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Planejamento Estratégico do PGQP Ciclo

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Apresentação em tema: "Planejamento Estratégico do PGQP Ciclo"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Estratégico do PGQP Ciclo 2002 - 2003

2 PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MACROFLUXO DIRECIONAMENTO DO CONSELHO 1-VISÃO / MISSÃO VALORES 2- ENTRADAS PARA O PROCESSO - Análise de cenários e conteúdos - Reflexão, negócio e missão PGQP 3- POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PENSAMENTO E DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO 4-MACRO - OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS INDICADORES NO PLANO ESTRATÉGICO FCS Partes interessadas SUPORTE COMITÊS PROJETOS PLANOS DE AÇÃO ALINHAMENTO E DESDOBRAMENTO ESTRATÉGICO PLANO OPERACIONAL INDICADORES DAS OPERAÇÕES

3 PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROGRAMAÇÃO ETAPA DATA OBJETIVOS PARTICPANTES 1. Análise das entradas para o processo Preparação com base em fatos,dados e sensibilidade MARÇO 02 Comitê Executivo com apoio Comitês 2. Consolidação do Posicionamento estratégico Comitê Executivo, Presidentes e Coordenadores Comitês Consensar as linhas mestras para as estratégias 30/04/02 3.Proposta de macro- objetivos e estratégias Traduzir o posicionamento em objetivos e estratégias 28/05/02 Participantes do Comitê - Q 4.Proposta de Projetos estratégicos Traduzir os objetivos e estratégias em ações Comitês e pessoas convidadas 14/06/02 5. Aprovação dos macro- objetivos, estratégias e projetos Consensar o foco das ações 1/07/02 Comitê Executivo

4 PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROGRAMAÇÃO ETAPA DATA OBJETIVOS PARTICPANTES 6. Consolidação da MAPE- Matriz de Projetos Estratégicos Identificar os Projetos e interrelações JULHO 02 Comitê - Q 7. Início de execução dos projetos JULHO 02 Grupos de trabalho 8. Construção do Balanced scorecard estratégico Definição e alinhamento dos indicadores estratégicos e operacionais AGOSTO 02 Comitê - Q e convidados 9. Aprovação do Balanced scorecard estratégico AGOSTO 02 Comitê Executivo

5 1- A visão e seus elementos
Visão: Tornar o RS referência mundial na obtenção de resultados através da aplicação de métodos de gestão pela Qualidade Total Elementos da Visão Estado como referência mundial Resultados ( estado/organizações ) Metodologia de gestão pela QT QT engloba a busca do nível de excelência nas relações e resultados para todas as partes interessadas

6 2- Entradas para o processo
Um conjunto de sete conteúdos foram analisados para subsidiar o posicionamento estratégico 1.Desempenho do Sistema do PGQP e resultados no Estado, Claus Süffert; 2. Desempenho dos Comitês Setoriais e Regionais/Estrutura, Décio Schnack: 3. Receita e Fontes de Recursos, Eduardo Guaragna; 4. Gestão do Portal Qualidade.com, José Paulo Martins; 5. Satisfação dos Clientes/Pesquisas de Opinião, Luiz Pierry; 6. Desenvolvimento de Alianças Estratégicas, Paulo Cirne Lima; 7. Estratégias do Movimento Brasil Competitivo, Fernando Mattos.

7 3- Reflexões para o posicionamento estratégico
1. O PGQP deve atuar com foco em elevar a competitividade do nosso Estado OU / E elevar a competência das organizações gaúchas ? 2. Para a competência das organizações deve dar ênfase à capacidade de formulação estratégica E / OU a utilizar métodos e sistemas de gestão que as conduzam a operar em nível de excelência ? 3. Para a competitividade do estado deve dar ênfase nos aspectos sistêmicos e estruturantes ( ambiente Macro-Econômico, Social, etc. ) ou apenas setoriais/regionais? ( Micro ) ? 4. O PGQP deve contar com sócios pessoas físicas? E atuar com foco também no treinamento/certificação destas pessoas, como atividade fim ? 5. O PGQP deve buscar receita decorrente da venda de produtos e serviços? Atuando no estado? No país? Como deve ser a relação com consultores?

