Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIsabella Peixoto Estrela Alterado mais de 9 anos atrás
1
Instituto de Pesquisas e Administração da Educação
A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PARA A SOCIEDADE DIGITAL: utilização e prática de ferramentas tecnológicas nas salas de aula Lúcia Martins Barbosa
2
O CENÁRIO ATUAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Revolução cultural com a WEB 2.0 Nativos e imigrantes digitais (Prensky, 2001) Novas teorias de aprendizagem
3
COMO OS NATIVOS DIGITAIS APRENDEM?
Aprendem de forma diferente Buscam informações de forma diferente Possuem diferentes estruturas cerebrais Possuem mentes hipertextuais Sensação positiva em relação à tecnologia
4
CORRENTES TEÓRICAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Aprendizagem baseada em redes Quais são as limitações de: Behaviorismo Construtivismo Sociointeracionismo O que é THE CONECTVISM?
5
TEORIA DE APRENDIZAGEM PARA A ERA DIGITAL
O QUE É THE CONECTVISM? Armazeno meu conhecimento fora de mim, nos meus amigos, nas organizações, nas redes. O aprendizado não é mais uma atividade interna, individual, pessoal. Conexões que nos permitem aprender são mais importantes do que nosso estado atual de conhecimento. ( Mattar) THE CONECTVISM
6
A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PARA A SOCIEDADE DIGITAL
... um conhecimento formado a partir da articulação pedagógica de diversas áreas e sub-áreas do conhecimento... MORIN ...o conhecimento organizado dessa forma relacionaria as informações dispersas do saber a toda uma estrutura orgânica de um saber plural... ...esse é o meio mais eficiente de fazer com que o homem esteja sempre atualizado e atento à gigantesca proliferação de conhecimentos e aos grandes desafios de nossa época...
7
A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES PARA A SOCIEDADE DIGITAL
Proposta de um professor intelectualmente bem formado; com capacidade para refletir e interagir criticamente com as informações e as inovações; e buscar as mais adequadas formas de atualização teórica, pedagógica e cultural.
8
ALGUNS LINKS QUE PODEM SER USADOS
Fórum Vídeos Canal no Youtube Blog Grupo de estudos Dispositivos móveis Games na Educação
9
USO DE VÍDEOS EM EDUCAÇÃO
Os alunos aprendem melhor quando são submetidos a estímulos visuais e sonoros, em comparação com uma educação baseada somente em textos. Os professores podem produzir vídeos, assim como os próprios alunos, como atividades de criação.
10
AS MÍDIAS SOCIAIS COLABORAM COM O PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
# facilidade para utilização dos recursos # acesso frequente / on line # ambiente amigável # velocidade da informação # ampliação dos campos de pesquisa # gera interação # educação continuada
11
MÍDIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO
Mediação Compartilhamento Interação Cooperação
12
GOOGLE drive PESQUISA: compartilhamento
13
BLOG COMO FERRAMENTA DE APOIO PARA A APRENDIZAGEM
O blog possibilita: compartilhar conhecimentos; desenvolver a criatividade; dar uma voz própria aos alunos; dar visibilidade ao seu trabalho;
14
GAMES NA EDUCAÇÃO Quanto mais rico for o ambiente, maior é a possibilidade de estimular atividades e o impacto sobre as capacidades cognitivas e da memória.
15
O QUE ACONTECE QUANDO NÓS JOGAMOS?
reflexão rapidez de raciocínio motivação interação conectividade ludicidade neuroplasticidade inteligência emocional e social senso crítico iniciativa habilidades cognitivas melhora a coordenação persistência A educação está ainda centrada na lógica e linearidade dos livros.
16
EXEMPLOS DE GAMES Tríade – Liberdade, Igualdade e Fraternidade (Reforma ortográfica) Para o ensino médio e fundamental McDonald's Video Game (fala sobre a corrupção , ética, meio ambiente , etc...) Para o ensino médio, superior e corporativo
17
TECNOLOGIA UBÍQUA “A ubiquidade convergente encontra no celular seu exemplo mestre pela disponibilidade constante que ele torna possível. Estar aqui e lá, desempenhar múltiplas tarefas ao mesmo tempo, distribuir nossa atenção entre diferentes mídias e rotinas de comunicação é uma experiência cotidiana para um número crescente de pessoas”.(Santaella, 2010)
18
O MUNDO NA PALMA DAS MÃOS!
Disponibiliza materiais didáticos Integra as novas tecnologias e os processos educacionais Possibilita a aprendizagem ubíqua Permite acesso às fontes de informação Melhora a comunicação e a gestão da educação
19
Prioridades: OS DISPOSITIVOS MÓVEIS PODEM REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO?
Integrar no Projeto Pedagógico a utilização desses dispositivos Integrar nos currículos da formação de professores práticas pedagógicas inovadoras Elaborar objetivos claros para a utilização da ferramenta Capacitar os professores Preparar os alunos
20
DISPOSITIVOS MÓVEIS PODEM REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO?
PRÓS fotos instrumento de interatividade apresentações compartilhamento de conteúdo trabalhos em grupo vídeos Trazem os benefícios da mobilidade e desfaz o conceito de sala de aula com um lugar fixo na escola.
21
DISPOSITIVOS MÓVEIS PODEM REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO?
CONTRA Acesso à internet Capacitação dos professores Proibição do uso em instituições Falta de infraestrutura
22
FERRAMENTAS EDUCACIONAIS
- Animações - História em quadrinhos – video animado / avatar
23
PARA REFLETIR!! Os atuais cursos de formação de professores – em todos os seus níveis e formas - preparam profissionais para essas novas realidades? A comunidade de educação reconhece os vasto potencial dos espaços informais de educação e aproveita bem a ubiquidade das tecnologias móveis? Como relacionar essas necessidades com os demais desafios educacionais brasileiros? Estamos diante de novas pedagogias, didáticas, metodologias... educações?
24
REFLETINDO SOBRE A MUDANÇA
Link:
25
Obrigada! Lucia Martins Barbosa
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.