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PREFEITURA MUNICIPAL DE JARAGUÁ DO SUL
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO E. M. E. F. RENATO PRADI 1 1 1
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DIRETORA: MARIANE RISTOW
ORIENTADORA: HENRIETTE MAYER PROFESSORA : JENNY I. B. DIEL TURMA: PRÉ I 2 2 2
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Projeto Informática 3 3 3
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Tecnologia X Habilidades
TEMA Tecnologia X Habilidades 4 4 4
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JUSTIFICATIVA As tecnologias são hoje uma das principais características do mundo e influenciam as camadas sociais e atingem todas as idades. 5 5 5
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Percebo que as crianças estão em contato direto com as tecnologias consumidos por elas. Sendo que as tecnologias exercem grande influência sobre seus comportamentos e conhecimentos. 6 6 6
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Desta forma o uso do computador na escola é de grande importância para despertar a curiosidade e interesse nas crianças, visando desmistificar o computador e desenvolver as habilidades viso motoras por meio da interação com o mouse e teclado. 7 7 7
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Reconhecer a função da máquina;
OBJETIVOS Reconhecer a função da máquina; Desenvolver habilidades viso-motoras para o manuseio do mouse e teclado; Desmistificar o uso do computador; Estabelecer relações de cooperação e participação entre os alunos; 8 8 8
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Trabalhar a percepção auditiva, visual e raciocínio lógico;
Despertar no aluno o interesse pelo desenho, formas, cor; Encorajar as crianças a ter confiança em sua capacidade para lidar com situações desconhecidas; 9 9 9
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Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo; Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação. Escrever seu nome, sabendo identificá- lo nas diversas situações do cotidiano; 10 10 10
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Conhecer o computador e suas partes;
DESENVOLVIMENTO Conhecer o computador e suas partes; Manuseio do mouse (programa Tux Paint), para estabelecer a relação entre o movimento da bola do mouse e o ponteiro do mouse na tela; Exploração do programa Tux Paint. 11 11 11
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Pintar desenhos prontos no programa;
Conhecer os recursos do programa; Construção de desenhos no programa Tux Paint; Exploração das diversas possibilidades de organização espacial; Construção de um livro com os desenhos realizados pelos alunos; 12 12 12
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ATIVIDADES Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos,
roda de conversa, Músicas Cantigas de Roda. (textos musicais) Dramatizações, danças;
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Leituras; Dobraduras; Pesquisas; Rimas; Listas de músicas trabalhadas;
Gráficos; confecção do livro das ilustrações das cantigas.
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RECURSOS UTILIZADOS Computador; Máquina fotográfica digital (fotos);
Rádio (aparelho de som); Pendrive; Impressora; Filmadora; Livros de literatura; Pesquisa; CD; DVD; 15 15 15
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AVALIAÇÃO: Será contínua e realizada ao longo do processo, utilizando como instrumento a observação individual envolvendo aspectos como a participação e o interesse do educando. 16 16 16
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DESENHOS
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Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 20 20 20
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