A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Animais em vias de extinção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Animais em vias de extinção"— Transcrição da apresentação:

1 Animais em vias de extinção
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS D. DINIS ESCOLA BÁSICA DOS 2º e 3º CICLOS D. DINIS – QUARTEIRA Animais em vias de extinção Trabalho realizado pelos alunos do 5ºB com a ajuda dos professores: Cecília Serra Jorge Manuel Barros Maria Graciete Faria Maria Manuela Figueiredo

2 Animais em vias de extinção

3 ÁGUIA REAL REVESTIMENTO: penas SIMETRIA: bilateral
HABITAT: montanhas (ex: Alpes) LOCOMOÇÃO: voo REGIME ALIMENTAR: carnívora

4 Medidas para evitar a extinção da Águia-Real
Não destruir os seus alimentos através da prática da caça; Não perturbar os seus ninhos nos períodos de incubação; Não caçar as Águias-Reais.

5 LINCE IBÉRICO REVESTIMENTO: pêlo acastanhado SIMETRIA: bilateral
HABITAT: selvas e florestas LOCOMOÇÃO: marcha e corrida REGIME ALIMENTAR : carnívoro

6 Medidas para evitar a extinção do Lince Ibérico
Criar mais habitats artificiais para que os linces se reproduzam; Fazer com que os caçadores não os matem, proibindo a caça; Publicar anúncios/apelos no jornal da escola de forma a evitar a extinção deste animal; Não destruir os habitats do lince; Não destruir a vegetação de que se alimentam os roedores, a sua principal presa.

7 PUMA REVESTIMENTO: pêlos (que podem variar em vários tons de castanho). SIMETRIA: bilateral HABITAT: florestas e selvas LOCOMOÇÃO: corrida e marcha REGIME ALIMENTAR: carnívoro (prefere roedores e veados).

8 Medidas para evitar a extinção do Puma
Evitar a caça do Puma; Não poluir as águas, pois os animais podem bebê-las e morrer envenenados; Não destruir os habitats do Puma; Deixá-los viver em liberdade.

9 TIGRE DA SIBÉRIA REVESTIMENTO: pêlos brancos com riscas pretas SIMETRIA: bilateral HABITAT: florestas húmidas, bosques e estepes geladas da Sibéria - Rússia. LOCOMOÇÃO: corrida e marcha REGIME ALIMENTAR: carnívoro

10 Medidas para evitar a extinção do Tigre da Sibéria
Não caçar nenhuma das espécies que fazem parte do seu regime alimentar; Não caçar a sua espécie; Não destruir o seu habitat; Criar mais habitats artificiais.

11 DRAGÃO DE KOMODO REVESTIMENTO: escamas SIMETRIA: bilateral
HABITAT: vive nas ilhas Komodo, Rinca, Gili Motang e Flores, na Indonésia. LOCOMOÇÃO: marcha REGIME ALIMENTAR: carnívoro

12 Medidas para evitar a extinção do Dragão de Komodo
Não destruir o seu habitat; Não matar/caçar estes animais.

13 COALA REVESTIMENTO: pêlos SIMETRIA: bilateral
HABITAT: este animal habita nas florestas da Austrália . LOCOMOÇÃO: marcha (passam de uma árvore para a outra quando as folhas não são suficien-tes para saciar a sua fome). REGIME ALIMENTAR: herbívoro (alimenta-se de folhas de eucalipto).

14 Medidas para evitar a extinção do Coala
Não fazer queimadas nas florestas de eucaliptos; Não poluir o meio ambiente; Não caçar Coalas para fabricar roupas com a sua pele.