8 3-O posicionamento estratégico do PGQP
O PGQP deve contar como membros: organizações públicas, privadas e terceiro setor em absoluta igualdade de condições e pessoas físicas, segundo critérios a serem definidos em seu estatuto. ATUAÇÃO : no desenvolvimento da competitividade das organizações associadas, capacitando-as para utilização de diferenciadas práticas de formulação estratégica, de melhorias na gestão e fornecendo orientação para o uso de tecnologias relativas às suas operações ; no desenvolvimento da competitividade do Estado, criando e fortalecendo cadeias e arranjos setoriais em alinhamento com o MBC ( estratégia/gestão, benchmarking e inovação ) e com os interesses do Estado. no desenvolvimento, qualificação e certificação de profissionais utilizando-se de padrões reconhecidos internacionalmente. No desenvolvimento, disponibilização e comercialização de produtos e serviços qualificados e certificados, segundo diretriz:

9 3- O posicionamento estratégico do PGQP
Diretriz : Produtos de conteúdo básico para massificação: Busca por custo baixo e ampla disseminação. O PGQP elabora ou contrata a elaboração de produtos para sua propriedade/marca e comercialização, estimulando parceria com agentes locais e/ou certifica os produtos existentes, caso já atendam; Produtos de conteúdo médio para disseminação normal: Busca por qualidade e disseminação. O PGQP seleciona seus possíveis fornecedores ou parceiros e/ou certifica os produtos existentes, caso já atendam. Produtos de ponta: Busca trazer a vanguarda. O PGQP busca fornecedor para disseminar e comercializar o conhecimento em eventos, publicações específicas, aplicação nas organizações, mediante contrato específico, caso a caso. É necessário a criação de uma Comissão de Ética para dar suporte a esta diretriz

10 3-Elementos-chave para viabilizar o posicionamento estratégico
A realização da visão do PGQP com base no posicionamento estratégico adotado requer ações de mudanças no sistema PGQP Resultados Viabilizadores para o sucesso do PGQP Desempenho operacional Auto-sustentação Nº pessoas em org. com mais de 100 pontos Maturidade dos Comitês Marca Taxa de crescimento da pontuação nas organizações Certificações de prof. no estado Avaliadores com bom desempenho Indice de desenvolvimento RS ? Competitividade das cadeias RS ? Posicionamento estratégico adotado Parcerias Funding Estrutura Organizacional Processos-chave Excelência nas operações Índices técnicos e BMarking Atuação da SE Desempenho dos Comitês Segmentação de clientes Satisfação dos clientes

11 3- Estrutura Organizacional segundo Processos Fundamentais
Estrutura e Processos Presidente Com.Q VP I VP Int. VP Mob. VP Téc. VP Mark . CE Coordenação Executiva e Gerentes Desenvolvim. Parcerias Estrat. Desenvol.e Criação Comitês Marketing/ Vendas Funding e Recursos Desenvolvim. Rec. Humanos Geração/desenv. Produtos Planejam./Desdob. Estratégico Responsável pelo processo

12 3-Os Processos Fundamentais
Desenvolvimento de Parcerias estratégicas - DPE Busca a criação e o desenvolvimento de parcerias com instituições afins aos propósitos do PGQP, de modo a auxiliar na realização da missão/objetivos do PGQP Desenvolvimento e Criação de Comitês - DCC Busca o alto desempenho dos comitês e a mobilização da sociedade para a criação de novos comitês. Compreende a identificação de lideranças, a orientação das rotinas, a capacitação da equipe, uso do GAMA, execução de planos de melhorias e de outros instrumentos afins. Marketing e vendas - MV Inclui a definição das estratégias para divulgação dos produtos, sua comercialização e entrega aos clientes e todos os aspectos relacionados ao atendimento e satisfação Funding e Recursos Financeiros - FRF Busca definir os canais e procedimentos apropriados à obtenção de recursos para implementação de projetos relevantes à realização da missão/objetivos do PGQP

13 3-Os Processos Fundamentais
Desenvolvimento de Recursos Humanos - DRH Buscar o desenvolvimento da equipe da Coordenação Executiva, incluindo os aspectos de treinamento, educação, desempenho, remuneração, satisfação, reconhecimento, entre outros. Geração e desenvolvimento de Produtos - GDP Identifica os meios necessários à realização/obtenção dos produtos a serem ofertados pelo PGQP e sua disponibilização para comercialização junto aos clientes Planejamento e desdobramento estratégico - PDE Define o pensamento, o posicionamento estratégico e os projetos estratégicos a serem empreendidos, a cada ciclo. Contempla a definição do sistema de indicadores e seu acompanhamento.

