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IBGC A Governança Corporativa na Gestão de Crises 24 de junho de 2009.

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Apresentação em tema: "IBGC A Governança Corporativa na Gestão de Crises 24 de junho de 2009."— Transcrição da apresentação:

1 IBGC A Governança Corporativa na Gestão de Crises 24 de junho de 2009

2 Em todos os momentos provemos aos nossos Acionistas a maior transparência possível Relatórios simultaneamente em Português e Inglês CVM (ITR e press release) Alto nível de disclosure em nossos relatórios Reuniões 4 vezes ao ano Divulgação 54% Free-float (ações em Circulação. Free-Float (*) Conselho de Adm. Profissionalizado 3 membros do controlador 5 membros independentes Cômite de Auditoria independente Compliance com Sarbanes-Oxley Conselho de Administração Mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle da companhia para: Ações ON minoritárias Ações PN 100 % Tag Along Investidores Controladores Free-float (Ações em Circulação): quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação livre em mercado de capitais,

3 RH Risco Vinculado a Diretoria 5 Conselheiros 7 diretores 3 Conselheiros 3 Conselheiros independentes 8 Executivos Comitês

4 Reuniões  Cafés, almoços, reuniões na sede, reuniões com grupo de investidores e executivos da empresa, TAM Day Conferências  Participação Ativa nas conferências  Meta de realizar dois eventos no ano para manutenção de relacionamento e prospecção de novos investidores Webcasts, teleconferências e press releases  Meio de comunicação eficiente para obter equidade e simultaneidade na divulgação de informações Ligações e email  Banco de dados para controle e gerenciamento de relacionamento com investidores Site  Amigável e contendo todos os tipos de informações da empresa Divulgações de Resultados Financeiros  Simultaneamente em inglês e português Pontos de Contato Investidores

5 Comportamento durante a crise econômica mundial  A incerteza é a maior preocupação dos investidores  Focamos os nossos esforços para continuar presente em todos os eventos  Aumentamos a freqüência de contato com os investidores  Atitude proativa: “Se o investidor não ligou, vamos ligar” Mostrar que a empresa é a mesma em todos os momentos

6 Hedging de Combustível (*) Política de hedging de 30% - 80% do consumo de combustível projetado de no mínimo 3 e no máximo 24 meses. Comitê de Risco Estamos comprometidos com as melhores práticas de governança corporativa e preocupados em assegurar um elevado padrão de controle de nossos processos.  Composição: oito executivos da própria companhia  Objetivo: proporcionar conforto à Administração para constante avaliação de cenários, proteções adotadas e sugestão das readequações necessárias.  Atividades: validar políticas e aprovar processos e atividades da companhia no gerenciamento de riscos de mercado, liquidez e crédito Risk Office  Especializada em mensuração de riscos e sugestão de alternativas de proteção  Proporcionar conforto à Administração através da criação de “comitês de riscos” para analisar cenários permanentemente, confirmar a efetividade das operações de hedge adotadas e sugerir ajustes necessários. (*) precaver... Seguindo nossa política e diretrizes de governança

7 Estamos bem posicionados para enfrentar um cenário econômico mais difícil Time comprometido com custos e Espírito de Servir Unidades de negócio (Fidelidade, MRO e Carga) com time ainda mais fortalecido Time Dedicado Necessidades Financeiras Controle do Caixa Crescimento Disciplinado Melhoria no Serviço Nenhuma necessidade de acessar o mercado - Arrendamentos pré-contratados, PDP*s já financiados - Capital de giro equacionado - Nenhum vencimento de dívida (1º parcela debêntures em 2010 – R$167 milhões) Redução de investimentos não relacionados a frota Redução de custos Renegociação do hedge para diferir desembolso Esforço para melhoria dos serviços reconhecido: NPS** 26 em 2009 e -4 em 2007 Operação eficiente durante alta temporada Aumento de capacidade marginal de aeronaves Redução de horas voadas para adequação ao novo cenário econômico

8 Atualização imediata do website de Relações com Investidores, com as últimas informações disponíveis. Envio de press release com o relato do ocorrido e medidas tomadas pela empresa. Mudança no esquema de cores do press release, para tons de cinza, em sinal de respeito e luto. Realização de teleconferência com os analistas “sell side”. Comunicação durante o acidente Voo 3054

9 Assinamos um inédito Termo de Compromisso Assistência médica, psicológica e psiquiátrica aos familiares por 24 meses. Pagamento de despesas relativas às passagens aéreas, traslado, alimentação e acomodação de dois familiares por vítima, permitindo e facilitando a presença em reuniões. Disponibilização de toda infra-estrutura necessária para a realização das reuniões convocadas pelos órgãos investigativos Serviço de atendimento telefônico gratuito e site de acesso restrito aos familiares contendo informações relativas à apuração do acidente e procedimentos como recebimento de indenizações, seguros e outras orientações TAMSecretaria de Justiça do Estado de SP Defensoria Pública Ministério Público Fundação Procon

10 Atendimento aos familiares com objetivo de colocar a disposição das pessoas que têm legitimidade para receber indenização. Uma opção para o recebimento dos valores a que fazem jus, de forma rápida e efetiva Pagamento pode ser feito em até 20 dias após a assinatura do acordo e homologação da indenização (prazo muito inferior ao que a Justiça normalmente leva para homologações do gênero). 54 acordos fechados na Câmara, representando 96% êxito No total,182 famílias indenizadas,representando 91% êxito(posição 24/06/09) Criamos conjuntamente uma inédita Câmara de Indenizações Sistema Nacional de Defesa do Consumidor TAMSeguradorasDefensoria Pública Ministério Público Fundação Procon Departamento de Proteção e Defesa do consumidor

11 Quanto menor for a distância do nível de informações entre Administradores e Acionistas. Quanto menor for a distância do nível de informações entre Administradores e Acionistas. Governança Corporativa: Proteção ao Valor Mais corretamente as Ações traduzirão o real Valor da empresa. Mais corretamente as Ações traduzirão o real Valor da empresa.

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