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Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.

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Apresentação em tema: "Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014

2 Marketing Digital Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2 Fonte: Vídeo Conrado Adolfo - http://www.youtube.com/watch?v=QnN71eWibX8

3 Com a chegada da Internet inúmeras possibilidades de comunicação foram abertas e a sua utilização em planejamento de comunicação passou a ser chamada de Marketing Digital. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

4 O Marketing Digital veio se somar ao Marketing Tradicional, uma vez que, na verdade, o Marketing continua sendo uma coisa só. O que temos, dentro do planejamento de marketing, é o Processo de Comunicação utilizando: Mídias tradicionais; Mídias Alternativas e Mídias Digitais Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

5 A Comunicação Integrada de Marketing vai definir o melhor “mix” de mídias para cada caso, produto, serviço e público alvo. O objetivo é obter o melhor resultado para verba disponível. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

6 Assim, ações de Comunicação Integrada de Marketing deve utilizar-se de todas as possibiidades. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

7 Assim, ações de Comunicação Integrada de Marketing deve utilizar-se de todas as possibilidades. Conceito dos 8 Ps desenvolvido por Conrado Adolfo. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

8 Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

9 1.P – Pesquisa Hoje as pessoas pensam e na medida em que elas pensam, elas publicam, isso porque a Internet abriu essa possibilidade. A Internet deu voz às pessoas. Então o primeiro passo é pesquisar o que as pessoas estão falando. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

10 1.P – Pesquisa Hoje as pessoas pensam e na medida em que elas pensam, elas publicam, isso porque a Internet abriu essa possibilidade. A Internet deu voz às pessoas. Então o primeiro passo é pesquisar o que as pessoas estão falando. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

11 1.P – Pesquisa Por intermédio do Google Trends consegue-se saber quais são os itens mais pesquisados e ainda, increver temas de interesse para receber informações sobre pesquisas realizadas. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

12 1.P – Pesquisa Além disso, as mídias sociais são uma excelente fonte de pesquisa sobre o que as pessoas estão pensando, pois é ali que elas colocam suas opiniões espontaneamente. Assim, o primeiro passo é saber o que o mercado está pesquisando para identificar oportunidades. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

13 1.P – Pesquisa Além da pesquisa sobre o que os consumidores estão falando, deve-se pesquisar também os concorrentes. Saber o que os concorrentes estão oferecendo possibilita a criação de diferenciais competitivos que poderão levar os consumidores a preferir a sua oferta. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

14 1.P – Pesquisa Para pesquisar os concorrentes utiliza-se também as mídias sociais. Linkedin oferece informações sobre as empresas. Fan Pages (Facebook) Paravras chave do Google Sites de comparação de Preços Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

15 1.P – Pesquisa Com essas informações será definida a Proposta de Valor que será oferecida ao mercado. Proposta de Valor não se refere à preço. Diz respeito ao conjunto de benefícios oferecidos. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

16 1.P – Pesquisa A pesquisa irá incluir também o ambiente interno da empresa. Análise SWOT:. Quais são os Pontos Fortes?. Quais são os Pontos Fracos. Quais são os diferenciais efetivos que a empresa possui? Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

17 2. P – Planejamento Todo material obtido no P de Pesquisa é composto por dados. Esses dados vão passar por um processo de triagem e aqueles que realmente interessam ao negócio passarão a ser informação. Os demais são descartados. As informações obtidas serão processadas e avaliadas e se transformarão em conhecimento. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

18 2. P – Planejamento Esse conhecimento é que irá gerar os diferenciais competitivos qye colocarão a empresa na dianteira dos concorrentes. MARKETING = INFORMAÇÃO + INTELIGÊNCIA Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

19 2. P – Planejamento Os dados obtidos no 1o P, selecionadas e transformados em conhecimento, possibilitarão a elaboração planejamento daquilo que será realizado. Planejamento e conhecimento andam de mãos dadas. Dados que não são transformados em conhecimento não servem para nada. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

20 2. P – Planejamento O Planejamento também irá definir o 3o P que é aquilo que precisará ser produzido para a realização do que foi planejado. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

21 3. P – Produção Sem planejamento e com as inúmeras possibilidades que a Internet oferece, corre-se o risco de se produzir peças, de forma aleatória, que não terão efetividade e representarão custos. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