14 3-Papéis e responsabilidades
PGQP deve operar no dia a dia segundo os Processos Fundamentais. Para implementação de mudanças a estrutura adotada é organização por projetos tipo ad hoc.(caso a caso) Responsabilidades Vice-Presidentes, Presidente do Comitê Q e Coordenação Executiva Atuam como um colegiado com foco sistêmico Ser o Responsável pelo Processo fundamental Definir Diretrizes para o processo fundamental junto ao Comitê Executivo Desenhar o processo e definir os indicadores de desempenho junto com a equipe de Coordenação Executiva Efetuar Análise crítica periódica do processo e reportar resultados ao Comitê Executivo Participar na definição dos processos fundamentais quando forem interfuncionais

15 3-Papéis e responsabilidades
A Coordenação Executiva contará com uma equipe formada por um Superintendente e n gerentes gestores dos processos-chave no dia a dia, assim como pessoas de nível técnico: Responsabilidades Participar na definição dos processos fundamentais Conduzir os processos no dia a dia Buscar as metas de desempenho, gerenciando os elementos causadores do resultado Reportar-se ao Superintendente ( para os Gerentes ) na busca de sinergia e recursos Subsidiar o Responsável pelo processo nas definições e nas análises críticas

16 4-FCS - Fatores críticos de sucesso
Representatividade na comunidade Credibilidade dos produtos ofertados Credibilidade e expressão das lideranças Motivação para o voluntariado Uso de tecnologias de gestão de vanguarda Capacitação e desempenho da Rede de Comitês Disponibilizar resultados na linguagem executiva Qualificação de profissionais que atuam em nome do PGQP Comunicação ágil, objetiva e confiável Capacidade de adicionar valor a todas as partes interessadas

17 4-Atributos de satisfação das partes interessadas
Organizações com T.A. Valor adicionado pelo PGQP Lucro-rentabilidade Exercício da cidadania - papel na comunidade Imagem institucional Colaboradores que atuam no PGQP Participação Oportunidades de crescimento Reconhecimento Melhoria de remuneração no mercado Realização pessoal

18 4-Atributos de satisfação das partes interessadas
Gestores ( Conselho, S.E., Comitês ) Sustentabilidade do Programa Imagem do Programa - ética Reconhecimento do PGQP na comunidade Realização pessoal Oportunidades de crescimento para suas organizações Sociedade ( pessoas no estado ) Qualidade no dia a dia Transparência Auto-estima / orgulho de ser gaúcho Competência da entidade PGQP

19 4-Atributos de satisfação das partes interessadas
Fornecedores Continuidade nas relações com o PGQP Desenvolver parcerias Critérios transparentes na seleção/recomendação feita pelo PGQP às organizações Associados pessoas físicas Desenvolvimento e capacitação profissional Empregabilidade Relacionamento com os pares Sentimento de pertencer a uma comunidade Oportunidade de exercício da responsabilidade social

20 4- Definição de Macro-objetivos e estratégias
Consistências Macro-objetivos estratégicos x Elementos da visão Os macro-objetivos estratégicos definem as grandes direções de atuação do PGQP para que a visão seja atingida. Os macro-objetivos estratégicos suportam os elementos da visão ? Estratégias x satisfação das partes interessadas As estratégias definem a abordagem escolhida para atingir os macro-objetivos com base no posicionamento estratégico definido. Deve considerar as partes interessadas para garantir o equilíbrio. As estratégias suportam os atributos de satisfação das partes interessadas?

