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MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Tania Almeida Médica

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Apresentação em tema: "MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Tania Almeida Médica"— Transcrição da apresentação:

1 MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Tania Almeida Médica
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Tania Almeida Médica. Mediadora, Docente e Supervisora em Mediação de Conflitos © TA

2 Por que falar sobre Mediação neste momento?
© TA

3 Século XXI O contexto (países, mercados, disciplinas, contextos)
 Do pensamento linear ao pensamento sistêmico.  Do padrão à coexistência de diferenças  Da imposição à negociação pelo diálogo  Das fronteiras mais nítidas às mais tênues (países, mercados, disciplinas, contextos) Velocidade das mudanças Produtos... Idéias... Soluções... © TA

4 Princípio fundamental: AUTONOMIA DA VONTADE
Mediação Processo não adversarial, confidencial e voluntário, no qual um terceiro imparcial facilita a negociação entre duas ou mais partes e auxilia na construção de um acordo mutuamente satisfatório. Processo orientado a manter com as pessoas nele envolvidas a autoria das decisões. Princípio fundamental: AUTONOMIA DA VONTADE © TA

5 Usualmente passamos da Negociação à Resolução Judicial
Resolução de Conflitos (MASC - MESC -ADR -RAD) NEGOCIAÇÃO X Y MEDIAÇÃO X Y M Usualmente passamos da Negociação à Resolução Judicial CONCILIAÇÃO X Y C ARBITRAGEM A X Y RESOLUÇÃO JUDICIAL J X Y © TA

6 Etapas do Processo de Mediação
 Pré-Mediação - Informação sobre o Processo - Avaliação da Situação e eleição do Mediador  Discurso de Abertura - Negociação e Estabelecimento de Procedimentos - Acordo de Participação e Termo de Independência  Relato das Histórias - Escuta Ativa do Mediador e das Partes - Técnicas de Comunicação  Construção, Ampliação e Negociação de Alternativas - Elaboração da Agenda e das Opções - Técnicas de Negociação  Fechamento do Processo de Mediação - Redação das Conclusões Finais - Encaminhamento Necessário Articulando Necessidade, Possibilidade e Direito © TA

7 Áreas Clássicas de Atuação
 Familiar  Comercial  Organizacional Instituições Empresas  Internacional  Comunitária Meio ambiente Interesses comunitários vários  Político-Social © TA

8 Benefícios da Mediação
 Celeridade  Efetividade de resultados  Preservação da autoria  Atendimento dos interesses mútuos  Redução do custo emocional  Redução do custo financeiro  Sigilo e privacidade © TA

9 Benefícios da Mediação
 Prevenção na formação de conflitos  Prevenção na reincidência de conflitos  Fluidez na comunicação  Melhoria no relacionamento intergrupal  Melhoria no relacionamento interpessoal Co-responsabiliade nas decisões co-construídas. © TA

10 Instrumento de Eleição para as Relações Continuadas no Tempo.
Ambientes Propícios à Mediação  As relações continuadas no tempo  A presença de disponibilidade para rever a própria posição e para trabalhar em prol de atender interesses mútuos  O desejo de manter controle/autoria sobre a decisão  A necessidade de celeridade e/ou sigilo Instrumento de Eleição para as Relações Continuadas no Tempo. © TA

11 Requisitos para a Utilização
 Objeto Negociável  Desejo de negociar  Interesses compatíveis  Não envolver questões de prova Participam da Mediação aqueles (partes ou representantes) que têm poder decisório. © GA

12 Como escolher um Mediador?
© TA

13 Código de Ética dos Mediadores:
O mediador é um terceiro imparcial que, por meio de uma série de procedimentos próprios, auxilia as partes em conflito a identificarem interesses comuns e a construírem, em conjunto, alternativas de solução visando o consenso e/ou a realização do acordo. Código de Ética dos Mediadores: IMPARCIALIDADE - CREDIBILIDADE - COMPETÊNCIA - CONFIDENCIALIDADE Capacitação Específica CONIMA © TA

14 A Mediação de Conflitos na Área da Saúde
© TA

15 Um Diálogo com Múltiplas Partes
 Paciente / Cliente  Família / Acompanhante(s)  Médico(s) / Assistente(s)  Especialista(s)  Técnicos  Entidade médica: administradores, fornecedores, funcionários, prestadores de serviço, terceirizados...  Seguros As questões que envolvem múltiplas partes são complexas e se beneficiam dos processos de diálogo não-adversariais (ganha-ganha). © TA

16 Discursos Estrangeiros
Discurso Técnico Staff Médico Empresa Seguros Pacientes e Família Discurso Emocional Discurso Financeiro Considerar e falar o idioma do outro pode necessitar de um terceiro-facilitador. © TA

17 Essa qualidade de queixa não é resolvida pela litigância.
Particularidade Na grande maioria dos processos judiciais da área da saúde, questões relacionais são citadas e implicadas no conflito. Essa qualidade de queixa não é resolvida pela litigância. © TA

18 O diálogo com o paciente e a família é parte do tratamento e da prestação de serviços.

19 A ambientação auxilia na geração e na manutenção do conflito.
Usualmente focamos nas pessoas em conflito e não na ambientação / contexto do conflito. © TA

20 A Mediação de Conflitos e a Facilitação de Diálogos na Área da Saúde
 Os diferentes cenários de negociação  As múltiplas partes envolvidas e suas necessidades  As particularidades éticas e negociais nesse campo  Os custos e os benefícios da utilização do diálogo ou de outros instrumentos de resolução © TA

21 A Resolução de Conflitos em “Tempo Real” (Just in Time Resolution)
 Os sistemas de gestão de conflitos e seus benefícios para as entidades médicas  As juntas de resolução de desacordos e os projetos de parceria médica - Dispute Review Boards  As cláusulas contratuais de resolução de conflitos  Uma nova cultura para a era das parcerias e das ações cooperativas © TA

22 Mediador De Terceiro Imparcial nas situações de conflito a Facilitador de Diálogos nas questões do cotidiano. © TA

23 Livros e Revistas Processo de Mediação Cristopher Moore - Ed. ArtMed
Renegotiating Health Care: Resolving Conflict to Build Collaboration Leonard J. Marcus & Col. - Ed. Jossey-Bass The Quarterly Magazine of the Association for Conflict Resolution (Spring 2003) © TA

24 Sites Program for Health Care Negociation and Conflict Resolution: Harvard School of Public Health American Health Lawyers Association Association for Conflict Resolution © TA

25 Usualmente passamos da Negociação à Resolução Judicial
Resolução de Conflitos (MASC - MESC -ADR -RAD) NEGOCIAÇÃO X Y MEDIAÇÃO X Y M Usualmente passamos da Negociação à Resolução Judicial CONCILIAÇÃO X Y C ARBITRAGEM A X Y RESOLUÇÃO JUDICIAL J X Y © TA

26 Muito obrigada pela atenção de todos!
© TA


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