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AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO
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INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: MONOMOTRONIC
INTRODUÇÃO AULA 1/3 SCOPINO TREINAMENTOS
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ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
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Já tivemos aula sobre vários sistemas de injeção eletrônica monoponto.
Agora veremos: Injeção Eletrônica MONOMOTRONIC FIAT TIPO MA 1.7
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VEÍCULO E DETALHES
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APLICAÇÃO FIAT TIPO 1.6 i.e. (ASSUNTO DA AULA) RENAULT CLIO 1.6
PEUGEOT VW GOLF 1.8
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INTRODUÇÃO O SISTEMA MONOMOTRONIC FOI DESENVOLVIDO PELA BOSCH, PARA ATENDER VEÍCULOS COM SISTEMA MAIS BARATO, E QUE ATENDE AS ESPECIFICAÇÕES DE POLUENTES DA ÉPOCA. TEM APENAS UM INJETOR PARA OS QUATROS CILINDROS DO MOTOR.
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EXISTEM ALGUMAS PARTICULARIDADES, QUE MUDAM ALGUNS CONCEITOS JÁ VISTOS AQUI NA UMEC.
UMA DELAS, É A AUSÊNCIA DE SENSOR DE AR (MAP – MAF – FLUXO DE AR), NA VERDADE TODAS AS MEDIÇÕES DE ENTRADA DE AR SÃO EM FUNÇÃO DA ROTAÇÃO (SENSOR DE ROTAÇÃO) E DA BORBOLETA (SENSOR DUPLO DE POSIÇÃO DE BORBOLETA).
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ECU
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ECU ABERTA
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A ECU O CÉREBRO DO SISTEMA É DIGITAL, TEM A LÂMPADA DE DIAGNÓSTICO COMO UM DE SEUS ATUADORES, TEM COMUNICAÇÃO COM SCANNER MAS NÃO PERMITE ACESSO VIA CÓDIGO DE PISCADAS. SÃO 35 PINOS EM SEU CONECTOR, SENDO DE 1 A 18 E DE 19 A 35.
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O ATERRAMENTO UMA DICA EM ESPECIAL, OS TERMINAIS DE ATERRAMENTO DO SISTEMA MONOMOTRONIC, QUE ESTÁ LOCALIZADO NO COLETOR DE ADMISSÃO. SÃO 2 TERMINAIS DE ATERRAMENTO FIXOS EM 2 PRISIONEIROS QUE SOFREM MUITO OXIDAÇÃO E APRESENTAM FALHAS NO SISTEMA.
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DICA TÉCNICA
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LÂMPADA DE DIAGNÓSTICO
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A IGNIÇÃO O SISTEMA DE IGNIÇÃO É CONJUGADO, OU SEJA, A ECU FAZ O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO ELETRÔNICA E DA IGNIÇÃO TAMBÉM. EM ALGUMAS APLICAÇÕES NÃO HÁ NEM O DISTRIBUIDOR, OU SEJA, A IGNIÇÃO É MAPEADA ESTÁTICA, EM OUTRAS É DINÂMICA.
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TESTE DE ALIMENTAÇÃO ECU FIAT TIPO MA 1.7: ATERRAMENTO= 18 e 1
POSITIVO= 16 POSITIVO PÓS CHAVE= 17 ECU GOLF : ATERRAMENTO= 1, 12, 15 e 20 POSITIVO= 21 POSITIVO PÓS CHAVE= 23
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PRESSÃO DE COMBUSTÍVEL
O SISTEMA FICA PRESSURIZADO, MESMO APÓS O MOTOR ESTAR DESLIGADO. ANTES DE QUALQUER TESTE, DESLIGUE O CONECTOR DA BOMBA OU RETIRE O FUSÍVEL DA BOMBA E FUNCIONE O MOTOR, ATÉ QUE PÁRE DE FUNCIONAR DEMOSTRANDO QUE O SISTEMA ESTÁ DESPRESSURIZADO.
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A PRESSÃO E A VAZÃO COM O MANÔMETRO NA LINHA DE COMBUSTÍVEL, O RELÓGIO DEVE INDICAR PRESSÃO DE 0,9 A 1,1 BAR. TESTANDO A PRESSÃO MÁXIMA DA BOMBA DEVEMOS ENCONTRAR PRESSÃO ACIMA DE 3 BAR. A VAZÃO EM 30 SEGUNDOS, MEDIDA NA LINHA DE RETORNO, DEVE SER MAIOR QUE 700 ml.
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O REGULADOR DE PRESSÃO
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PERGUNTA O QUE É DIFERENTE SE COMPARARMOS O TIPO 1.6 i.e.
DOS DEMAIS VEÍCULOS TIPO DA FIAT ?
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O FIAT TIPO POSSUI 4 MOTORIZAÇÕES E 4 SISTEMAS DE INJEÇÃO ELETRÔNICA:
RESPOSTA O FIAT TIPO POSSUI 4 MOTORIZAÇÕES E 4 SISTEMAS DE INJEÇÃO ELETRÔNICA: TIPO 1.6 i.e. = MONOMOTRONIC TIPO V = MARELLI IAW TIPO V= MARELLI IAW P8 TIPO 1.6 MPI= BOSCH MOTRONIC
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OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA MONOTRONIC - SENSORES Instrutor Scopino
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AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
E AGORA VAMOS AO VIVO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
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