Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Registro do jogo de TRILHA
Turma de 5 anos
2
ALÉM DOS NÚMEROS, MUITO MAIS SE APRENDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
GRANDEZAS E MEDIDAS As medidas estão presentes em grande parte das atividades cotidianas das crianças. Isso permite que usem informalmente expressões que costumam ouvir. Cabe à escola, propor situações-problema em que a criança possa ampliar, aprofundar e construir novos sentidos para seus conhecimentos.
3
Grandezas e Medidas Prática social das medidas: utilidade dos instrumentos de medição convencional em contextos de uso (visita à Feira, simulação de uma vendinha na sala); Exploração de diferentes procedimentos para comparar grandezas (uso de embalagens, mercado, receitas, etc)
4
Grandezas e Medidas Introdução às noções de medida de comprimento, peso, volume e tempo, pela utilização de unidades convencionais e não convencionais; Uso de dinheiro em situações contextualizadas.
5
Grandezas e Medidas Acompanhamento das medidas de altura e peso das crianças; Horta; Comparação de comprimentos, pesos, capacidade, etc. Ex.: 1. Coloque uma xícara de arroz em um prato da balança e uma xícara de feijão no outro. Qual deles pesa mais? 2. Escolha duas coisas que pareçam ser do mesmo tamanho e pese-as. Elas tem o mesmo peso? Agora escolha duas coisas que parecem ter o mesmo peso, mas sejam de tamanhos diferentes. Pese-as. Elas tem o mesmo tamanho? Qual é mais fácil de adivinhar, o peso ou o tamanho?
6
As situações cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para o trabalho das idéias matemáticas.
Festas, histórias, jogos e brincadeiras permitem a familiarização de elementos espaciais e numéricos em contextos reais e significativos. Construção de diferentes circuitos; Construção de torres, blocos, encaixes; Espaços que contenham objetos com números como: relógios, calculadora, telefone, etc. Acompanhamento do crescimento da criança (altura, peso,número do sapato) músicas Brincadeiras com sequências numéricas (amarelinha)
7
FORMAS Inicialmente as figuras geométricas são reconhecidas por suas formas, por sua aparência física, em sua totalidade, e não por suas partes ou propriedades. Os objetos que povoam o espaço são a fonte principal do trabalho de exploração das formas.
8
FORMAS Observação e construção de formas: compor e decompor figuras;
perceber a simetria como característica de algumas figuras e de outras não; reconhecimento de figuras tridimensionais e bidimensionais e a identificação de suas propriedades; construção de maquetes; reconhecimento e valorização da presença da geometria nos elementos culturais e da natureza.
9
FORMAS Enquanto desenha, explora o ambiente e os materiais, a criança pode aprender noções de forma, proporcionalidade, semelhanças, além de desenvolver senso estético e aprender a OLHAR.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.