A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPRIEDADES COLIGATIVAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPRIEDADES COLIGATIVAS"— Transcrição da apresentação:

1 PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Pressão de vapor/ tonoscopia Ebulioscopia Crioscopia Pressão osmótica

2 Diagrama de fases da água

3 A pressão de vapor de um líquido
Pressão de vapor: pressão que o vapor de um líquido exerce sobre sua superfície em um sistema fechado, onde há equilíbrio químico entre as duas fases.

4 Considerações: O volume das fases não afeta a pressão de vapor de um líquido; A pressão de vapor depende do líquido; Por meio da pressão de vapor pode-se avaliar os pontos de ebulição e volatilidade de líquidos diferentes.

5 Gráfico das curvas de pressão de vapor para diferentes líquidos

6 MAS, O QUE É PROPRIEDADE COLIGATIVA?
Do latim, co = participação simultânea e ligare = unir, ligar. São propriedades que dependem da quantidade de partículas de soluto dissolvidas em uma certa quantidade de solvente, mas não da natureza das partículas dissolvidas.

7 Abaixamento da pressão de vapor (efeito tonoscópico)

8

9 Ebulioscopia Igual quantidade de matéria de diferentes solutos não-eletrolíticos e não-voláteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, causa igual aumento na temperatura em que se inicia a ebulição desse solvente na solução.

10

11 Crioscopia Igual quantidade de matéria de diferentes solutos não-eletrolíticos e não-voláteis, dissolvidos numa mesma quantidade de solvente, causa igual abaixamento na temperatura em que se inicia o congelamento desse solvente na solução.

12

13 Osmose Fluxo efetivo de solvente através de uma membrana permeável apenas ao solvente. Fluxo ocorre espontaneamente do meio menos concentrado para o meio mais concentrado.

14

15

16 Microscopicamente

17 A pressão osmótica Quando uma solução aquosa está separada da água por uma membrana permeável apenas à água, o valor exato de pressão que se deve aplicar sobre a solução para impedir a osmose é denominado pressão osmótica, п.

18

19 A osmose reversa

20 Bibliografia PERUZZO, F. M., CANTO, E. L. do, Química na abordagem do cotidiano, 3 ed., São Paulo, Modrena, 2003, pg


Carregar ppt "PROPRIEDADES COLIGATIVAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google