Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEloah Cerda Alterado mais de 11 anos atrás
1
SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO PERMANENTE RUMBLE, Greville A GESTÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO A DISTÂNCIA NE@D - Núcleo de Educação a Distância 2004
2
DO FIM PARA O COMEÇO Fatores determinantes do sucesso da Gestão em EAD – Quais são? O que funciona melhor? Como conceber um sistema eficaz de EAD? Quanto vai custar?
3
Fatores condicionantes: Objetivos Dimensionamento Recursos tecnológicos disponíveis e sua seleção Características dos alunos Modalidades de aprendizagem Meio social da Instituição
4
GESTÃO FATOR CHAVE de sucesso na EAD para que seja eficiente e eficaz!
5
SUBSISTEMAS: A maior parte dos sistemas compreende três sub-sistemas: Material pedagógico, Estudantes, e Administração (pg. 108) Esses sub-sistemas sofrem influência das culturas e filosofias locais.
6
MATERIAL PEDAGÓGICO Pode ser considerado como uma forma industrial de ensino: Capital + Trabalho = produto, mediante um processo industrial, o que exige funções especializadas como: * autor, * produtor, * redator, * desenhista, e * pedagogo!
7
GESTORES PLANEJAMENTO & PROGRAMAÇÃO Gestores de Equipes Gestores de Projetos Equipes de Especialistas em DP centrais Equipe de Apoio aos estudantes
8
FOCOS DA EAD No Indivíduo? Na Comunidade? Na Instituição?
9
Opção O enfoque industrial é mais conveniente para a Instituição! Entretanto, as necessidades e características dos clientes são determinantes para definir o planejamento porque diminui os riscos de erro do foco!
10
NECESSIDADES E CARACTERÍSTICAS DOS CLIENTES –São determinantes para: »Definir o planejamento; »Porque dininui os riscos de erro de foco
11
SUCESSO DA EAD Dependerá da neutralização das tensões entre os sub-sistemas: Dependerá da neutralização das tensões entre os sub-sistemas: –Produção – difusão x –Serviços de apoio aos estudantes
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.