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DESENHO DEPARTAMENTAL

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Apresentação em tema: "DESENHO DEPARTAMENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 DESENHO DEPARTAMENTAL
Prof. Marcelo Martelo FUNEPE – Fundação Educacional de Penápolis

2 DESENHO DEPARTAMENTAL
Refere-se à estrutura dos departamentos, ou seja, esquema de diferenciação e integração. Diferenciação: Vertical (hierarquia) e horizontal (departamentos).

3 DESENHO DEPARTAMENTAL
Desenho Organizacional: Visão macro e diz respeito a nível institucional. Desenho Departamental: Nível intermediário e de abordagem limitada.

4 DESENHO DEPARTAMENTAL
Explicar que quando uma empresa é pequena possui poucas pessoas para administrá-la. Mas conforme cresce ela precisa departamentar-se.

5 DESENHO DEPARTAMENTAL
Departamento: Trata-se de uma área, divisão ou segmento sobre o qual o responsável tem autonomia e responsabilidade sobre o desempenho.

6 TIPOS DEPARTAMENTAIS Funcional; Por produtos ou serviço;
Por base territorial; Por Clientela; Por Processo; Por Projeto; Matricial

7 DESENHO DEPARTAMENTAL FUNCIONAL
Dividida por Funções que requerem atividades similares como: RH, Produção, Comercial, MKT. Ênfase na interdependência das funções.

8 DESENHO DEPARTAMENTAL FUNCIONAL
Vantagens: Permite distinguir o poder e prestígio das funções principais e simplifica o treinamento do pessoal; Limitações: Superespecialização; Visão micro (apenas departamental) e não macro; Burocratizada; Pouca flexibilidade em ref. às mudanças ambientais.

9 DESENHO DEPARTAMENTAL FUNCIONAL
Indicado para empresas que estão inseridas em ambientes estáveis. Com poucas linhas de produtos e serviços

10 DESENHO DEPARTAMENTAL POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
Todos os principais deveres e tarefas relacionados com um produto ou serviço são reunidos e atribuídos a um determinado departamento. Usado por empresas de grande porte com um mix diversificado de produtos ou serviços.

11 DESENHO DEPARTAMENTAL POR PRODUTOS OU SERVIÇOS

12 DESENHO DEPARTAMENTAL POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
VANTAGENS: Facilita a avaliação de desempenho; O gestor de cada departamento foca ao máximo o produto ou serviço que é de sua responsabilidade; Maior autonomia.

13 DESENHO DEPARTAMENTAL POR PRODUTOS OU SERVIÇOS
LIMITAÇÕES Aumenta o custo operacional.

14 DESENHO DEPARTAMENTAR POR BASE TERRITORIAL
Organizado com base na localização geográfica. É usada por empresas que cobrem grandes áreas geográficas. Mais utilizada pelas áreas de produção e vendas. Pouco utilizada pela área financeira.

15 DESENHO DEPARTAMENTAR POR BASE TERRITORIAL

16 DESENHO DEPARTAMENTAR POR BASE TERRITORIAL
Vantagens: As diferenças nas condições ambientais torna esta estratégia interessante. Mais fácil a avaliação de desempenho. Desperta nos gestores uma visão mais macro por ser regional e não apenas micro (em um único produto).

17 DESENHO DEPARTAMENTAR POR BASE TERRITORIAL
Limitações: Pode causar aumento de custo em instalações (infra – estrutura) e contratação de pessoas.

18 DESENHO DEPARTAMENTAR POR BASE TERRITORIAL
Aplicações: Mais aplicas na área de: Produção; Comercial; Logística – distribuição.

19 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTELA
É organizada de acordo com o cliente: Sexo, idade, poder aquisitivo financeiro, hábitos de compra. É indicado para empresas que possuem clientes muito diferenciados.

20 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTELA
O agrupamento por clientela ocorre geralmente na área de vendas e crediário.

21 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTELA
Vantagens: Maior foco no cliente buscando atendê-lo melhor. Busca a satisfação da necessidade e desejos dos clientes.

22 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR CLIENTELA
Limitações: A empresa tem que tomar cuidado para que a lucratividade, eficiência e produtividade não sejam sacrificadas em função da satisfação do cliente.

23 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO
Também chamada de agrupamento por processo, por processamento, por fases do processo, por equipamento. Aplicada ao nível operacional. A diferenciação se faz pela sequência do processo produtivo ou operacional.

24 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO

25 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO
Vantagens: Organizar a linha de produção ou serviços. Facilita a avaliação de cada etapa.

26 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO
Limitações: Falta de flexibilidade em caso de mudanças ou adaptações.

27 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETO
Diferenciação de acordo com as saídas (outputs) – empresas que possuem vários projetos. Empresas de construção civil, estaleiros navais. Cada produto é tratado como um projeto.

28 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETO

29 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETO

30 DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETO
Vantagens: Orientada para resultados concretos. Desvantagem: Imprevisibilidade quanto à permanência das pessoas. Angústia.

31 ESTRUTURA MATRICIAL Chamada de Matriz ou Estrutura em grade.
Para organizações onde a complexidade constitui o maior desafio.

32 ESTRUTURA MATRICIAL Trata-se de uma estrutura mista, em forma de dupla entrada: a organização funcional é verticalizada e a organização por produto ou projeto horizontalizada, ambas se superpondo

33 ESTRUTURA MATRICIAL

34 ESTRUTURA MATRICIAL Objetivo Principal:
O gerente de Projeto ou Produto coordena os esforços do pessoal. Seu papel é de integração e coordenação das tarefas. Os departamentos funcionais prestam informações, consultoria e recursos.


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