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Processos Administrativos

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Apresentação em tema: "Processos Administrativos"— Transcrição da apresentação:

1 Processos Administrativos
Planejamento Estratégico DPS Processos GER 6ª RH

2 Planejamento Estratégico
141 O planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão voltados para a tarefa primária da empresa de se relacionar com o mercado e, com isso, se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral. Ao rastrearem as ameaças ambientais e oportunidades disponíveis para a empresa e ao desenvolverem estratégias para enfrentar esses elementos ambientais. DPS Processos GER 6ª RH

3 141 Os dirigentes no nível institucional precisam de um horizonte de tempo projetado no longo prazo, de uma abordagem global que envolva a empresa como um todo integrado de recursos, capacidades e potencialidades e, sobretudo, precisam utilizar decisões cada vez mais baseadas em julgamento em vez de decisões baseadas em dados. Quando se trata de lidar com um ambiente complexo, dinâmico, mutável e imprevisível, nem sempre se tempo suficiente para coletar todos os dados e informações possíveis. A empresa não tem condições de processar e interpretar todos os dados e informações que provêm do ambiente. DPS Processos GER 6ª RH

4 Características do planejamento estratégico
142 O planejamento estratégico apresenta as seguintes características fundamentais: 1. É projectado no longo prazo: pelo menos em termos de seus efeitos e conseqüências, como 2 a 5 anos pela frente. 2. Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa: portanto, sujeito à incerteza e imprevisibilidade dos eventos ambientais. 3. Envolve a empresa como uma todo: abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeito sinergístico de todas as capacidades, competências e potencialidades da empresa. O planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. DPS Processos GER 6ª RH

5 142 A convergência da estratégia organizacional no planejamento estratégico. ESULTADOS RESULTADOS Estratégia Empresarial Planejamento Estratégico Gestão de Talentos e Capital Intelectual Gestão Financeira Planejamento e Gestão de Marketing Produção/Operações/Serviços DPS Processos GER 6ª RH

6 Etapas do planejamento estratégico.
O planejamento estratégico exige 7 etapas: Oportunidades Ambientais Ameaças ambientais Forças e Potencialidades internas Fragilidades Internas Retroação 143 Determinação dos Objetivos (Aonde queremos chegar?) Análise Ambiental Externa (O que há no ambiente?) Análise Organizacional Interna (O que temos na empresa?) Formulação de Alternativas (O que fazer?) Elaboração do Planejamento (Como fazer?) Implementação e Execução (Como tornar realidade?) Avaliação dos Resultados (Como estamos indo?) DPS Processos GER 6ª RH

7 Determinação dos objetivos
144 Em função da missão e da visão organizacional, são estabelecidos os objetivos empresariais. Objetivos são as pretensões ou os propósitos da empresa, os quais, em conjunto, definem sua razão de ser ou de existir. DPS Processos GER 6ª RH

8 Objetivos Empresariais
144 Os objetivos empresariais podem ser agrupados em quatro categorias: 1. Lucro: considerado dentro de sua dupla óptica – de retorno dos proprietários e da economia da empresa. 2. Expansão da empresa: seja em relação a ela mesma, seja em relação ao mercado do qual participa. 3. Segurança: corresponde ao desejo da empresa de assegurar o seu futuro e continuidade. 4. Autonomia ou independência: objetivo pelo qual a empresa pretende livremente decidir o seu destino. DPS Processos GER 6ª RH

9 Shareholders e stakeholders
144 Quando se trata de objetivos organizacionais e globais surge sempre uma pergunta: A quem a empresa deve prestar contas? Quem deve receber os retornos da riqueza criada? Ou, então, quem deve usufruir do sucesso e dos resultados da empresa? Existem dois modelos sobre assunto: sharehorders e stakeholders. 1. Modelo shareholders: segundo este modelo, predominante durante toda a Era Industrial , a empresa é considerada uma entidade econômica e que deve trazer retornos aos seus donos, proprietários ou acionistas – os chamados shareholders. 2. Modelo stakeholders: segundo este modelo, o qual emergiu nas últimas décadas, a empresa é considerada uma entidade social e que deve trazer retornos para todos os parceiros do negócio ou grupos de interesses – stakeholders – responsáveis por contribuir direta ou indiretamente para o seu sucesso. DPS Processos GER 6ª RH

10 Planos Táticos Planos Operacionais
146 O desdobramento do planejamento estratégico em planos táticos e operacionais. Planos Táticos Planos Operacionais Fluxo de Caixa Plano de Investimento Plano de Aplicações Plano de Produção Plano de Manutenção Plano de Abastecimento Plano de Vendas Plano de Propaganda Planejamento Financeiro Alcance dos Objeti vos Departamentais Planejamento Estratégico Planejamento de Produção Planejamento de Marketing Planejamento de Recursos Humanos Plano de Treinamento DPS Processos GER 6ª RH

