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PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INSTITUCIONALIZADOS COMO UM “LUGAR” DE VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA Programa de Formação Docente Universitária: experiência.

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1 PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INSTITUCIONALIZADOS COMO UM “LUGAR” DE VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA Programa de Formação Docente Universitária: experiência da Universidade de São Paulo Profa. Dra. Adriana Katia Corrêa Grupo de Apoio Pedagógico do Campus USP Ribeirão Preto Comissão de Apoio Pedagógico Pró-Reitoria de Graduação USP Maio 2015 – UNICAMP

2 Origens Origens Ações Formativas Ações Formativas Avanços do Programa de Formação de Professores Avanços do Programa de Formação de Professores Retrocessos do Programa de Formação de Professores Retrocessos do Programa de Formação de Professores Tensões e Desafios do Programa de Formação de Professores Tensões e Desafios do Programa de Formação de Professores - Pimenta, S. G; Almeida, M.I. Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores, São Paulo, Cortez, 2011; - Pimenta, S. G; Almeida, M.I. Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores, São Paulo, Cortez, 2011; - Almeida, M.I. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais, São Paulo, Cortez, 2012; - Almeida, M.I. Formação do professor do ensino superior: desafios e políticas institucionais, São Paulo, Cortez, 2012; - Veiga, I.P.A. (coord). Universidade e desenvolvimento profissional docente: propostas em debate, Araraquara, Junqueira & Marin, 2012. - Veiga, I.P.A. (coord). Universidade e desenvolvimento profissional docente: propostas em debate, Araraquara, Junqueira & Marin, 2012. - Corrêa, A.K.; Catirse, A.; Soares, E.G., Silva, G.M.; Souza, M.C.B.; Gonçalves, M.F.C.; Rivas, N.P.P.; Iamamoto, Y. Curso pedagogia universitária: os professores e sua prática pedagógica. Artigo em avaliação na Revista Diálogo Educacional. - Corrêa, A.K.; Catirse, A.; Soares, E.G., Silva, G.M.; Souza, M.C.B.; Gonçalves, M.F.C.; Rivas, N.P.P.; Iamamoto, Y. Curso pedagogia universitária: os professores e sua prática pedagógica. Artigo em avaliação na Revista Diálogo Educacional.

3 ORIGENS: de iniciativa local à constituição de programa de formação institucionalizado 2002 – Idealizada a constituição do Grupo de Apoio Pedagógico do Campus USP Ribeirão Preto pelos Presidentes de Comissão de Graduação das Unidades do Campus - atividades iniciadas em setembro de 2002; 2004 – Institucionalizada formação de Grupos de Apoio Pedagógico na Universidade pela Portaria Interna Pró-G nº4/2004, que dispõe sobre as principais ações de apoio pedagógico ao docente na USP.

4 ORIGENS: de iniciativa local à constituição de programa de formação institucionalizado Política de Valorização do Ensino de Graduação Constituição de grupos de apoio pedagógico é uma das estratégias utilizadas pela Pró-Reitoria de Graduação, nas últimas gestões. – –GAPs – Unidades/ Campus – –GAP CENTRAL – Coordenadores – atuação junto à Pró-G – –Comissão de Apoio Pedagógico – CAP – 2009 – Comissão Assessora

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6 FINALIDADE DA COMISSÃO DE APOIO PEDAGÓGICO A Comissão de Apoio Pedagógico (CAP) tem por finalidade assessorar o Conselho de Graduação (CoG), suas Câmaras e a Pró-Reitoria de Graduação (Pró-G) na elaboração implementação e acompanhamento da política de aperfeiçoamento pedagógico do corpo docente da Universidade de São Paulo, de acordo com as políticas nacionais e institucionais relacionadas ao ensino de graduação.

7 - Em cada GAP – Unidades USP, Campus USP; GAPRP – Período 2002- Maio 2015 Palestras / Evento 26; Oficinas – Temáticas Pedagógicas – 11 (4 em 2012; 4 em 2013 e 3 em 2014) Curso Pedagogia Universitária do Interior – em articulação com CAP – 2008, 2009, 2011 e 2015. AÇÕES FORMATIVAS

8 Capital – Ações da CAP Seminários de Pedagogia Universitária 21. Eventos: 3 Cursos Pedagogia Universitária – de 2007, 2008, 2009 e 2011 – na capital e Ribeirão Preto / 2015 – Ribeirão Preto; Total Universidade 08 Cursos (240 a 260 horas – encontros mensais / quinzenais – Atividades Presenciais e à distância). Cerca de 500 docentes participantes (USP – cerca de 5700 professores) Objetivo: “estimular o desenvolvimento de intervenções no cotidiano, buscando efetivar o papel da pedagogia no ensino superior e compreender, renovar e valorizar o seu lugar nas práticas de coordenação pedagógica e de atuação docente nos contextos institucionais”. Duração de 6 a 10 encontros mensais (6 horas por encontro); 04 encontros quinzenais - três meses por semestre.

