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AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO
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INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CFI AUTOLATINA
AULA PARTE 3/3 ATUADORES SCOPINO TREINAMENTOS
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ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
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Já tivemos aula sobre a introdução e sensores do sistema CFI.
Agora veremos: Injeção Eletrônica CFI - FIC ATUADORES
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A ESTRATÉGIA BÁSICA E C U SINAIS DE ENTRADA SINAIS DE SAÍDA
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BOMBA DE COMBUSTÍVEL ESTÁ LOCALIZADA DENTRO DO TANQUE, COM O MÓDULO DE COMBUSTÍVEL QUE ENVOLVE A BOMBA, PRÉ-FILTRO, BÓIA E COPO.RECEBE 12 Volts DO RELÉ AUXILIAR DA BOMBA (TERMINAL 87 DO RELÉ). AO SER LIGADA A IGNIÇÃO A BOMBA É ENERGIZADA POR CERCA DE 3 SEGUNDOS.
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PRESSÃO DO SISTEMA CFI MARCHA LENTA 1,0 bar GASOLINA 1,5 ÁLCOOL
ACELERAÇÃO PRESSÃO MÁXIMA Mínimo 2,0 bar 3,0 bar
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PRESSÃO DO SISTEMA EFI MARCHA LENTA 2,5 bar ACELERAÇÃO 3,0 bar
PRESSÃO MÁXIMA Mínimo 5,0 bar
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ATUADOR DE MARCHA LENTA
É um motor de passo a passo, que a cada sinal da ECU, altera o posicionamento de seu eixo, permitindo uma maior ou menor passagem de ar pelo by-pass (desvio) do corpo de borboleta. Após sua limpeza ou troca, deve ocorrer o seu sincronismo, ligando e desligando a ignição por cerca de 20 vezes.
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MOTOR DE PASSO
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MOTOR DE PASSO RESISTÊNCIA ENTRE TERMINAIS 1 e 4 ou 2 e 3
DE 45 A 85 OHMS DEMAIS MEDIÇÕES VALOR INFINITO
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VÁLVULA INJETORA RECEBE TENSÃO ELÉTRICA E PULSO DA ECU, SENDO QUE ESTE PULSO NEGATIVO, É O TEMPO DE INJEÇÃO. DEVE SER TOTALMENTE ESTANQUE QUANDO NÃO RECEBER ALIMENTAÇÃO ELÉTRICA. A RESISTÊNCIA DE SUA BOBINA DEVE SER DE 1,5 A 3,0 OHMS.
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INJETOR CFI
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INJETOR CFI MONTADO
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VÁLVULA DO CANISTER É COMANDADA PELA ECU, SEMPRE COM MOTOR AQUECIDO E EM ROTAÇÕES INTERMEDIÁRIAS. ATRAVÉS DE SUA ABERTURA, OCORRE A LIMPEZA DOS GASES DO CANISTER. RESISTÊNCIA DE SUA BOBINA: 40 A 90 OHMS
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BOBINA DE IGNIÇÃO É UM TRANSFORMADOR, DE TENSÃO BAIXA EM ALTA.
A ECU ENVIA 12 volts E O PULSO APÓS O MOTOR ESTAR FUNCIONANDO. A UNIDADE DE IGNIÇÃO TFI, COMANDA A BOBINA NAS PARTIDAS OU SEM O SHORTING PLUG.
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TABELA BOBINA RESISTÊNCIA ENROLAMENTO PRIMÁRIO 0,5 ohm
RESISTÊNCIA ENROLAMENTO SECUNDÁRIO Acima de 3 Kohm
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PERGUNTA COMO SE REGULA O PONTO DE IGNIÇÃO DO SISTEMA CFI OU EFI ?
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RESPOSTA AQUECER O MOTOR RETIRAR O SHORTING PLUG
VERIFICAR O PONTO COM A LÂMPADA ESTROBOSCÓPICA CORRIGIR SE NECESSÁRIO ATRAVÉS DO DISTRIBUIDOR INSTALAR O SHORTING PLUG. OBS. PARA CADA MOTOR EXISTE UM GRAU DE AJUSTE
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OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA ESPECIAL CÓDIGO DE FALHAS CFI Instrutor Scopino
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AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
E AGORA VAMOS AO VIVO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
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