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1.º SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO CORPORATIVA ECA/FEA/USP NOVAS CONDUTAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO BELLUZZO, R.C.B. –

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Apresentação em tema: "1.º SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO CORPORATIVA ECA/FEA/USP NOVAS CONDUTAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO BELLUZZO, R.C.B. –"— Transcrição da apresentação:

1 1.º SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO CORPORATIVA ECA/FEA/USP NOVAS CONDUTAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO BELLUZZO, R.C.B. – USC/BAURU FERES, G.G. – UNESP/BAURU DIAS, M.M.K. – UFSCAR – S. CARLOS SÃO PAULO/2003

2 AGENDA AGENDA Cenários da informação hoje Fluxos de sentido e gestão estratégica da informação corporativa Novas condutas em gestão da informação corporativa

3 CENÁRIOS DA INFORMAÇÃO HOJE Conhecimento e Informação são considerados como componentes decisivos das principais atividades produtivas da sociedade. As fronteiras entre as organizações se diluem e a informação passa a ter, cada vez mais, valor inestimável, exigindo sistematização e organização para disponibilidade de uso imediato e à medida da necessidade. A emergência de um novo paradigma, organizado em torno de inovações tecnológicas para a comunicação e a informação, tem possibilitado que a própria informação se torne produto e insumo do processo produtivo. A produtividade e competitividade das organizações dependem de sua capacidade de gerar, processar e aplicar com efetividade a informação, criando-se um novo modelo econômico baseado na na informação e no conhecimento.

4 CENÁRIOS DA INFORMAÇÃO HOJE Em uma economia globalizada, as organizações precisam contar com informações de seus ambientes interno e externo, valendo-se de mecanismos e meios adequados à sua obtenção. Informação Corporativa Sistema de Informação Corporativa Combinação de processos relacionados ao ciclo informacional dos setores científico e produtivo, dependendo de pessoas e da tecnologia, organizados para o alcance de objetivos voltados à inovação e desenvolvimento.

5 FLUXOS DE SENTIDOS E GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA Na ambiência organizacional, a informação passa a ser fundamental, uma vez que é através dos processos de acesso e uso dessa informação que ocorre a articulação estratégica de sentidos, promovendo a revisão de modelos mentais, moldando-se a capacidade de reflexão e ação junto aos mercados de negócios. Logística de Sentido Na era da informação e do conhecimento as pessoas devem possuir alto grau de compreensão no que diz respeito às competências para gerir e usar a informação, produzindo conhecimento aplicável à inovação e desenvolvimento. Information Literacy

6 FLUXOS DE SENTIDOS E GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA QUESTÕES LIGADAS À COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO Atitude crítica de apreciação do valor e poder da informação. Atitude proativa para a procura e atualização das necessidades de informação. Consciência da multiplicidade de fontes e formatos. Capacidade de utilizar diversos sistemas de recuperação da informação para identificar, localizar e obter dados e informações de modo eficiente e eficaz. Entendimento de como usar ou gerir a informação para um determinado propósito, extraindo, organizando, sintetizando e avaliando o que foi recuperado, a fim de produzir conhecimento à tomada de decisão.

7 NOVAS CONDUTAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA COM FOCO NO CLIENTE Os cenários dos mercados de negócios fazem com que novas condutas de gestão sejam utilizadas, deslocando-se da percepção de processos/atividades para o foco da demanda e do comportamento do cliente. A gestão da informação corporativa é o ponto de partida para o planejamento e implantação de atividades operacionais, levantamento de necessidades de informação, obtenção e definição de fontes de informação a serem consultadas. Consideram-se como pontos essenciais para as políticas de gestão da informação corporativa : qualidade, produção com criatividade e a satisfação do cliente. Um sistema de informação corporativa deve oferecer as condições e colocar à disposição respostas pertinentes à solução eficaz de problemas, mediante a oferta de informação quantitativa e qualitativa que contenha alto valor agregado.

