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Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Literatura Básica: Marketing para o Séc. XXI – Philip Kotler – Ediouro Marketing Estratégico – Francisco Gracioso.

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1 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Literatura Básica: Marketing para o Séc. XXI – Philip Kotler – Ediouro Marketing Estratégico – Francisco Gracioso - Atlas

2 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing Diagnóstico Histórico Avaliação da Estratégia Vigente Premissas Básicas Macroambiente Microambiente 5 forças que regulam o mercado Pontos Fortes e Fracos Problemas, ameaças e oportunidades Fatores limitadores da produção AtributosPolíticas Análise Portfólio de Produtos

3 Carlos Freire 2012 IMPLANTAÇÃO

4 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Gestão Estratégica e Balanced Score Card - BSC. Surgiu em 1990 a partir de estudos realizados por David Norton e Robert Kaplan;. É um conceito de gestão empresarial composto por um conjunto de indicadores que proporcionam a compreensão da visão estratégica do negócio;. É uma metodologia de Gestão Estratégica utilizada para a implementação das mudanças definidas no Planejamento Estratégico.

5 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Gestão Estratégica e Balanced Score Card - BSC. “A empresa que resistiu a essas inovações mercadológicas e às tecnológicas, servindo como casa de repouso onde se recebe um salário no final do mês para executivos acomodados, passou a não sobreviver neste cenário. E aquelas que ainda insistem em resistir, ganharam uma sobrevida apenas. Ou mudam ou desaparecem.” Fonte SANTANA, José. Só com mudanças as empresas se salvam. [S.l.: s.n].

6 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Gestão Estratégica e Balanced Score Card - BSC. De 1990 a 2004. O mundo mudou;. As tecnologias invadiram o dia a dia;. O ciclo de vida dos produtos encurtou;. A velocidade dos acontecimentos triplicou.. De 2004 a 2013 essa situação só se aprofundou. Nesse contexto a Estratégia tornou-se imprescindível.

7 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Gestão Estratégica e Balanced Score Card - BSC. Lewis Caroll já havia preconizado: “ Quando não se sabe para onde quer ir, qualquer caminho é bom.”. A estratégia define objetivos e caminhos para alcançá-los. O BSC auxilia nessa tarefa e a monitora.

8 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Gestão Estratégica e Balanced Score Card - BSC. Lewis Caroll já havia preconizado: “ Quando não se sabe para onde quer ir, qualquer caminho é bom.”. A estratégia define objetivos e caminhos para alcançá-los. O BSC auxilia nessa tarefa e a monitora. É O QUÊ?

9 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Gestão Estratégica e Balanced Score Card – BSC. Ex: Uma empresa de produtos em um mercado competitivo, após uma série de reflexões e análises, fez a opção estratégica, de se transformar em uma empresa de serviços. Para isso os executivos desta empresa definiram:

10 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Gestão Estratégica e Balanced Score Card - BSC. Exemplo:. Projeto: tornar-se uma empresa de serviços;. Prazo para realização desta visão: 10 anos;. Objetivo: ser reconhecida pelo mercado pela excelência em serviços ao cliente;. Indicadores: Pesquisa de imagem junto aos clientes;. Meta: ser número 1 em “marketing share”de serviços num período de 12 meses;. Intervenções Estratégicas: reorientar os processos para serviços, com forte ênfase no processo de relacionamento com os clientes.

11 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Gestão Estratégica e Balanced Score Card – BSC. Ao redefinir a Curva de Geração de Valor ao Negócio essa empresa realizou uma Intervenção Estratégica;. Num período de 4 a 5 anos haverá um boom de criatividade e inovação nos processos, um período de caos necessário e, provavelmente, intensa lucratividade;. Nesse mesmo período, por meio de “benchmarking” ocorrerá a adoção pelos concorrentes das inovações.

12 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Gestão Estratégica e Balanced Score Card – BSC. A segunda etapa é de busca de estabilização, normatização dos processos e melhoria da eficiência. Os lucros são existentes, mas menores que no estágio anterior.

13 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Gestão Estratégica e Balanced Score Card – BSC. A segunda etapa é de busca de estabilização, normatização dos processos e melhoria da eficiência. Os lucros são existentes, mas menores que no estágio anterior. Vamos entender como isso funciona?

14 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Leitura e Análise do Caso Ciclo Virtuoso Discussão entre os grupos.

15 Carlos Freire 2012 Planejamento de Marketing. Dúvidas?


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