9 AÇÕES FORMATIVAS Cursos Pedagogia Universitária PREMISSAS Leitura crítica da realidade, gerando questionamentos dos valores presentes nas políticas e no modo de organizar o trabalho na Universidade, tendo em vista o contexto sócio político brasileiro. A docência não comporta apenas uma dimensão técnica, mas pedagógica e política, tendo em vista o desenvolvimento do compromisso social pelo docente; Formação como processo contínuo que se potencializa na construção coletiva de aprendizagem, na articulação teoria-prática – reflexão a partir da realidade / potencial transformador: reflexão sobre a prática pedagógica reconstruindo-a em diálogo com elementos teórico-conceituais do campo de saber da pedagogia universitária; Fundamentos do programa de formação docente – perspectiva crítica de educação – processo formativo dialógico e reflexivo – superar senso comum e compreender trabalho docente em suas distintas dimensões – considerar universidade e suas finalidades, os interesses presentes; a lógica mercadológica em confronto com a perspectiva de formação humana.

10 AÇÕES FORMATIVAS Cursos Pedagogia Universitária Temáticas: contextualização do Ensino Superior no Brasil, identidade docente, gestão de cursos, currículo e projeto político-pedagógico, processo de ensino-aprendizagem, metodologia e avaliação, planejamento Organização: Responsáveis por ministrar cursos – modelos diversos: convidado externo com participação de docentes do GAPRP e CAP; incentivo de maior participação dos docentes da Faculdade de Educação/Curso de Pedagogia da própria Universidade; curso com participação quase exclusiva dos docentes do GAPRP.

11 Financiamento: Pró-Reitoria de Graduação Participantes: docentes de distintos cursos da universidade, com predomínio das áreas da saúde e exatas, em distintos momentos da carreira universitária – participação espontânea Versão de curso específica para coordenadores e membros de Comissão de Graduação – foco gestão pedagógica.

12 AVANÇOS Problemática da formação docente ganha destaque em diversas instâncias relacionadas ao ensino de graduação; Questões relevantes sobre o ensino universitário são trazidas à tona – expansão do ensino superior, o avanço da lógica de mercado, perfil de alunos, novas demandas do mundo do trabalho, impacto tecnológico... Discussões ampliadas, relacionadas às dimensões político-econômicas e sociais, envolvendo as condições concretas do trabalho docente na universidade.

13 Constituição de grupos de apoio pedagógico com a participação de docentes de diversos campos de conhecimento; Constituição da CAP como grupo assessor – participação na elaboração e acompanhamento das políticas de formação docente; Estrutura para cuidar da formação pedagógica Foco maior na organização de ações pedagógicas de caráter mais contínuo, reflexivo, dialógico e com potencial transformador das práticas pedagógicas – Cursos Pedagogia Universitária;

14 Articulações com outras instâncias relacionadas ao ensino de graduação – interface com gestão pedagógica (trabalho para reconstituir/constituir grupos coordenadores de cursos); Formulação de indicadores para avaliação do trabalho docente - Inserção da participação em programas de formação docente pode ser considerado nos processos de avaliação docente; Disparador/apoio a alguns processos de mudança de currículo em vários cursos e algumas mudanças nos programas de disciplinas – superar “paradigma transmissivo”.

15 RETROCESSOS Dificuldades de manutenção de profissional responsável mais permanente para ministrar cursos; Tendência à organização de ações formativas pontuais – “enquete” junto aos professores - compreensão das práticas formativas restritas à dimensão técnica Limites de ordem financeira Em alguns momentos, nesse contexto, certo “encolhimento” de atuação da CAP.

16 Tensões Universidade pública – lógica de mercado X fins sociais - formação humana (política e emancipadora); Exigências para atuação docente X Condições Concretas do Trabalho docente; Valorização do ensino X Ênfase na pesquisa – produtivismo; Formação docente crítico-reflexiva / ”lógica emancipadora” X instrumentalização/”lógica domesticadora”; Formação docente: projeto individual X projeto coletivo;

17 DESAFIOS Fortalecimento dos GAPs - possibilitar atuação questionadora e ativa da CAP; Lidar com as mudanças de gestão – fortalecimento da política de formação docente; Extrapolar a compreensão das práticas formativas restritas à dimensão técnica (nos diversos grupos); Como aliar a dimensão das tecnologias de ensino nas ações de formação docente que se pretendem críticas, emancipadoras;

18 Como aliar formação docente com participação política promovendo novos olhares e ações relativas ao trabalho docente e à universidade como instituição social; Construir ações agregadoras que fortaleçam a troca de experiências e de ações coletivas no que se refere aos programas de formação docente, o que inclui a produção de conhecimentos a partir das ações formadoras; Intensificar movimentos que de fato transformem a universidade em “lugar” de formação docente -

19 No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Carlos Drummond de Andrade

20 OBRIGADA!


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