Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Avaliação de Organizações e Projetos Sociais
Luis Stephanou
2
Avaliação Processo de examinar, repensar e reorientar os rumos de um projeto ou a perspectiva de determinada organização. Assim, a avaliação implica sempre nos seguintes procedimentos: pesquisa, exame e discussão coletiva dos resultados e idéias oriundas do processo de pesquisa e, finalmente, tomada de decisões sobre os objetivos, plano de trabalho, prioridades e metodologia de determinado projeto ou organização social.
3
Avaliação e Monitoramento
Cotidiano; Plano de trabalho; Curto prazo; Vários momentos de forma superficial; Equipe de trabalho; Brigas e conflitos. AVALIAÇÃO Momentos extraordinários; Objetivos, metodologia e plano de trabalho; Médio e longo prazo; Poucos momentos de forma aprofundada; Equipe e outras pessoas; Busca de acordos.
4
Avaliação - pressupostos
Abertura e compromisso com o debate e críticas construtivas; Permanente questionamento; Planejamento e Monitoramento: grupo organizado; Coordenação e direção; Cultura de informação; Tempo específico para avaliar.
5
Avaliação - funções Controle
Está relacionado com o controle contábil, financeiro e o plano de trabalho, em momentos específicos. Serve também como tomada de decisões em relação ao dinheiro e ações. Apoio interno Está relacionado com apoio à gestão. Trata-se de analisar o passado e projetar o futuro – as questões políticas e pedagógicas são importantes, assim como a dinâmica interna de trabalho. Cuidado para não priorizar demais a função controle!!!
6
Tipos de avaliação Por quem avalia: externa, interna ou ambas;
Pelo momento: antes, durante, após e bem posterior à execução do projeto; Por distribuição do “produto”: para dentro ou para fora da organização; Por pessoas no trabalho: recursos humanos próprios ou assessoria externa. A avaliação, seja qual for o seu formato, deve ser negociada e se orientar pelo princípio da participação do maior número de atores possíveis envolvidos no processo.
7
Avaliação - viabilidade
Em geral é uma avaliação anterior à execução do projeto; É muito utilizada em projetos de geração de renda, quando se verifica a viabilidade econômica e social de um empreendimento; Na viabilidade se avaliam as possibilidades de continuidade do projeto, com e sem os apoios recebidos; Na viabilidade se avaliam as possibilidades de reprodução do projeto, ou seja, sua extensão para outros locais.
8
Avaliação - Critérios Eficácia
As ações que foram previstas no projeto foram realizadas no tempo previsto? Para poder afirmar algo é necessário que os indicadores de resultados tenham sido bem construídos.
9
Eficácia
10
Avaliação - Critérios Eficiência
As ações que foram previstas no projeto foram realizadas no tempo previsto? E com os recursos planejados? Aqui, também é importante a construção de indicadores.
11
Eficiência
12
Avaliação - Critérios Efetividade
Até que ponto a realização das ações no tempo e com os recursos existentes efetivamente contribuiu para a realização dos objetivos? Obs: o “cálculo” da efetividade é mais abstrato
13
Efetividade
14
Avaliação - Critérios Impacto
A longo prazo, ou seja, muito tempo após o final do projeto, quais foram os resultados que permaneceram? Qual a contribuição do projeto para uma mudança mais profunda no local em que foi implantado?
15
A avaliação nos retira a condição de sermos cegos carregando outros cegos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.