A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)"— Transcrição da apresentação:

1 MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
DISCIPLINA: Macroanálise das Organizações FONTES: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva. Atlas. São Paulo, 1998. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria Geral da Administração. São Paulo, Atlas, 2002. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

2 Abordagens administrativas
. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

3 MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
Teoria dos Sistemas Os estudiosos durante os anos 50 voltaram-se para os detalhes da organização para tentar entendê-la como um SISTEMA TOTAL. A abordagem científica passou a ser chamada de Teoria dos Sistemas. A teoria de sistemas investiga todos os princípios comuns a todas as entidades complexas, e modelos que podem ser utilizados para a sua descrição. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

4 MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
Teoria de Sistemas A teoria de sistemas foi proposta em meados de 1950 pelo biólogo Ludwig Von Bertalanffy ( ), nascido na Áustria e que viveu nos EUA até sua morte em Nova Iorque. A pesquisa de Bertalanffy foi baseada numa visão diferente do reducionismo científico até então aplicada pela ciência convencional. Dizem alguns que foi uma reação contra o reducionismo e uma tentativa para criar a unificação científica. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

5 Reducionismo X Expansionismo
REDUCIONISMO (da abordagem clássica) = todas as coisas devem ser decompostas em seus elementos mais simples que constituem suas unidades indivisíveis. EXPANSIONISMO (da abordagem sistêmica) = Princípio que sustenta que todo fenômeno faz parte de um fenômeno maior. Não nega que seja composto de partes, mas a ênfase é a focalização do TODO do qual aquele fenômeno faz parte. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

6 PENSAMENTO Analitico X Sintetico
PENSAMENTO ANALÍTICO (da abordagem clássica) = decompoe o todo tanto quanto possivel em partes mais simples que constituem suas unidades indivisiveis. PENSAMENTO SINTÉTICO (da abordagem sistêmica) = o fenômeno a ser axplicado é visto como parte de um sistema maior. É explicado em relação ao papel que desempenha nesse sistema maior. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

7 Mecanicismo X Teleologia
MECANICISMO (da abordagem clássica) = Princípio que se baseia na relação simples de causa e efeito entre dois fenômenos. Um fenômeno se constitui a causa de outro fenômeno – seu efeito. A causa era suficiente para o efeito, nao havendo nada mais para explicá-lo. TELEOLOGIA (da abordagem sistêmica) = a causa é uma condição necessária mas nem sempre suficiente para que surja o efeito; ou seja a relação de causa e efeito não é determinística mas sim probabilística. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

8 MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
O que é sistema? Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função. Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo, e onde cada um dos elementos componentes comporta-se, por sua vez, como um sistema cujo resultado é maior do que o resultado que as unidades poderiam ter se funcionassem independentemente. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

9 MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
Visão holística A TEORIA DOS SISTEMAS traz uma visão holística de todo o sistema organizacional e enfatiza os processos. HOLISMO - abordagem, no campo das ciências humanas e naturais, que prioriza o entendimento integral dos fenômenos, em oposição ao procedimento analítico em que seus componentes são tomados isoladamente HOLÍSTICO - que busca um entendimento integral dos fenômenos. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

10 MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
O que é um sistema Cientistas e filósofos trabalham com a idéia de sistema, para ajudar a entender e dar soluções complexas para problemas complexos. SISTEMA é um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

11 Componentes dos sistemas
1 – FÍSICOS ou CONCRETOS (hardware): equipamentos, máquinas, peças, instalações, pessoas etc. 2 – CONCEITUAIS ou ABSTRATOS (software): conceitos, idéias, símbolos, procedimentos, regras, hipóteses etc. Muitos sistemas são formados por uma combinação de elementos físicos e abstratos. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

12 MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
Exemplos de sistemas Sistema da qualidade Sistema sociotécnico Sistema de transporte Sistema de informações Sistema social Sistema de eventos Sistema de idéias Sistema de governo Sistema judiciário Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

