Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO
2
Local: Stand Q21 R20
3
INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CSFI / OBD 1+
SENSORES 02 SCOPINO TREINAMENTOS
4
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
5
INFORMAÇÕES TÉCNICAS AO ALUNO UMEC
NO SITE DA UMEC, VOCÊ TEM O FÓRUM COM DICAS E SOLUÇÕES E OS MANUAIS DE NOSSOS PATROCINADORES. PARTICIPE E PRESTIGIE !
6
Já tivemos aula com os sensores no sistema de injeção eletrônica CSFI OBD1+.
Agora veremos: SENSORES 02 CSFI / OBD 1+
7
E C U DIAGRAMAÇÃO CSFI VÁLVULA EGR DETONAÇÃO LÂMPADA DE DIAGNOSE
OBD 1+ LÂMPADA DE DIAGNOSE TEMP. ÁGUA 06 INJETORES TEMP. AR BOBINA MAP ROTAÇÃO CANISTER POSIÇÃO BORBOLETA ATUADOR DE M. LENTA VSS - VELOCIDADE RELÉ BOMBA SENSOR DE OXIGÊNIO 1 e 2 AR CONDICIONADO MAF –MASSA DE AR CONECTOR DIAGNOSE PADRÃO OBD SENSOR DE FASE
8
OS SENSORES SÃO VÁRIOS COMPONENTES QUE TEM A FUNÇÃO DE INFORMAR AS CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DO MOTOR, E QUE PERMITEM UM MAPEAMENTO PRECISO E RÁPIDO DA INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL SEQUÊNCIAL E DA IGNIÇÃO DINÂMICA. VAMOS CONHECER UM A UM ESTES SINAIS DE ENTRADA.
9
TEMPERATURA DE AR A INFORMAÇÃO DE TEMPERATURA DO AR ADMITIDO PERMITE A ECU DETERMINAR SUA DENSIDADE, CORRIGINDO ENVENTUAIS MUDANÇAS DE TEMPERATURA E CALCULANDO MELHOR A MASSA DE AR ADMITIDA. ESTÁ FIXO NA MANGUEIRA FLEXÍVEL DE ENTRADA ENTRE O FILTRO DE AR E O CORPO DE BORBOLETA.
10
TEMPERATURA DE AR
11
TEMPERATURA DE AR TEMOS OS TERMINAIS A e B NO CONECTOR DE 2 PINOS. O TESTE DE ALIMENTAÇÃO DEVE SER FEITO COM A IGNIÇÃO LIGADA MEDINDO-SE COM O VOLTÍMETRO OS DOIS TERMINAIS: 4,8 A 5,2 V. TAMBÉM É DO TIPO NTC, QUANTO MAIS ALTA A TEMPERATURA MENOR É SUA RESISTÊNCIA.
12
TABELA DE VALORES CHAVE DESLIGADA E TESTE COM O MULTÍMETRO EM OHMS:
TEMPERATURA DO AR KOHMS 95 GRAUS 1,8 a 2,2 TERMINAL DA ECU SENSOR V22 A B19 B
13
SENSOR DE MASSA DE AR TEM A FUNÇÃO DE INFORMAR À ECU A EXATA VAZÃO DE AR ADMITIDA. É UM SENSOR MUITO PRECISO E DE RÁPIDA EMISSÃO DE SINAL. É CONHECIDO COMO SENSOR DE FIO QUENTE OU FILME AQUECIDO, POIS POSSUI DOIS FILAMENTOS, SENDO QUE UM ESTÁ A TEMPERATURA DO AR ADMITIDO.
14
SENSOR DE MASSA DE AR
15
SENSOR DE MASSA DE AR E O OUTRO FILAMENTO, É MANTIDO A UMA TEMPERATURA DE 200 GRAUS ACIMA DO PRIMEIRO QUE SERVE DE REFERÊNCIA. ASSIM QUE O AR PASSA PELO SENSOR, TIRA CALOR DO FILME AQUECIDO E É ALTERADA A TENSÃO PARA MANTER O FILME EM 200 GRAUS. ESTA VARIAÇÃO É O SINAL DE MASSA DE AR ADMITIDA.
16
SENSOR DE FASE (CMP) TAMBÉM CHAMADO DE SENSOR DE POSIÇÃO DO COMANDO DE VÁLVULAS, TEM A FUNÇÃO DE INFORMAR À ECU AS FASES PELAS QUAIS ESTÃO OS CILINDROS, POSSIBILITANDO O MAPEAMENTO DA INJEÇÃO SEQUÊNCIAL DE COMBUSTÍVEL E CONTROLE INDIVIDUAL DE AVANÇO E DETONAÇÃO DOS CILINDROS.
17
SENSOR DE FASE
18
SENSOR DE FASE ESTÁ LOCALIZADO DENTRO DO DISTRIBUIDOR, POSSUE 03 TERMINAIS E É DO TIPO HALL. A SUA INFORMAÇÃO COMPLEMENTA O SINAL DO SENSOR DE ROTAÇÃO. O FIO DE RESPOSTA DE SINAL É O B (ALTERNA ENTRE POSITIVO E NEGATIVO NA CANETA DE POLARIDADE) E NA ALIMENTAÇÃO TEMOS O A e C.
19
TESTE DE CONTINUIDADE
20
TESTE DE CONTINUIDADE NESTE TIPO DE TESTE É ANALISADO O CHICOTE DO SISTEMA (TERMINAL AZUL DA ECU) EM RELAÇÃO AO SENSOR CMP. TERMINAL ECU SENSOR A8 A A3 B FUSÍVEL F22 C
21
O SENSOR DE MASSA DE AR – MAF –
PERGUNTA O SENSOR DE MASSA DE AR – MAF – É UMA PEÇA MUITO SUJEITA A FALHAS ? E QUAL É O SEU TESTE ?
22
RESPOSTA NÃO. UM TESTE É ENTRE OS TERMINAIS A e B QUE DEVE TER DE 4,2 a 4,6 V COM A CHAVE LIGADA. TRATA-SE UMA PEÇA EM QUE RARAMENTE VEMOS FALHAS, OU MESMO INFORMAÇÕES INCORRETAS. PODE QUEIMAR SE OCORRER ASPIRAÇÃO DE LÍQUIDOS.
23
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA 2007 / 11 CSFI / OBD 1+ Instrutor Scopino
24
AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO
E AGORA VAMOS AO VIVO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O PROF. SCOPINO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.