8 NOVAS CONDUTAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA COM FOCO NO CLIENTE UMA PROPOSTA DE MODELO INSTITUCIONAL  Formulação de estratégia de ação e sua explicação em documentos oficiais. INTERMEDIÁRIO OU GERENCIAL  Caracterização e pesquisa de mercado-alvo.  Planejamento,desenvolvi- mento e avaliação de processos/atividades do ciclo informacional.  Desenvolvimento de competências;  Análise das reações e percepções dos clientes internos e externos;  Aperfeiçoamento contínuo do ciclo informacional OPERACIONAL  Execução e avaliação dos processos/atividades do ciclo informacional PORTFÓLIO DE PRODUTOS/ SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO COM VALOR AGREGADO ATENDIMENTO CUSTOMIZADO SISTEMA DE INFORMAÇÃO CORPORATIVA Gestão com foco no cliente/ usuário Elementos de interação Relacionamento formal Elementos de manutenção Satisfação de expectativas Laço de realimentação INPUTSOUTPUTS

9 NOVAS CONDUTAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA COM FOCO NO CLIENTE INPUTS INSTITUCIONAL Constitui-se no macroambiente e corresponde à análise e formulação de estratégias voltadas à consecução dos objetivos organizacionais. Compreende as funções ligadas às ações que dizem respeito à definição e implementação de políticas, procedimentos e estratégias de ação e sua explicitação em documentos oficiais, como subsídio à idealização da geração e oferta de produtos/serviços com foco no cliente/usuário.

10 NOVAS CONDUTAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA COM FOCO NO CLIENTE INPUTS INTERMEDIÁRIO OU GERENCIAL Corresponde às atividades do nível gerencial, mediando as fronteiras ambientais e administrando as atividades técnicas que devem ser desempenhadas no que diz respeito à caracterização e pesquisa do mercado-alvo e de suas necessidades. Encarrega-se do gerenciamento de recursos informacionais para criação de conhecimento e satisfação de necessidades (aquisição, armazenamento, processamento, valorização, distribuição e disseminação) e da gestão de pessoas no que diz respeito à sua educação e desenvolvimento de competências para a adoção de condutas à qualidade.

11 NOVAS CONDUTAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA COM FOCO NO CLIENTE INPUTS OPERACIONAL Compreende a execução de ações relacionadas com os problemas de desempenho eficaz, sendo um nível dirigido para as exigências impostas pela natureza das atividades técnicas, tais como: custos, prazos de atendimento, promoção dos produtos/serviços, monitoramento e avaliação de processos/atividades desenvolvidos, sob critérios de qualidade técnica e qualidade

12 NOVAS CONDUTAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA COM FOCO NO CLIENTE OUTPUTS Direcionam-se à satisfação das expectativas e ao relacionamento formal com o cliente mediante o atendimento customizado, acompanhamento da demanda e entrega do produto/serviço. O atendimento customizado caracteriza-se pelo ajuste dos produtos/serviços de informação às necessidades do cliente/usuário do sistema de informação corporativa. Um serviço de informação corporativa, orientado para o cliente, viabiliza um diálogo interativo através de portfólio que atenda às suas necessidades.

13 FINALIZANDO.... ESTAMOS INGRESSANDO NO TERCEIRO PERÍODO DE TRANSFORMAÇÃO DAS ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS: DE MODELOS TRADICIONAIS DE COMANDO E CONTROLE PARA ORGANIZAÇÕES DE ESPECIALISTAS DO CONHECIMENTO... CONSEGUIMOS IDENTIFICAR EXIGÊNCIAS E APONTAR PROBLEMAS; MAS O TRABALHO DE CONSTRUÇÃO AINDA ESTÁ POR SER EXECUTADO... EIS O NOSSO DESAFIO GERENCIAL DO FUTURO... MUITO OBRIGADA.


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