A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Relatório de avaliação dos interlocutores DRs e GVEs Vigilância em Saúde e Promoção da saúde” (Oficina realiza em 12/12/2010)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Relatório de avaliação dos interlocutores DRs e GVEs Vigilância em Saúde e Promoção da saúde” (Oficina realiza em 12/12/2010)"— Transcrição da apresentação:

1 “Relatório de avaliação dos interlocutores DRs e GVEs Vigilância em Saúde e Promoção da saúde” (Oficina realiza em 12/12/2010)

2 Nome Alessandra Zampronio Cyla Teodoro Melo Euzebro Lourival Tomé Faria Edvânia Loudes do Carmo Luiz Gomes da Costa Vania Cristina Maciel Angela Maria Mara Aparecida Rosa Maria Azenha Maria do Rosario Melo Dânya Fonseca Marcondes Maria Izabel Gomes Marques Regina Cláudia Gomes Silvia R S Duarte Nilcéia de Souza Salomão Adriana Maria Objetivo: Construir coletivamente relatório de avaliação e planejamento das ações específicas no acompanhamento dos projetos municipais da Política Nacional de Promoção da Saúde, com ênfase na integração das ações de Vigilância em Saúde, Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças e Agravos Não Transmissíveis com a Estratégia de Saúde da Família. Oficina de Avaliação dos interlocutores de Promoção de Saúde Drs e GVE Participantes

3 Oficina de Avaliação dos interlocutores de Promoção de Saúde Drs e GVE 1.Relato de experiência de avaliação e acompanhamento dos projetos municipais: DRS São José do Rio Preto e GVE Jales; DRS Piracicaba; GVE Barretos. integração GVE/DRS/municípios e diferentes áreas DRS que estão envolvidas na promoção de saúde Planejamento a ser seguido Informe/divulgação da avaliação e do acompanhamento dos projetos municipais aos CGRs. Visitas previamente agendadas com caráter educativo e de conhecimento da realidade vivenciada pelos municípios 2. Pontos facilitadores para a avaliação e acompanhamentos dos projetos municipais:

4 Oficina de Avaliação dos interlocutores de Promoção de Saúde Drs e GVE o desenho da RRAS Projetos verticais entre MS e municípios e DRs não tem acesso saber quem é o responsável pelos projetos falta de integração roteiro para avaliação dos projetos interrupção constante nas VC logística de transporte; extensão territorial; horário de funcionamento das atividades dos projetos; acúmulo de outros programas/atividades; desenvolvimento dos projetos municipais (DRS-6) 3. Pontos relevantes que dificultaram na avaliação e acompanhamento dos projetos municipais.

5 Oficina de Avaliação dos interlocutores de Promoção de Saúde Drs e GVE 4. Integração dos DRs e GVEs: Não presença GVE nas discussões da promoção porque prioritariamente o GVE trabalha com casos agudos. Empatia dos integrantes; Integração das equipes com troca de experiências Facilidade de comunicação entre os membros, Apoio das direções (DRs e GVE) no desenvolvimento das atividades; Alta de integração DRS-6 de Araçatuba,.

6 Oficina de Avaliação dos interlocutores de Promoção de Saúde Drs e GVE ProblemaPropostaMetaIndicadorAtividade Logística de transporte Extensão territorial (grande) Horário de desenvolvimento das atividades nos projetos Acúmulo de outros programas atividades Desconhecimento dos projetos municipais (DRS-6) Cronograma de visitas aos municípios com participação do NAOR/DRS Levantar e conhecer o número de projetos existentes Cumprimento do plano elaborado 100% dos projetos Taxa de projetos identificados Nº de projetos identificados/n de projetos cadastrados Elaboração de um plano de avaliação e acompanhamento. 5. Proposta de Planejamento:

7 Oficina de Avaliação dos interlocutores de Promoção de Saúde DRS e GVE ProblemaPropostaMetaIndicadorAtividade Implementação da intersetorialização Inexistência de rede de atendimento as vítimas de violência Integração dos vários setores e secretarias Intrumentalizar as unidades de saúde e núcleo de VE hospitalar nas notificações de A.V.E (acidentes e violências) Implantar as notificações no tocante a quantidade e qualidade A.V. Estabelecer ações conjuntas referente ao atendimento Aumentar as notificações de AV em relação ao ano 2011 Conhecer a situação das internações sensíveis (morbimortalidade) Realizar reuniões técnicas trimestrais com os setores os setores e secretarias envolvidas 5. Proposta de Planejamento:

8 Oficina de Avaliação dos interlocutores de Promoção de Saúde DRS e GVE ProblemaPropostaMetaIndicadorAtividade Falta de valorização da Promoção da Saúde Participação efetiva da VE. Trabalhar o tema da Promoção no Controle Social Investimento da Educação Permanente Integração a nível central das áreas de Promoção Saúde e VE GVE e DRS integradas Pauta/sugerir o tema nas reuniões CGR para discutir junto CMS e o nível central SES, pautar no CES+ COSEMS Problematizar o tema Promoção da Saúde EP/AB Agendas únicas para ambas para áreas evitando o choque de datas N. De reuniões, lista de presença e atas Ata reunião do CES e COSESMS Verificar o PAREPS ou reunião NEP Reuniões em dias diferentes Projetos planejados e monitoramento de forma integrada 5. Proposta de Planejamento:

9 F i m Muito Obrigado “Nada podes ensinar a um homem. Podes somente ajudá-lo a descobrir as coisas dentro de si mesmo”. Galileu Email: dvdcnt@saude.sp.gov.brdvdcnt@saude.sp.gov.br


Carregar ppt "“Relatório de avaliação dos interlocutores DRs e GVEs Vigilância em Saúde e Promoção da saúde” (Oficina realiza em 12/12/2010)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google