11 Hierarquia de objetivos a partir de um determinado objetivo empresarial.
Empresariais Departamentais 147 Retorno sobre o Investimento Empresarial Aumento do Retorno Redução do Investimento Aumento do Faturamento Redução de Custos Utilização Intensiva dos Recurso Existentes Aquisição de Recursos Adicionais Programas de Produtividade Aquisição de Novos Equipamentos Programas de Qualidade Total Capitação de Recursos Financeiros Programas de Treinamento Recrutamento e Seleção de Novos Empregados Programas de Manutenção Prospecção de Novas Tecnologias Programas de Abastecimento Prospecção de Novos Fornecedores DPS Processos GER 6ª RH

12 O desdobramento dos objetivos empresariais. Missão
147 O desdobramento dos objetivos empresariais. Missão Objetivos Estratégicos Produzir produtos padronizados e customizados para várias aplicações na industria de ferramentas. Presidente 12% de retorno sobre o investimento – 5 % de crescimento anual Nenhum desligamento de empregado – Excelente serviço ao cliente OBJETIVOS TÁTICOS DIRETOR FINANCEIRO Lucro anual de 12% - Devedores duvidosos até 2% Oferecer balancetes mensais Reduzir estoques em 10% Ciclo financeiros de 35 dias DIRETOR INDUSTRIAL Produzir produtos com custo médio de R$ 18,00 Reduzir refugos em até 3% Aumentar produtividade em 2% Reduzir ciclo operacional em 3% DIRETOR DE MARKETING Vender produtos a um preço médio de R$ 27,00 Introduzir um novo produto Aumentar vendas em 5% Participar em 19% do mercado DPS Processos GER 6ª RH

13 147 OBJETIVOS OPERACIONAIS GERENTE DE CONTAS A RECEBER
SUPERVISOR DE MÁQUINAS GERENTE DE VENDAS REGIÃO 1 Enviar cobranças em 5 dias Verificar novo crédito em 1 dia Cobrar devedores atrasados todos os dias Devedores duvidosos até 2% Produzir unidades a um custo médio de R$ 16,00 Reduzir a 7% máquinas paradas Reduzir refugos até 3% Reduzir ciclo operacional em 3% Responder ao cliente em 2 horas Cotas de vendas de unidades anuais Visitar 1 novo cliente cada 4 dias Visitar grande cliente cada 7 dias DPS Processos GER 6ª RH

14 Administração por Objetivos
148 Com a Administração por Objetivos (APO), a ênfase, antes colocada nas “atividades-meio”, foi deslocada para os objetivos ou finalidades da empresa. 1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o executivo e seu superior. 2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou unidade. 3. Interligação entre os vários objetivos para alcançar efeitos sinergísticos. 4. Revisão periódica do desempenho para correção de possíveis desvios e reciclagem para adequar os meios e assegurar o alcance dos resultados. 5. Ênfase na mensuração (quantificação de resultados) e no controle dos resultados. DPS Processos GER 6ª RH

15 Análise do ambiente geral
149 1. Fatores tecnológicos: abrangem custos e disponibilidades de todos os fatores produtivos utilizados nas empresas e as mudanças tecnológicas. 2. Fatores políticos: dizem respeito a decisões governamentais nos níveis federal, estadual e municipal, capazes de afetar as atividades e operações da empresa. 3. Fatores econômicos: referem-se ao estágio da economia ( em depressão, recessão, recuperação ou prosperidade), à tendência nos preços de bens e serviços (inflação ou deflação), às políticas monetárias e fiscais, ao balanço de pagamentos etc. DPS Processos GER 6ª RH

16 Análise do ambiente geral
149 4. Fatores legais: a legislação nos âmbitos federal, estadual e municipal. 5. Fatores sociais: os valores sociais e as atitudes das pessoas – como clientes ou empregados. 6. Fatores demográficos: como a densidade populacional e a distribuição geográfica da população, distribuição por idade, sexo, raça. 7. Fatores ecológicos: envolvem aspectos do ambiente físico e natural. DPS Processos GER 6ª RH

17 Análise do ambiente de tarefa
150 O ambiente de tarefa representa o nicho ambiental mais próximo e imediato de cada organização. A empresa precisa ter uma visão periférica do seu negócio. 1. Consumidores ou usuários: dos produtos ou serviços da empresa, isto é, os clientes da empresa. É o chamado mercado ( de consumidores, usuários ou clientes) e que pode absorver todos os resultados ou saídas da atividade empresarial. 2. Fornecedores de recursos: isto é, as empresas que proporcionam as entradas e os recursos necessários para as operações e atividades da empresa. Em outros termos, as demais empresas com as quais a empresa mantém relações de dependência. DPS Processos GER 6ª RH

18 3. Concorrentes: (quanto as saídas ou entradas) da empresa.
151 3. Concorrentes: (quanto as saídas ou entradas) da empresa. Podem disputar clientes, consumidores ou usuários, como é o caso de empresas que oferecem os mesmos produtos ou serviços colocados no mesmo mercado consumidor. 4. Agências regulamentadoras: como, por exemplo, entidades governamentais, sindicatos, associações de classe, opinião pública, que interferem nas atividades e operações da empresa. DPS Processos GER 6ª RH


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