22 3. P – Produção Sem planejamento e com as inúmeras possibilidades que a Internet oferece, corre-se o risco de se produzir peças, de forma aleatória, que não terão efetividade e representarão custos. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

23 4. P – Publicação. O 3o P – Produção apoiará, será a sustentação do 4o P. O 4º P refere-se à publicação de conteúdo. O primeiro passo é dispor de um CMS – Contents Mannegement System – uma plataforma, uma base. Sistema de Gereciamento de Conteúdo Por exemplo o Wordpress.com, Slide Share, Youtube, Wixteam e outros. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

24 4. P – Publicação. Com o 4o P você acaba de montar a base para o desenvolvimento da estratégia estabelecida. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

25 5. P – Promoção. A partir do momento que se resolve esntrar na Internet, deve-se estar consciente que se está acessível ao mundo. Para que essa possibilidade se concretize é preciso fazer a promoção do conteúdo que está sendo disponibilizado. Então, o quinto P – Promoção é a empresa falando para o mundo o que ela está disponibilizando de conteúdo. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

26 6. P – Propagação. O quinto P vem ser a base para o sexto P – Propagação. Enquanto a promoção é a empresa falando para o mundo, a Propagação é o mundo dando repercussão para aquilo que a empresa falou. É o compartilhar do Facebook. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

27 6. P – Propagação. Quando a propagação se dá de forma acelerada e significativa ocorre o que se convencionou chamar de propagação viral. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

28 6. P – Propagação. Quando a propagação se dá de forma acelerada e significativa ocorre o que se convencionou chamar de propagação viral. Deve-se entender que as pessoas propagam informação útil, relevante, divertida. Uma pesquisa nas mídias sociais pode direcionar qual o tipo de conteúdo é mais compartilhado. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

29 7. P - Personalização Deve-se ter muito claro que ainda que o ambiente seja digital, virtual está-se falando com pessoas. Deve-se definir claramente quais são os públicos alvo que possuem interação com a proposta de valor. Cada um desses públicos espera benefícios diferentes e deve- se oferecer tais benefícios individualmente. Pode-se, nesse caso, utilizar o email mkt. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

30 7. P - Personalização Quanto maior for o número de interações, a troca de informações empresa x cliente, cliente x cliente e empresa x empresa, maior o detalhamento das expectativas dos segmentos e maior a possibilidade de oferecer benefícios esperados. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

31 8. P - Precisão Após a efetivação dos 7 Ps iniciais faz-se necessária a mensuração dos resultados. As ações digitais devem ser mensuradas permanentemente e, para isso, existem diversas ferramentas. A mais comum, mais simples e gratuita é o Google Analytics que permite saber todas as interações entre empresa e internautas. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

32 8. P - Precisão Vão ser medidos os Ps que têm interface com o ambiente externo, com o público alvo, com o cliente. São os Ps 5, 6 e 7 que são interativos. As correções necessárias serão feitas nos Ps 1, 2,3 e 4 que são Ps básicos. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

33 Novo Ciclo Todos esses dados, essas interações, esses contatos que foram estabelecidos pelo primeiro ciclo de 8 Ps, ao término do primeiro giro, tornam-se dados iniciais para o 1o P do segundo ciclo. Ou seja, serão dados que serão triados e transformados em conhecimento e............de forma permanente e constante. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

34 Seminário 2o Bimestre Seria interessante que vivenciássemos isso na prática. Em duplas vamos criar páginas no wordpress.com. Cada dupla escolherá um tema e com base nesse tema executará os 8 Ps e transportará para o Blog criado. Nossa disciplina trata de planejamento de mídia e, portanto, podem surgir dúvidas técnicas que não possamos resolver sozinhos. Vamos buscar ajuda em outras disciplinas. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

35 Prazo O prazo normal para execução dos 8 Ps em empresas pequenas e médias é entre 8 e 16 semanas. Claro que iremos acelerar esse processo e teremos 3 semanas para realizar essa tarefa. Nesse período as aulas serão dedicadas à realização do projeto, sabendo-se que só as aulas não serão suficientes. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2

36 Prazo No dia 26/11 os Blogs deverão estar prontos e no ar. Esse trabalho valerá 5 pontos e a prova valerá 5 pontos. A prova será no dia 19/11. Estratégias de Comunicação e Plano de Mídia Carlos Freire 2014.2


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