:  O que as LCNs aprenderam com as Rs  Qual foi o impacto do ICP (Intergenerational Cooperation Program = Programa de Cooperação Intergeracional) sobre o desempenho das enfermeiras 40

41 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista FIM DO MÓDULO 12. Aprendizagem e Memória Organizacional. Obrigado! Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Técnico de Planejamento e Pesquisa Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) Presidência da República Tel.: (61) 3315-5082 fabio.batista@ipea.gov.br Professor do Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação (MGCTI) Universidade Católica de Brasília fferreira@ucb.br 41

42 Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Próximo Módulo: A Equipe de GC (Módulo 13) Texto a ser resumido para a próxima aula (11/11/13): EARL, Michael J. e SCOTT, Ian A. Opinion: What is a chief knowledge officer? Sloan Management Review, 40 (2): 29 – 38. 42 Leitura para a próxima aula


Carregar ppt "Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional Versão: Maio de 2014 © Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista Módulo 12: Aprendizagem e Memória Organizacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google