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Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.

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1 Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico e verbal linguístico), surgindo, inclusive, possibilidade desta ser medida por testes de aptidão e testes de QI. Entretanto, alguns estudos, entre eles o de Horward Gardner (1995), criador da teoria das Inteligências Múltiplas, apontam a inteligência como a capacidade de resolver problemas existentes em um meio social ou uma comunidade, logo, ela é ampla e depende da forma que é utilizada. Nesse contexto, partindo do pressuposto de que quase todas as crianças gostam de música, investimos nesta perspectiva buscando modos de contribuir para com os alunos envolvidos, buscando estratégias com foco no processo de escolarização. A partir das intervenções realizadas, percebemos a facilidade dos educandos ao trabalhar com atividades lúdicas e que abrangem a música. Os educandos conseguiram participar da maioria das atividades, dentre elas interpretação de músicas, sendo uma delas instrumental, inclusive, desenhando o que sentiam ao ouvir a música. Ainda como envolvimentos positivos, podemos destacar a realização a atividade denominada; “o cantinho da música”, em que e foi utilizada no decorrer do período do programa. Nesse contexto, observamos que os alunos tiveram oportunidade de exercitar a atenção, quando atentavam para ouvir alguns sons como também conheceram outras formas de aprendizagem tendo a música como processo de mediação. XIV JORNADA DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO ATIVIDADES LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA PARA DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA MUSICAL Andréia Ferro Marques¹ - UFRPE- UAG Viviane Nunes Sarmento² -UFRPE- UAG Estimular a música na sala de aula não significa que na escola deve existir uma disciplina chamada “música”, mas sim que, a música pode ser relacionada com as outras áreas do conhecimento. A música não contempla unicamente a arte, mas também o português, ciências, geografia e todas as disciplinas, conforme for trabalhada. Além disso, o trabalho efetivo com esta estimula a socialização, bem como participação do alunado. Acreditamos que o presente estudo contribuiu de forma positiva para a aprendizagem dos educandos e que através de nossas atividades, baseadas no estímulo socialização, o ouvir, a sintonização dos diferentes sons, participações e resultados positivos foram colhidos. ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências / Celso Antunes. 18 ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. HOWARD, Gardner. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. São Paulo: Artmed, 1995. Objetivo Geral: estimular a Inteligência Musical, através da aplicação de atividades lúdicas como instrumento de apoio. Objetivos Específicos: planejar atividades com base na teoria das Inteligências Múltiplas, focando a inteligência musical, tendo por finalidade executá-las e avaliá- las, posteriormente, com base numa didática sonora; verificar os possíveis resultados favoráveis da forma centrada no indivíduo com base na estratégia de utilização da teoria da inteligência musical. Local da pesquisa: Escola da rede municipal de ensino de Garanhuns. Turma: 4° ano do ensino fundamental. A turma é composta por cerca de 25 alunos, com faixa etária de 9 a 11 anos. Coleta de dados: levantamento de como se encontrava o processo de escolarização dos alunos; Questionários; Observação do planejamento da professora participante e dos conteúdos a serem trabalhados com os educandos; observações com registro em diário de campo das atividades em sala de aula, focando nos objetivos e estratégias pedagógicas utilizadas para alcançar o ensino aprendizagem dos conteúdos perspectivados;


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