13 Sistema ABERTO de uma organização
. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

14 Interação da empresa (sistema) com o ambiente
Um sistema utiliza recursos do ambiente e devolve-os na forma de entradas para outros sistemas. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

15 EXEMPLO: componentes de um sistema de produção de veículos
Sistema de projeto do produto Fornecimento de peças intercambiáveis Máquinas e equipamentos Trabalhadores especializados Procedimentos padronizados de montagem Instalações de montagem Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

16 EXEMPLO: elementos de um sistema de transporte
Veículos Rodovias Sinalização Postos de gasolina Fiscalização Licenciamento de veículos, etc. Cada um desses subsistemas é formado por outros sistemas Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

17 MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
Subsistemas A teoria dos Sistemas também focaliza que uma organização constitui um nível de uma série de subsistemas. Por exemplo, uma escola é um sistema, que faz parte do sistema educacional da Cidade, sistema educacional do Município, sistema educacinal do Estado, sistema educacional do País, e assim por diante. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

18 Sistema empresa formado por sistemas menores e interligados
. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

19 Bases do pensamento sistêmico
Com respeito à administração e às organizações, nada é simples. tudo depende de tudo. tudo é complexo. Pensamento Sistêmico Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

20 MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
Complexidade COMPLEXIDADE é a palavra que indica o grande número de problemas e variáveis presentes em uma situação. COMPLEXIDADE é a condição normal que as organizações e os administradores devem enfrentar. Quanto maior o número de problemas e variáveis, mais complexa é a situação. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

21 MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
Situações complexas A maioria dos problemas e situações, seja qual for sua extensão e conteúdo, deve ser encarada como produto de múltiplas CAUSAS e VARIÁVEIS interdependentes. Quanto mais numerosas as causas e variáveis, mais complexo é o problema ou situação. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

22 Qualquer situação tem inúmeras CAUSAS e produz inúmeros EFEITOS
. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

23 MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
Situações complexas São as limitações e a falta de sofisticação das pessoas que as fazem enxergar como simples os problemas que são complexos. Por isso, tratam os problemas complexos como se fossem simples. Consequentemente, os PROBLEMAS agravam-se e tornam-se mais difíceis de resolver. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

24 Problemas complexos da sociedade moderna
A sociedade moderna apresenta muitos problemas complexos, causados pela interação de fatores antes inexistentes: Grandes concentrações urbanas Esgotamento de recursos naturais Transportes Educação Ecologia Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

25 Problemas complexos da sociedade moderna
Evolução tecnológica acelerada Integração na sociedade global Desemprego, Inflação, Criminalidade Catástrofes naturais ou causas pelo homem Epidemias, Migração e muitos outros problemas. Esses problemas caracterizam a complexidade da situação contemporânea para os administradores das organizações públicas e privadas. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

26 MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
Sinergia SINERGIA é a palavra que indica que o todo é maior que a soma de suas partes. Um sistema ou conjunto de recursos tem SINERGIA quando o resultado da interação das partes é maior que a simples soma das partes. Por exemplo, um grupo de pessoas que interagem pode formar uma família, empresa ou cidade. 1 + 1 = 3 Sinergia – o celeiro Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

27 MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)
Sinergia Sem interação, é apenas um aglomerado de pessoas, como os passageiros de um ônibus. É a interação que produz o efeito que faz surgir o sistema. Qual o nível de interação em sua empresa? Família? E nesta sala? Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)

28 Usando o enfoque sistêmico
Para enfrentar a complexidade, é preciso ter a capacidade de enxergá-la. Quem utiliza o enfoque sistêmico aprende a enxergar sistemas e sua complexidade. Para enxergar sistemas, é preciso educar-se para perceber os elementos da realidade como parte de sistemas. Prof. BoscoTorres MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)


Carregar ppt "MA_18_Teorias Administrativas (SISTÊMICA)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google