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Organização – conceitos introdutórios

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Apresentação em tema: "Organização – conceitos introdutórios"— Transcrição da apresentação:

1 Organização – conceitos introdutórios

2 Organização A humanidade procurou formar grupos de pessoas com interesses semelhantes para alcançar um ou mais objetivos.

3 O trabalho Unindo esforços e recursos para garantir suas condições de sobrevivência e de condições que permitissem menos esforços e racionalização no uso de recursos, se originou o que chamamos de trabalho.

4 O trabalho bem distribuído entre os membros facilitava a sua realização e o alcance dos seus objetivos. Foi dado o nome de organização à atividade de formar agrupamentos humanos, distribuir o trabalho e os recursos para realizá-lo visando o atendimento das necessidades humanas.

5 As necessidades humanas provocam o trabalho em grupo de forma racional e coordenada pelas organizações que produzem bens e serviços, gerando o desenvolvimento econômico e tecnológico, bem como a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

6 Organização informal A organização informal é decorrente da interação social entre os seus membros. Ela se desenvolve de forma espontânea a partir de interesses comuns entre as pessoas. A organização informal ocorre em todos os níveis na comunidade e também nas empresas, onde passamos a maior parte do tempo.

7 Organização formal A organização formal é aquela que é definida oficialmente. Na empresa pode ser revelada na estrutura organizacional.

8 Organização do ponto de vista administrativo
Unidades sociais (agrupamentos humanos) criadas com o propósito de alcançar objetivos para atender as necessidades humanas. Seu trabalho ocorre de forma contínua. As organizações são compostas por recursos humanos, físicos, materiais e financeiros.

9 Características Divisão de trabalho e do poder de decisão;
Centros de decisão que planejam, coordenam, comandam e controlam as operações e recursos; Autoridade (poder de decidir e de fazer com que as atividades sejam cumpridas) e responsabilidade (obrigações decorrentes da divisão de trabalho); Canais de comunicação onde fluem as informações necessárias ao desempenho das funções; As funções que são atividades inerentes dos órgãos, exercidas em proveito do organismo, ou seja, o esforço disciplinado de cada unidade para realizar suas atividades; Os órgãos como partes de um todo interdependente e interagentes entre si, que trabalham dentro de uma estrutura especializada.

10 Estruturação e Funcionamento
A organização é estruturada de acordo com a missão e objetivos a que se propõe. Para o seu funcionamento são necessárias determinadas competências e tecnologia.

11 Competências Competência é uma capacidade de executar uma tarefa no “mundo real”. Para tanto, é preciso um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes. Saber “o que fazer”, “saber fazer”, “fazer”. Competências básicas e essenciais.

12 Definições preliminares
Dado desprovido de contexto e significado Informação dado dentro de um contexto que lhe confere significado Conhecimento acúmulo da informação que gera familiaridade e compreensão sobre algo Inteligência capacidade de utilizar o conhecimento para atuar, de aplicar com eficácia o conhecimento. 12

13 Tecnologia A tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico. Pode assumir diversas definições de acordo com o contexto. Aplicação de conhecimento para combinar recursos para produzir bens e serviços, bem como melhorar as operações.

14 Pode-se concluir então que ...
Organização sob o enfoque administrativo é a sistematização formal das características apresentadas, de forma racional e lógica, de maneira eficiente e eficaz, alcançando objetivos e resultados sem desperdiçar recursos.

15 Enfoque sistêmico Enfoque - sistemas planejados que procuram manter suas estruturas internas pela imposição de padrões formais de comportamento, estabelecidos em regras e normas que constituem as bases para a integração organizacional (subsistemas) Componentes – parâmetros dos sistemas Implicações – interação ambiente x organização

16 Evolução das organizações
Tradicionais - características autoritárias, hierárquicas, burocráticas, de estrutura vertical e abordagens mecanicistas. Modernas - enfoque sistêmico, orgânico e comportamental. Contemporâneas - estruturas adhocráticas, participativas, cuja ênfase é o cliente e a estratégia de negócios.Visão holística no qual prevalece o respeito pelos stakeholders


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