15 URSO POLAR REVESTIMENTO: pêlo branco SIMETRIA: bilateral HABITAT: gelo
LOCOMOÇÃO: marcha e corrida REGIME ALIMENTAR: carnívoro (comem focas, morsas, marmotas, carcaças de baleias, peixes, aves marinhas e ovos). Agrupamento vertical de escolas D.Dinis escola E.B. 2,3 D.Dinis – /2010 Nº 9 5ºB

16 Medidas para evitar a extinção do Urso Polar
Contribuir para a diminuição do aquecimento global de forma a não afectar os animais que vivem no gelo como por exemplo o Urso Polar; Evitar caçá-lo, porque se todos os humanos o fizerem ele acabará por ficar extinto; Não os matar; Não os deslocar do seu habitat natural; A poluição ambiental é outra ameaça. Estando no topo da cadeia alimentar, o Urso Polar concentra substâncias tóxicas no seu organismo devido ao que come, podendo levar à sua morte.

17 LOBO IBÉRICO REVESTIMENTO: pêlo castanho, cinzen-to, branco e preto.
SIMETRIA: bilateral HABITAT: quase todo o Hemisfério Norte LOCOMOÇÃO: marcha e corrida REGIME ALIMENTAR: carnívoro

18 Medidas para evitar a extinção da Lobo Ibérico
Preservar os seus habitats; Não os deslocar do seu habitat natural; Não os matar; Não poluir as águas perto de locais onde possam existir estes ou outros animais que a consumam ou que vivam nesse habitat.

19 URSO PARDO REVESTIMENTO: pêlos castanhos SIMETRIA: bilateral
HABITAT : este animal vive em grutas, flores-tas e cavernas. LOCOMOÇÃO: este animal desloca-se por marcha REGIME ALIMENTAR: omnívoro (este animal alimenta-se de carne, peixe, frutas silvestres e mel).

20 Medidas para evitar a extinção do Urso Pardo
Para evitar a sua extinção não devemos poluir o ambiente, nem abater as árvores; Não caçar os Ursos Pardos; Não fazer fogueiras nas florestas, etc.

21 CHITA REVESTIMENTO: pêlo com manchas pretas SIMETRIA: bilateral
HABITAT: savanas africanas LOCOMOÇÃO: corrida (por vezes marcha) REGIME ALIMENTAR: carnívora

22 Medidas para evitar a extinção da Chita
Não matar as Chitas para adquirir as suas peles para roupa, etc; Não matar os pais para ficar com as crias; Não destruir os seus habitats; Não retirar as Chitas do seu habitat natural.

23 BISONTE REVESTIMENTO: pêlo SIMETRIA: bilateral
LOCOMOÇÃO: marcha e corrida HABITAT: florestas da América do Norte REGIME ALIMENTAR: herbívoro

24 Medidas para evitar a extinção do Bisonte
Não destruir o seu Habitat; Não caçar o bisonte.

25 TIGRE BRANCO REVESTIMENTO: pêlo com listas pretas e brancas
SIMETRIA: bilateral HABITAT: Índia LOCOMOÇÃO: marcha e corrida REGIME ALIMENTAR: carnívoro

26 Medidas para evitar a extinção do Tigre Branco
Não matar o Tigre Branco; Não destruir o seu habitat.

27 PANDA REVESTIMENTO: pêlos pretos e brancos SIMETRIA: bilateral
HABITAT: este animal vive nas florestas de regiões montanhosas do sudoeste da China. LOCOMOÇÃO: este animal desloca-se no solo por marcha REGIME ALIMENTAR: omnívoro (apesar de se alimentar principalmente de folhas e brotos de bambu, comem também alguns insectos e ovos como fonte de proteínas.)

28 Medidas para evitar a extinção do Panda
Evitar caçar o Panda; Evitar poluir o ambiente, pois se poluirmos o seu habitat, ele pode desaparecer; Não devemos fazer fogueiras, pois podem destruir o seu habitat; Evitar o abate das florestas para as converter em campos de cultivo.

29 IGUANA REVESTIMENTO: escamas SIMETRIA: bilateral
HABITAT: vivem em florestas tropicais LOCOMOÇÃO: marcha REGIME ALIMENTAR: herbívora

30 Medidas para evitar a extinção da Iguana
Evitar caçar Iguanas; Não poluir nem destruir o seu habitat natural; Para evitar a extinção da Iguana, nós devemos preservá-la; Não devemos apanhar os seus ovos, etc.

