A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I"— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
GRADUAÇÃO - FABAVI Prof. Marcos Correia 2007

2 Gestão de Operações Atividades do Gerente de Operações/ Estratégias de Operação
Objetivos Estratégicos da operação Papel Posição da Operação Competitiva Recursos de entrada a serem transformados Estratégia de Operações Gerência das Estratégias Recursos de Entrada ( Input ) Saída de Produtos e serviços ( output ) Materiais Informação consumidores Projeto Melhoria Gerencia de operações Instalações Pessoal Planejamento Controle Recursos de entrada de transformação Ambiente FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

3 Estratégia da Produção
O que significa estratégia? Decisões estratégicas e seus efeitos Tem efeito abrangente na organização a qual a estratégia se refere. Definem a posição da organização em relação a seu ambiente. Aproximam a organização de seus objetivos de longo prazo. FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

4 Estratégia da Produção
Estratégia da produção diz respeito ao padrão de decisões e ações estratégicas que definem o papel, os objetivos e as atividades da produção. O desenvolvimento de uma estratégia implica em dois conjuntos de questões: Conteúdo – Decisões e ações específicas que estabelecem o papel, os objetivos e as atividades da produção. Processo – Método usado para produzir as decisões específicas de conteúdo. FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

5 Estratégia da Produção
Algumas perspectivas de estratégias da produção: De Cima para Baixo (Top-down). De Baixo para Cima (Bottom-up). Tradução dos requisitos do mercado Explorar a capacidade dos recursos em mercados eleitos (do ponto de vista dos recursos da produção). FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

6 Estratégia da Produção
Perspectiva Top-down O que a empresa deseja que as operações façam Perspectiva dos recursos Perspectiva das exigências de mercado ESTRATÉGIAS DE OPERAÇÕES O que os recursos de operações deixam fazer O que o posicionamento de mercado requer que as operações façam Perspectiva botton-up O que a experiência diária sugere que as operações deveriam fazer FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

7 Estratégia da Produção
Decisões estratégicas da corporação: Em que negócios estar?Quão diversificado ser?Quais negócios adquirir e quais vender? Como alocar dinheiro em diferentes negócios?Como gerencias as relações entre diferentes negócios? Decisões estratégicas do negócio: Definir a missão do negócio Objetivos estratégicos: Metas de crescimento , Retorno sobre o investimento, Metas de lucratividade,Geração de caixa. Definir a forma com a qual o negócio deseja competir em seus mercados. Decisões estratégicas funcionais: Qual o papel a desempenhar para contribuir com os objetivos estratégicos da empresa? Como traduzir objetivos competitivos da empresa em objetivos funcionais ? Como administrar os recursos de função para alcançar objetivos funcionais? Quais as prioridades de melhoria de desempenho a estabelecer? FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

8 De Cima para Baixo ( Top down )
Importante – Objetivos de negócios diferentes , provavelmente resultariam em uma estratégia de produção muito diferente. FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

9 Administração da Produção
Consolidação de uma estratégia formal Perspectiva Botton Up de estratégia de produção Noção crescente do que deve ser a estratégia Experiências e aprendizado diário operacional FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

10 Perspectivas dos requisitos do mercado (1/6)
“Sem compreender o mercado, é impossível garantir que as operações estejam alcançando o composto e o nível corretos em seus objetivos de desempenho (qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo).” FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

11 Perspectiva dos requisitos do mercado (2/6)
Prioridade de objetivos de desempenho Necessidade dos consumidores Objetivos de desempenho Estágio do ciclo de vida Ação dos concorrentes FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

12 Perspectiva dos requisitos do mercado (3/6)
Preço baixo custo Alta qualidade qualidade Entrega rápida rapidez Entrega confiável confiabilidade Produtos e serviços inovadores Flexibilidade: produtos e serviços Ampla variedade Flexibilidade: mix Habilidade de alterar o prazo e a quantidade Flexibilidade: volume e entrega FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

13 Perspectiva dos requisitos do mercado (4/6)
Benefício Competitivo Objetivos qualificadores Objetivos ganhadores de pedido Nível qualificador Objetivos menos importantes FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia Desempenho

14 Perspectiva dos requisitos do mercado (5/6)
Estratégia original Influência dos concorrentes nos objetivos de desempenho Estratégia do concorrente Estratégia alternativa 1 Estratégia alternativa 2 Estratégia alternativa 3 FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

15 Perspectiva dos requisitos do mercado (6/6): ciclo de vida
Volume de vendas Introdução Crescimento Maturidade Declínio O produto/serviço acaba de ser lançado no mercado Crescimento lento das vendas O produto/serviço ganha aceitação no mercado Crescimento rápido no volume de vendas Necessidades do mercado começam a ser atendidas Estabilização das vendas atingindo um patamar Necessidades do mercado amplamente atendidas Declínio das vendas FABAVI / 2007

16 Perspectiva dos recursos de produção (1/3)
Recursos de operações Decisões estruturais e infra-estruturais Capacitação das operações Processos de operações ... empresas com desempenho estratégico “acima da média” provavelmente terão conquistado sua vantagem competitiva sustentável devido as competências ... de seus recursos. FABAVI / 2007

17 Perspectiva dos recursos da produção (2/3)
Tangíveis Recursos a serem transformados: Materiais Consumidores Informações Recursos transformadores: Instalações Pessoal Intangíveis Relacionamento e reputação com fornecedores e clientes. Know-how das tecnologias de processo. Forma como sua equipe trabalha no desenvolvimento de produtos e serviços. FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

18 Perspectiva dos recursos da produção (3/3)
Decisões estruturais Desenvolvimento de novos produtos ou processos Integração vertical Instalações Tecnologia Decisões infra-estruturais Organização Mão-de-obra Ajuste de capacidade Desenvolvimento de fornecedor Estoque Sistema de planejamento e controle Melhoria Recuperação e prevenção de falhas FABAVI / 2007

19 Processo da estratégia da produção
O processo da estratégia da produção refere-se aos procedimentos que são ou podem ser usados para formular as estratégias de produção que a empresa deveria adotar. Metodologia Hill Procedimento Platts-Gregory FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

20 Metodologia Hill Passo 1 Passo 2 Passo 3 Passo 4 Passo 5
Objetivos da corporação Estratégia de marketing Como ganhar pedidos? (fatores competitivos) Estratégia de ocupações Escolha do processo Infra-estrutura Taxas de crescimento Lucratividade Alavancagem financeira Mercados e segmentos de produtos e serviços Volumes Preço Qualidade Velocidade entrega Confiabilidade de entrega Tecnologia de processo Capacidade Momentos para incremento Sistemas de planejamento e controle da produção Estrutura organizacional FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia

21 Procedimento Platts-Gregory
Exigência do mercado Desempenho alcançado Preço/custo alto baixo Prazo de entrega curto longo Qualidade alta aceitável FABAVI / 2007 Gestão da Produção – Prof. Marcos Correia


Carregar ppt "ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google