21 Macro-objetivos e Estratégias
1. TORNAR O SISTEMA PGQP REFERÊNCIA INTERNACIONAL Estratégias: 1.1. Implementar a parceria com a ASQ 1.2. Desenvolver parceria com o MBC 1.3. Participar das principais redes internacionais relacionadas a qualidade e competitividade, visando intercâmbio e Benchmarking

22 Macro-objetivos e Estratégias
2. SER UM AGENTE DIFERENCIADOR NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETITIVIDADE DAS ORGANIZAÇÃOES E DO ESTADO Estratégias: 2.1.Capacitar as organizações em metodologias para formulação estratégica 2.2.Disponibilizar produtos e serviços para melhorias da gestão, apropriados às necessidades das organizações 2.3.Fornecer orientação para uso de tecnologias. 2.4.Promover o desenvolvimento da inovação. 2.5.Alavancar as organizações gaúchas para o reconhecimento classe mundial 2.6 .Desenvolver cadeias e arranjos produtivos

23 Macro-objetivos e Estratégias
3. SER UM AGENTE DIFERENCIADOR NA QUALIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS ASSOCIADAS Estratégias: 3.1. Desenvolver programa de certificação de profissionais em parceria com a ASQ. 3.2. Desenvolver a rede de competências profissionais entre os membros associados 3.3. Desenvolver programas que tornem os membros associados profissionais mais valiosos.

24 Macro-objetivos e Estratégias
4. ATUAR COM VISIBILIDADE NA BUSCA DE DESEMPENHO EM NÍVEL DE EXCELÊNCIA Estratégias: 4.1. Implementar a gestão por processos fundamentais 4.2. Buscar auto-sustentação financeira; 4.3. Elevar significativamente o desempenho dos Comitês 4.4. Desenvolver lideranças 4.5. Atingir nível de excelência segundo CE-PNQ 4.6.Trabalhar a marca e os resultados do PGQP, dando visibilidade e disseminação ao movimento

25 Consistências Macro-objetivos
Os macro-objetivos estão suportando a visão estabelecida Macro-objetivos Elementos da visão Referência Internacional. Competitividade Organ. e Estado Qualificação das pessoas Visibilidade e Excelência Estado como Ref. Mundial Resultados Estado e Organ. Gestão pela QT Excelência para as PI Consideradas as contribuições mais significativas

26 Consistências Estratégias
As estratégias contemplam todas as partes interessadas Estratégias Partes Interessadas 1.1 1.2 1.3 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 3.1 3.2 3.3 4.1 4.2 4.3 4.4 4.5 4.6 Organizações com T.A. Colaboradores Gestores Sociedade Fornecedores Pessoas físicas Associadas Consideradas as contribuições mais significativas

27 Consistências Os Macro-objetivos estratégicos atendem simultâneamente o posicionamento estratégico e o alcance da excelência, levando a eficácia do sistema PGQP Busca da Inovação Excelência + Posicionamento estratégico adequado INEFICÁCIA EFICÁCIA - Estratégia 1 2, 3 Gestão 4

28 Como Funcionamos Sistema de GESTÃO PGQP Referência Internacional
Competitividade Rede de Comitês Setoriais e Regionais e Comissões Temáticas - Planejamento Recursos Humanos Comitês Marketing Produtos Financeiro Parcerias GESTÃO PGQP Referência Internacional Visibilidade de Resultados Qualificação de Pessoas Sistema de

29 Gestão por processos e projetos PROCESSOS FUNDAMENTAIS
Forma de Atuação do PGQP Gestão por processos e projetos Comitês MV FRF DCC DRH GDP projetos estratégicos DPE PROCESSOS FUNDAMENTAIS Comitê Executivo SE E Times de Projetos PDE PROCESSOS : CHAVE PARA UMA EXCELENTE GESTÃO DE ROTINA PROJETOS: CHAVE PARA ALAVANCAR MUDANÇAS DE MAIOR PORTE OS RESULTADOS OBTIDOS COM OS PROJETOS DEVEM SER MANTIDOS PELOS PROCESSOS

30 DIRETRIZES PARA OS ITENS DE CONTROLE


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