31 PANDA VERMELHO REVESTIMENTO: pêlos SIMETRIA: bilateral
HABITAT: regiões montanhosas dos Himalaias e no sul da China LOCOMOÇÃO: marcha REGIME ALIMENTAR: omnívoro Agrupamento vertical de escolas D.Dinis 31

32 Medidas para evitar a extinção do Panda Vermelho
Não destruir os seus habitats; Não matar as crias e os progenitores; Não destruir as florestas com árvores de bambu.

33 CÁGADO REVESTIMENTO: exterior por placas calcáricas e no corpo por pele nua. SIMETRIA: bilateral HABITAT: lagos e lagoas LOCOMOÇÃO: natação e reptação REGIME ALIMENTAR: omnívoro 33

34 Medidas para evitar a extinção do Cágado
Não poluir, nem destruir o seu habitat; Limpar os rios, os lagos e as lagoas regularmente; Não matar os Cágados; Não destruir a vegetação.

35 ORNITORRINCO REVESTIMENTO: pêlos SIMETRIA: bilateral
HABITAT: lagos, lagoas e rios da Austrália. LOCOMOÇÃO: semi-aquático (marcha e natação). REGIME ALIMENTAR: piscívoro 35

36 Medidas para evitar a extinção do Ornitorrinco
Não destruir os seus habitats, Não matar os progenitores; Não poluir os lagos, as lagoas e os rios. 36

37 ESTRELA-DO-MAR REVESTIMENTO: placas calcáricas (lisas, granulosas e espinhosas). SIMETRIA: radiada (neste caso pentarradiada) HABITAT: fundo do mar LOCOMOÇÃO: marcha lenta (estes animais movem-se usando a retracção e a distensão dos seus pés ambulacrários). REGIME ALIMENTAR: carnívora 37

38 Medidas para evitar a extinção da Estrela-do-Mar
A Estrela-do-Mar não deve ser “pescada”; Evitar comercializar produtos construídos com Estrelas-do-Mar; Não as deslocar do seu habitat natural; Evitar apanhá-las para vender ou para outros fins.

39 HIPOPÓTAMO REVESTIMENTO: pele SIMETRIA: bilateral
HABITAT: África (charcos, rios, etc.) LOCOMOÇÃO: marcha e natação REGIME ALIMENTAR: herbívoro (nenúfares, herbáceas, gramíneas, etc.) 39

40 Medidas para evitar a extinção do Hipopótamo
Não destruir o seu Habitat; Não os matar para não destruir o equilíbrio natural das zonas onde habitam.

41 OLHE POR ELES! Considera-se um animal em vias de extinção quando o número de indivíduos da sua espécie é muito reduzido e correm perigo de desaparecerem se não forem protegidos. Diogo Teixeira (Adaptado)

42 LOCOMOÇÃO

43 REGIME ALIMENTAR

44 REVESTIMENTO

45 FIM PENSAMENTOS “Os animais, as águas, as plantas, e os ares
“Os animais em vias de extinção têm como principal inimigo na sua preservação, o animal racional – HOMEM” Adaptado Jorge Barros são partes da Natureza que me ajudam a viver. “Ao realizarmos este trabalho conseguimos perceber, principalmente, a importância da preservação de determinadas espécies no nosso planeta TERRA” Jéssica Betoque Respeitando-as É a mim que respeito”. Catarina Emídio “As causas da extinção incluem a poluição, a destruição do habitat e a introdução de novos predadores” Diogo Teixeira - OS ALUNOS DO 5º B “Não conseguimos entender como é possível que o SER HUMANO não admire, respeite e proteja estes animais” Alunos do 5ºB FIM


Carregar ppt "Animais em vias de extinção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google